|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 12:46 pm Assunto: Siriguela (Spondias purpurea) |
|
|
Amigos,
hoje pela parte da manhã, pelas visitas que faço nas sementeiras da vida, na tentativa de buscar algum exemplar para a condução da nobre arte, decidi adquirir esta muda de Siriguela, seriguela, ciriguela ou ciruela (Spondias purpurea).
No entanto, pelas buscas que fiz aqui no fórum, notei que o pessoal não possui muitos exemplares desse, ou se têm, não encontrei. Enfim, no meio dos tópicos pude notar algumas coisas interessantes, como o tamanho da planta, que deve ter em média 50 a 80cm por conta de seus frutos se darem por meio de cachos. Que a aramação nessa espécie é um pouco complexa pois os galhos são tão quebradiços, sendo considerado pior que o Ficus boni.
Gostaria de saber a respeito de desfolha como devo proceder?
Substrato, vi que pode ser: caco de tijolo, pedrisco, carvão e terra granulada... mas por ser frutífera, não seria interessante ter algum composto orgânico?
E a principal pergunta
O que eu posso fazer com essa muda?
Como podem ver o tronco tem em média 04 cm de espessura. E somente alguns galhos na parte superior, acredito que preciso dar uma poda 'semi-drástica', deixando apenas uns 5 cm de tamanho para cada galho, dando a oportunidade de surgirem novos brotos mais baixo do tronco, o que acham?
E se não for pedir demais, uma projeçãozinha XD
agradeço a todos!
abraços
IMAGENS:
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 6:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Considerando o tipo da folhagem, o mais importante no cultivo dessa espécie é buscar um formato que tenha um tamanho (altura) maior, para que não fique esteticamente falando, contrastante. Bonsai com alturas na faixa entre os 80cm a 1 metro é o ideal, principalmente se o tronco for um pouco mais grosso que esse de sua planta. A tendencia, geralmente, é que com o crescimento, isto é, o cultivo constante, o tronco venha a engrossar bem mais, alcançando uma grossura razoável em pouco tempo.
O cuidado então será na formatação dos galhos, via aramação, visando manter as brotações o mais proximas possível do tronco, para aumentar a area de densificação. Dessa maneira, não ficará uma planta com um tronco grosso e com brotações apenas nas extremidades dos galhos. No caso da sua planta, creio que o ideal seria cortar todos os galhos exceto dois: um seria preservado na altura do corte do tronco, formando ali o primeiro galho. O outro, seria usado como apice, puxando o crescimento da planta ao mesmo tempo que se iria formatar nele a estrutura aerea do bonsai. Nesse caso, o tronco seria replantado, buscando uma posição ligeiramente inclinada para a esquerda, ficando algo parecido com isto: <
Abaixo, alguns exemplares para voce comparar. Repare que na maioria não se cuidou da formação correta do tronco, resultando num pseudo bonsai, isto é, um bonsai de prateleira, sem apuro técnico e sem qualidade apresentavel:
Repare que nesses trabalhos há uma preocupação muito grande em obter a frutificação, como se isso fosse o mais importante, deixando-se de lado a formação estrutural adequada (tronco, nebari e galhos). No caso abaixo, veja que houve preocupação do cultivador,, nesse sentido. Trata-se de um mini bonsai cultivado pelo bonsaista carioca Claudio Ratto:
Há os frutos, mas há um ótimo tronco, com boa conicidade (base larga que se afunila para o apice), galhos curtos e bem estruturados, com brotação próxima do tronco. Aqui sim temos um bonsai de qualidade técnica superior, e nem é preciso muito trabalho para se conseguir um assim, mas é preciso cuidar, desde logo, em fazer tudo certo, para se conseguir um resultado melhor. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 11:57 pm Assunto: |
|
|
Nick,
primeiramente agradeço a sua contribuição.
Me perdoe, mas não entendi direito o que você quis dizer com:
"No caso da sua planta, creio que o ideal seria cortar todos os galhos exceto dois: um seria preservado na altura do corte do tronco, formando ali o primeiro galho.
Seria o amarelo abaixo do galho em vermelho?
"O outro, seria usado como apice, puxando o crescimento da planta ao mesmo tempo que se iria formatar nele a estrutura aerea do bonsai."
Seria o que está em azul?
Se for estes galhos, no caso eu teria que aramar o azul para a esquerda (baseando-se na foto acima) para poder fazer o efeito de > após o replantio, não é?
Se for pedir demais, poderia fazer uma indicação numa foto?
Estes bonsais de prateleiras, que você citou eu havia visto na minha pesquisa, que foi quando notei a escassez dessa espécie no cultivo do bonsai. Como também encontrei o que é considerado com qualidade superior.
Primeiramente para essa minha muda, eu havia pensado em fazer um Hokidashi. Mas no caso você me indica um Moyogi, certo? Não haveria condições de fazer um Hokidashi?
Questiono isto, mas confesso que sinto a falta de ter um repertório visual de uma árvore adulta. Teho uma recordação de uma que tinha na casa de um amigo, que os troncos eram bem baixos, que davam até para sentar sobre eles e comer seus frutos
No mais, obrigado pela ajuda!
abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 11, 2012 10:39 am Assunto: bonsai |
|
|
Minha sugestão é um pouco mais radical: é preciso cortar dois dos principais galhos, para se adequar ao que eu mostro no desenho esquemático (péssimo, reconheço) à direita, com o tronco reposicinado corretamente:
No caso, os cortes nos galhos visam a formatá-los corretamente, permitindo que emitam brotações que possam favorecer a densificação próxima do tronco. Após aramar, faça movimentos leves lateralmente no galho da esquerda e tambem no galho apical, para forçar uma sinuosidade que se adeque ao tronco, vez que com ele inclinado, há agora um ligeiro movimento inicial.
Minha projeção é no sentido de construir um bonsai no estilo MOYOGI, por ser esse ponto inicial mais favorável a isso. O estilo HOKIDASHI pede um tronco reto, é verdade, mas é preciso que haja pelo menos seis ou oito brotações no topo do caule, para formar algo pelo menos razoável dentro do estilo. Com as brotações existentes, lamento dizer, ficaria apenas um "arremedo" do estilo, resultando num trabalho medíocre, sem qualidade técnica nenhuma. E isso, certamente, não é o que voce iria querer para a sua planta, num futuro próximo, tenho certeza.
Os cortes nos galhos são necessários tambem para forçar conicidade neles, o que irá redundar em um projeto com harmonia entre os galhos e o tronco. Para o futuro, com o crescimento do galho apical, e o uso de suas ramificações para formar a estrutura principal da planta, bastará baixar alguns galhos então, para criar a harmonia visual necessária ao estilo, destacando-se galho de fundo, laterais e frente. A copa, então, poderá ser baixada, formando-se o ápice a partir de uns quatro ou cinco galhos apicais, devidamente aramados e conduzidos para baixo, para formar uma copa ligeiramente arredondada. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 11, 2012 11:25 am Assunto: |
|
|
Olá Nick,
suas elucidações são muito pertinentes. Agradeço pela atenção.
Realmente não tinha o conhecimento de que para se conduzir um HOKIDASHI precisaria de 06 a 08 galhos no topo do caule. Com certeza gostaria de ter algum material que trouxesse uma qualidade técnica! :]
Agora eu entendi direito o que você quis passar. Espero conseguir atender às suas opiniões!
Quanto aos novos brotos que surgirão abaixo dos dois galhos que irão ficar por ora, devo retirá-los ou deixá-los? Eles poderiam ajudar a descer mais a copa, se aproximando do NEBARI, permitindo um bom TACHIAGARI?
Mais uma vez obrigado!
Em breves postarei as fotos com a planta replantada, o problema é que ainda estou produzindo o substrato (cacos de telha)! hehehehehe
Abraços |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 11, 2012 12:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
Toda e qualquer brotação que não seja nos galhos que sugeri manter, devem ser imediatamente cortados rente, para evitar dissipação da energia. Ao preservar essas novas brotações, irá faltar nutrientes para os galhos se desenvolverem de acordo com o que especifiquei, e o resultado, novamente, será pífio. Não há que se manter galhos baixos para engrossar o tachiagari. Isso irá, naturalmente, ocorrer à medida em que os galhos mantidos se desenvolverem.
Detalhe: só faça o replantio, na posição que sugeri, no inverno, não agora. Os cortes nos galhos e sua aramação, por outro lado, podem ser feitos agora sem nenhum problema. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 11, 2012 11:23 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal e nicky
Como nicky indicou, estou enviando as fotos para ver como ficou a planta.
Nicky, você me ajudou bastante, mas se esqueceu de me dizer que os galhos dessa espécie não aguentam ser retorcidos hehehehehehehe
Nas primeiras tentativas de retorcer com o arame, os galhos começaram a estalar, e noutro momento eu quebrei o que seria o primeiro galho o.O
Mas ele não soltou por completo, então eu voltei ele para o tronco e amarrei com um barbante, prendendo ali para a seiva continuar fluindo e ele cicatrizar. Espero que funcione!!
Por causa disto, não pude dar um movimento sinuoso tanto no primeiro galho, quanto no que está localizado como o ápice. Acredito que os movimentos se dêem através de escolha de galhos que virão futuramente e podas adequadas... Mas penso que devo deixar ela crescer bastante para uma próxima intervenção, certo?
No mais é isto... ao longo do tempo irei postando fotos de como se encontra a planta.
Abraços
FRENTE
POSTERIOR
SUPERIOR
 |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 9:37 am Assunto: |
|
|
QUERO VER ONDE ISSO VAI DAR!!!
Sempre tive vontade de cultivar seringuela.... |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 10:25 am Assunto: |
|
|
Nossa, sou louco com ciriguéla, acompanhando... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 3:01 pm Assunto: |
|
|
Edicarlos Roberto escreveu: | QUERO VER ONDE ISSO VAI DAR!!!
Sempre tive vontade de cultivar seringuela.... |
Rapaz, espero que dê um belo exemplar!!!!
Esperar crescer agora e se desenvolver até atingir a altura necessária...
Guilherme Luz escreveu: | Nossa, sou louco com ciriguéla, acompanhando... |
Eu também... e ainda mais ter um exemplar desses... vai ser uma satisfação grande
Mas encorajo aos amigos a tentarem também!
Abraços a todos |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 4:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Aguiar, realmente a melhor época para aramar os galhos em correr o risco de perde-los é na primavera, e não agora, quando o fluxo de seiva é mais intenso. No inverno, com sua redução (seiva) ocorre dos galhos ficarem ainda mais quebradiços, então só resta mesmo a estação primaveril, no meio dela, aliás.
Embora vc não vá replantá-la agora na posição correta, pode colocar o recipiente dentro de outro, para que a planta adote essa posição e se fortaleça nela, desenvolvendo-se assim. O outro recipiente poderá servir como apoio, e pode incluso preencher com areia, para firmar melhor. Na rega, deverá ser irrigado tambem, mas não adubado, para não forçar um sistema radicular paralelo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 7:06 pm Assunto: |
|
|
Beleza Nicky
Eu tenho um 'negócio' que eu fiz aqui com uns paletes, desses para transportar cerâmicas, porcelanatos, produtos de supermercados, etc.. É como uma prateleira. Daí no espaço entre duas taliscas, eu coloco a planta inclinada, já na posição desejada. :]
Estou notando que o galho que quebrou e eu tentei 'colá-lo', está secando a ponto dos arames estarem soltos. Acredito que vou perdê-lo. Mas de qualquer forma, é bem provável que cresça algum outro nesse meio tempo, então irei conduzi-lo para ser o primeiro galho... assim espero
abçs |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Seg Mar 12, 2012 8:02 pm Assunto: |
|
|
Vou tentar mesmo, fiquei sabendo que ela pega muito bem por estaquia...
Vou tentar com uma bem calibrosa... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

Registrado: 09/07/11 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 2:30 pm Assunto: |
|
|
Doido!! Vou acompanhar. |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 12:11 am Assunto: |
|
|
Acompanhado!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|