FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Buergerianum
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Capasciuti



Registrado: 02/10/08
Mensagens: 68
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 1:02 am    Assunto: Acer Buergerianum Responder com citação

Fala Pessoal!!!!

Estou aqui começando minha aventura no mundo dos Maples!!!

Adquiri este exemplar e pra variar, devido a alguns defeitos, vamos recomeçar a brincadeira!!! E olha, isso foi encorajado por colega aqui do forum, né não, Ricardo?! Laughing Não disse incentivado e sim encorajado, rsrsrsrs. Valeu Ricardo!!!!

A "copa", ja dei uma podada melhor que a foto, tentando equilibrar o calibre dos galhos, mas amanha ou depois vou pasar a serra no corte antigo e começar um novo apice... será, será?! Confused Confused

Agora é esperar pra ver!!! E vamo que vamo!!!

Mandem ver nas criticas!!!!! Sempre adorei Acer, e tomara que esse fique "daquele jeito"!!!

Vou postando aqui a evolução. Se é que vai evoluir Confused Laughing

Abração a todos!!!

Era assim antes de ontem:


Ficou assim desde ontem: Medo, kkkkk Confused Shocked Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá Capasciuti, bem executado o trabalho.
Falando em novo ápice, como sugestão, o que você acha de aproveitar e reduzir a altura da planta?
Acabaria com aquela profusão de galhos no ápice atual.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Capasciuti



Registrado: 02/10/08
Mensagens: 68
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 12:17 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Ricardo!!! Obrigado pelas dicas!!

Sim, estou pensando nisso mesmo, mas o problema é que não tenho galho para seguir se reduzir a planta. Pelo menos galho de frente. Fico com medo de usar galho lateral para isso devido a cicatriz.... talvez esperar uma nova brotação para ver se suge um galho para isso seria uma alternativa. Realmente está me incomodando aquela bagunça de galho lá em cima, Laughing já até cortei alguns mais grassos para tentar equilibrar o calibre do restante dos galhos...

Vc que tem mais experiencia, será que fica complicado usar galho lateral? Ou vê alguma outra forma de proceder?

Grande Abraço!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/10/11
Idade: 49
Mensagens: 1163
Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

ESSA É UMA BOA ÉPOCA PARA FAZER TAIS INTERVENÇÕES?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando...
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Capasciuti



Registrado: 02/10/08
Mensagens: 68
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Ricardo LC!!

Para esta especie parece que sim. Digo "para esta especie", pois foco nas espécies que tenho, ou que vou começar a trabalhar, se não vira uma bagunça na minha cabeça, heheeh

Andei lendo sobre esta espécie de Acer e pude verificar que podemos sim fazer esse tipo de intervenção no final do verão/inicio do outono com certos cuidados.

Como li isso em sites internacionais, verifiquei e tirei algumas duvidas com o Ricardo Paiva que fez algo semelhante com a mesma espécie e obteve sucesso, confirmando a teoria estudada.

Daí.... cheguei a tesoura no bichinho, Shocked Very Happy

Abraços!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

A legal, fez a coisa certa, vai recuperar muito bem!! vá dando forma nos galhos desde o início pois depois que engrossam eles quebram muito fácil na hora de entortar, e são difíceis de moldar. Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Capasciuti



Registrado: 02/10/08
Mensagens: 68
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Uma projeção bem ruinzinha tentando mostrar o proposto pelo Ricardo Paiva de novo apice e baixar a planta.

Somente poderei utilizar galho lateral...

E ai? Será? Será? Lembrando que o galho é lateral... e tb restarão poucos galhos ao longo da arvore...

Será que fica legal? Se fizer agora, será que ela aguenta? Será, será? Confused

Ricardo, a quantos centimetros ou milimetros eu cortaria acima do primeiro galho que seguirá como novo apice, para evitar que a secagem da madeira atinja ele e acabe secando tb?

Abração!!!

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Capasciuti



Registrado: 02/10/08
Mensagens: 68
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que assim melhora o movimento do tronco... o que acham?

Abraços!!

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 16/06/11
Mensagens: 484
Localização: Barreiras - Ba

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 10:02 pm    Assunto: Re: Acer Buergerianum Responder com citação

Cara bom esse seu acer preciso aprender sobre a espécie não sei nada e sou apaixonado queria aproveitar para perguntar àqueles que conhecem, se eu teria sucesso áqui no oeste da Bahia pois o clima chega quente até 45° com umidade muito baixa.
Aproveitando pergunto se vc comprou esse no site do idealbonsai, me desculpe se estou sendo invasivo mas é que se sim gostaria de informações (qualificações) da operação a planta veio acontento etc...
_________________
Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Capasciuti



Registrado: 02/10/08
Mensagens: 68
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Otoniel!! Muito Obrigado!!

Sobre Acer em Local muito quente e seco, pelo que tenho estudado, torna a coisa um pouco complicada... mas como estou aprendendo sobre ele ainda, não posso afirmar. Então deixo para os mais experientes responderem.

Sobre o invasivo... que nada, pelo menos comigo não tem dessas coisas, rsrsrs pode ficar tranquilo!! Wink

Sim, foi na ideal. Nota 300 pra eles!!! A planta chegou sem sequer um galho quebrado. Muito bem embalada, protegida, etc. E isso que pedi pelo frete mais barato o que leva em torno de 6 dias para chegar. Fora a atenção no atendimento.

Bom, somente gostaria de deixar claro que não tenho qualquer tipo de relação com eles a não ser o de cliente. Apenas estou colacando minha opinião sobre a loja. E já foi a segunda compra lá. Por sorte ou não, 300%.

Voltando ao assunto, vou passar a serra no bicho de acordo com a segunda projeção e depois coloco por aqui. Confused Very Happy

Abraço!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 16/06/11
Mensagens: 484
Localização: Barreiras - Ba

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 7:31 am    Assunto: Responder com citação

Valeu meu brother!!!
Eu já fiz algumas compras com eles e foi tudo bem mas eu comprei vasos etc. è tudo muito bem embalado!!
_________________
Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Capasciuti, pra que tanta pressa. Segura essa ansiedade.
Eu falei que fiz os procedimentos em maio pois o Carlos Tramujas usou minha planta em uma de suas demonstrações no evento que tinha por aqui.
A planta rebrotou? Sim, mas fraca porque o período não era o apropriado.
Tudo que você fizer agora não fará muita diferença para a planta pois ela entrará em dormência (cicatrizes não fecharão mais rapidamente e nem a brotação aparecerá forte).
Por que você não espera o final do inverno, vais ficar impressionado como ela volta com força.

Bem, sobre o projeto, a sua 2ª projeção me agrada mais.
Quanto ao galho ser de frente, você terá novas brotações no local da poda e poderá substituir o galho que formará o ápice.

Sobre a Ideal Bonsai. Não tenho nenhum vínculo comercial com eles mas sou amigo pessoal do Jaime e do Cristiano e posso garantir que eles são mega profissionais e corretos.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Capasciuti



Registrado: 02/10/08
Mensagens: 68
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Ricardo!!!

Então... sei que vc fez com a ajuda do Mestre, mas por aqui, paciencia é uma virtude que preciso trabalhar muito ainda, rsrsrs mas eu chego lá! Enquanto isso a serra já estalou lá em casa ontem a noite... Rolling Eyes mais a noite posto fotos.

Mas falando serio agora, rsrsrsr Very Happy Não foi muito por ansiedade e sim por efeitos negativos que poderiam ocorrer se o procedimento não fosse feito agora e simno final do inverno/inicio da primavera. (resultados ruins como mau cicatrização das feridas e possivel apodrecimento do corte no tronco e uma eterna cicatriz). Confirmei que a planta pode suportar tais intervenções vendo seu exemplo. Independentemente por quem foi feito, a planta sobreviveu e está linda... talvez não ocorra o mesmo com a minha, mas aí, fazer o que?!

Veja o trecho abaixo de um dos sites pesquisado, principalmente o segundo paragrafo:

site: http://www.bonsai4me.com/SpeciesGuide/AcerPalmatumAdvancedGuide.htm

Obs.: O autor cita Acer Palmatum mas faz uma consideração que as mesmas tecnicas podem ser aplicadas para outras variedades da espécie incluindo o Tridente.

Obs. 2: Também não levei em consideração a diferença de clima (o que me preocupa)


"Branch Pruning

Acer palmatum bleed heavily if pruned in early Spring. This can be stemmed to a degree if the tree is rootpruned beforehand. I find it preferable to carry out general maintenance pruning and thinning of the branch structure in Autumn after leaf fall.
For the removal of large branches or trunk chops that will cause large wounds, mid to late summer is the best time for these jobs as healing and callus formation is rapid. Avoid making large wounds before midsummer as callus formation can be very poor and result in dieback of the area around the wound."



Compreendo ser mais seguro porém, talvez não o mais certo proceder no inverno. Very Happy Mas como disse anteriormente, ainda estou aprendendo sobre ela.

De qualquer forma, vamos ver como ela vai reagir. Vou postando aqui os resultados e como digo, vai ficar daquele jeito!!

Grande Abraço!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei das projeções propostas acima, eu faria isso...
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil