FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Arvores da Mata Atlantica
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 5:06 pm    Assunto: Arvores da Mata Atlantica Responder com citação

Gostaria de abrir uma discussão para colher informações para um projeto pessoal. "Quais árvores que existem ou existiram na Mata Atlantica posso trabalhar para obter bonsai?" De outra forma: gostaria de a partir de uma relação de árvores consideradas da Mata Atlantica, pesquisar as experiencias já feitas no desenvolvimento de bonsai, obter mudas em viveiros e repantla-las para trabalhá-las objetivando os bonsai. Vou mais longe no meu sonho, descrever todo o trabalho, fotografar e por fim apresentar o resultado dele nesse e em outros foruns. Mais longe ainda: se alguem ja andou por esse caminho, me permitiria descrevê-lo também? Absurdo, esse sonho? Quem pode me ajudar respondendo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/01/12
Idade: 37
Mensagens: 240
Localização: Alvorada-RS

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

Não tenho conhecimento para ajudar muito Edgard, mas com certeza já virei fã de seu projeto!! A idéia é fantástica, vou acompanhar!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Edgard,

Achei muito interessante seu projeto.

Acredito que para melhores resultados, o interessante é iniciar pela experimentação. Geralmente, mudas nativas são baratinhas, e você pode comprar alguns espécimes para fazer seus testes.

Eu tenho um projeto um pouco menos ousado, em desenvolvimento. Utilizo várias espécies pouco conhecidas entre os bonsaistas e faço minhas experiências. Já descartei algumas espécies da minha lista.

Uma espécie que tem me dado esperanças de um grande trabalho é a sangra d'água (Croton urucurana), planta da qual não encontrei nenhuma informação em condução como bonsai, mas que é muito atrativa por suas folhas em forma de coração, e que mudam de cor, de um verde claro para um alaranjado muito bonito.

Além dessa espécie, há algumas mais comumente utilizadas para esse fim, como a sibipiruna, angico, aroeira, branquilho, canafístula, figueira-mata-pau, guajuvira, as várias mirtácias, imbiruçu, ipê, jacarandá, paineira, caliandra, Cambuí, Chuva-de-ouro, Copaíba, jatobá, jequitibá, Bougainvillea glabra, tamboril e outras que também são encontradas na mata atlântica.

Também não encontrei informações sobre tarumã, outra espécie que tenho cultivado no meu viveiro, e que apresenta grandes possibilidades.

Desejo-te boa sorte na empreitada.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Bem amigos, consegui apoio de uma empresa (ONG) que trabalha com reposição florestal e outros projetos ligados à sustentabilidade, como por exemplo moagem de podas de árvores de ruas e condomínios para formação de adubo, etc que é a Pé-de-Planta com sede em Sorocaba. Colocarei vcs à par, até pq este forum será meu registro. O que espero deles agora: a lista das árvores, o fornecimento de mudas (em saquinho, por exemplo), alguma literatura sobre o cultivo das referidas árvores. Mas, espero forte participação de vcs, colaborando com o conhecimento que vcs têm e relatando experiencias. Depois de algum tempo, produzirei relatório/resumo. No futuro, quem sabe poderemos despertar o interesse dos bonsaístas para cultivo de nossas árvores nativas da Mata Atlântica. Já agradeço as manifestações e aguardo muitas outras. Abraço. Edgard de Vinhedo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2012 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza de projeto Edgard!!! Realmente a nossa Mata Atlântica tem um grande potencial de plantas para bonsai que ainda não foram exploradas, como exemplo posso citar 3 espécies que tenho aqui, que são o manacá de jardim, (ou de cheiro) o qual obtive por meio de um yamadori numa pequena ilha de Mata Atlântica na minha região, o angico cascudo, que tem um tronco fantástico, e que também tem uma matriz aqui perto, na qual já estou de olho, só esperando ela florescer para fazer a coleta, e o pau ferro que me surpreendeu positivamente pelo rápido crescimento, brotação e propagação. Além das quaresmeiras, manacás da serra, aroeiras e uma infinidade de leguminosas com ótimo potencial de trabalho. Já tive também alguma experiência com o jatobá, e o pau brasil (extremamente lentos).
Em breve estarei em maior contato com sementes e mudas de várias nativas da MA, qualquer novidade te comunico.


Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 26, 2012 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, em abril vou visitar o viveiro da Pé de Planta em Sorocaba, para o qual fui convidado. Existem mudas à minha disposição. Mas meu interesse é instruir um técnico para eles proprios irem prerando as mudas para futuros bonsai (mamadeira+substrato+fertilização+trato diário), pq não vou dar conta nem tenho lugar para algo tão grande. No meu projeto idealizo em 2016 (por exemplo) levar para a reunião de Ribeirão Preto (ouviu Mario!) uma apresentação com audiovisual e etc do andamento do projeto, pq já teremos algo andando depois de tres anos.
Atila, do manacá tenho umas mudas que brotaram a partir de estacas do meu proprio pé. Os outros ainda não tenho. Mande-me as informações que vc tem de cultivo por favor. Abraços a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Lima
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 19/01/12
Idade: 54
Mensagens: 220
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2012 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

fala ae Edgard...
coloquei esse link no forum...
não é especifico da mata atlantica...
e sim nativas do brasil...
tem uma tabela bem interessante, quanto a época de colheita das sementes,
acho que vale só pelo nome cientifico e o popular...
ajuda bastante na identificação e busca por espécies.


http://www.cepen.com.br/arvore_nat_dicas.htm


espero ter ajudado em alguma coisa..
abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2012 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Fabio e assim nosso projeto vai andando... obrigado. Edgard de Vinhedo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil