FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus morrendo
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
arnaldodecastro



Registrado: 29/03/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 11:59 am    Assunto: Ficus morrendo Responder com citação

Ola gente,

Sou iniciante na arte, e o pouquissimo que sei, aprendi lendo. Inclusive de ontem pra hoje aumentei 30000% meu conhecimento lendo tudo que é post nesse baitaaa forum!
É muito interessante lidar com pessoas que tenham uma paixão em comum, pq as pessoas ficam amigas sem mesmo se conhecer.

Fato é que meu "mausai" como voces dizem, um Ficus, esta secando. Tenho ele a 4 anos, nao sei da idade total dele.

Transplantei uma vez somente, e nao me lembro a época.

Credio que seja o substrato que preciso trocar. Posso fazer isso agora no inicio do outono?

Devo passar pra um vaso de ceramia? Tem que ser maior, pois nao disponho de muito espaço e ja tenho mais 3 bonsais? Audubo ele ? Se sim, com oq? Faço alguma poda na raiz nesse transplante? E se tiver que fazer o transplante, lavo todas as raizes?

Seguem fotos dele;












Outra coisa,

Hoje vi um bichinho na terra do meu tamarindo. Ele parecia ter uma asinha nas costas, mas andava como uma formiga, incousive tinha o tamanho de uma. tentei pegar mas ele entrou numa frestinha que tinha na terra. Uso um inseticida?

Obrigado !
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2012 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

arnaldodecastro,


Olá, perguntas sobre o seu Ficus:

Ele tem tomado sol direto sobre as folhas? Quanto tempo e em que horas do dia?

Está regando ele quando o substrato está seco por cima?

O que é o pó meio verde que aparece sobre o substrato?

Adubou ele? Quando e com qual tipo de adubo e qual a quantidade?

Ele está em área externa ou interna?

Aguardamos para poder dar a nossa opinião!

Abraço
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
arnaldodecastro



Registrado: 29/03/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 12:12 am    Assunto: Responder com citação

Ola Luiz, meu cordial boa noite !

Ele fica numa janela, onde pega sol ate o meio dia somente. Mas na verdade nao fica diretamente nele. Eh atraves de um vidro. Pouca coisa pega direto nele... É um vitrô na verdade.

Ele fica na cozinha, e sempre que vou cozinhar, tiro ele de lá. Mas ele "mora" la no vitrô... moro em predio, onde posso coloca-los livres, tenho medo que roubem... mas vou passar a deixa-lo la fora de manha e final da tarde

O verde que tem no substrato, é um Nutriverde da vitaplan 13-13-15. Foi a unica vez desde q tenho ele que adubei... adubei duas vezes em cerca de 50 dias. Na primeira vez, começou a nascer varias folhas, entao eu na maior das ignorancias, superdosei achando que isso o faria bem.

Eu mudei ele de vaso uma vez, deve fazer 1 ano... mas so tirei ele de um coloquei em outro e preenchi o que faltava com uma terra q comprei, que nao lembro nada sobre...

Bom, sei q nao cuidei muito bem dele. Agora estou lendo bastante sobre e ja aprendi muito. Mas nesse ai eu vou mesmo precisar de ajuda,

Obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
arnaldodecastro



Registrado: 29/03/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

ah, sobre regar, qnd ta meio seco eu rego... sei q tem q deixar sempre humido, sem enxarcar...

Mas fui ver depois que reguei, olhei pelo fundo do vaso, e a terra tava seca por baixo...

Talvez eu tenha deixado secar muito, agora fiz uns furos na terra pra infiltrar mais...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 02/09/11
Idade: 42
Mensagens: 652
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 5:23 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Arnaldo vou dar um pitaco que acredito ser.

Primeiro substrato pobre e super compacto ok.
Nada que um substrato mais rico em nutrientes e mais drenante não resolva.

Segundo super dosagem de adubo pode notar que as folhas dos brotos estão queimadas.
Solução ou vc aduba com esse adubo quimico que vc tem ai em pequenas quantidades para ser mais exato meia colher de café por vaso de 30 em 30 dias, ou troca ele pela velha dobradinha de torta de mamona com farinha de osso que não corre mais o risco de errar e queimar a planta...

Abraços...
_________________
" A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
arnaldodecastro



Registrado: 29/03/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2012 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Posso trocar o substrato nessa época tranquilo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2012 4:10 am    Assunto: Responder com citação

Arnaldo,
a tua planta está muito debilitada!!
Adubação ou transplante nesse momento é óbito na certa!
Acho mesmo que não vai sobreviver; MAS tudo é possível... Como dizia um antigo forista: OREMOS...

Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Weverton



Registrado: 01/04/12
Idade: 38
Mensagens: 27
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2012 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Arnaldo, você pode sim fazer a troca do substrato neste período, mas não mexa muito nas raízes, ou seja, fazer a poda, etc, pois ela se encontra debilitada, mas depois você providencie o transplante. O Ficus tem que ser transplando anualmente, ou no máximo a cada dois anos. O Ficus gosta de substrato bem drenante, então, você vai colocar 50% de areia grossa, aqui no meu Estado é muito ruim de encontrar areia grossa, então eu uso pedrinhas de áquario de 2mm a 3mm, não as coloridas, mas uma que você usa para forrar o áquario. Se você tiver acesso aí, ótimo. Depois, 25% de terra e 25% de tijolo moído (cacos pequenos). Mistura tudo e replante o teu Ficus, durante uma semana, você deixa pegando somente a luz do sol, após este período, você pode colocar no sol normalmente. Para adubação, você sempre use o NPK 10-10-10, seguindo as regras da embalagem.

Espero ter ajudado

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
arnaldodecastro



Registrado: 29/03/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2012 5:10 pm    Assunto: Responder com citação

Edson...nao fala isso nao cara ! Eu adoro esse bixinho kkkkk

To pensando em doar os meus outros e ficar so com ele
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
arnaldodecastro



Registrado: 29/03/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2012 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Weverton,

To indo agora comprar la...

Mas vc acha que devo trocar de vaso?

E adubar posso começar assim q replantar?

Enraizante nada?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Weverton



Registrado: 01/04/12
Idade: 38
Mensagens: 27
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2012 11:59 pm    Assunto: Responder com citação

arnaldodecastro escreveu:
Weverton,

To indo agora comprar la...

Mas vc acha que devo trocar de vaso?

E adubar posso começar assim q replantar?

Enraizante nada?


Trocar o vaso, se possível sim, você pode usar um vaso mais fundo e de cerâmica.
Adubação, não! Para este momento, não, pois ela está debilitada. Mas, você pode usar o enraizador. Eu uso o Forth Enraizador. Aqui, ele custa R$ 15,00. Eu preparo uma solução, medindo a quantidade informada na caixa, após fazer o replantio, eu deixo, o vaso submergido nesta solução por 12 horas. Caso, você queria fazer isto, não deixe no sol direto, neste período e a planta não pode pegar chuva nas próximas 24 horas para não comprometer o efeito do enraizador. Qqer coisa e só falar.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
arnaldodecastro



Registrado: 29/03/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2012 1:39 am    Assunto: Responder com citação

beleza...deixo ele submerso como...na bacia?

e fora isso... no geral eles podem pegar chuva normal? curiosidade...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Weverton



Registrado: 01/04/12
Idade: 38
Mensagens: 27
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2012 8:01 am    Assunto: Responder com citação

arnaldodecastro escreveu:
beleza...deixo ele submerso como...na bacia?

e fora isso... no geral eles podem pegar chuva normal? curiosidade...



Exatamente, eu sempre preparo a solução do enraizador numa bacia maior que o vaso. Quando termino de replantar, levo o vaso para esta bacia. Lá, ele fica por 12 horas, longe do sol, somente a luz solar, e da chuva. O sol pode comprometer a planta e a chuva compromete a solução do enraizador. Após, estas 12 horas, eu retiro-o da bacia e deixo escorrendo a solução, coloco na sombra por 7 dias, pegando somente a luz solar, para a planta se recuperar. Se dentro destes 7 dias, ocorre de chover, você pode colocar na chuva, sem problemas. Só deve evitar a chuva no período que em que a planta estiver no enraizador.
Outra coisa quando você fizer o procedimento de replantio, faça no horário da manhã, bem cedo, ou à tarde, quase anoitecendo. Eu costumo fazer no horário das 06:00, quando dá 18:00, eu retiro da solução, ou faço às 17:00, e a planta fica durante a noite e pela manhã, eu retiro da solução.

Qqer coisa e só perguntar

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Weverton



Registrado: 01/04/12
Idade: 38
Mensagens: 27
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2012 8:03 am    Assunto: Responder com citação

Weverton escreveu:
arnaldodecastro escreveu:
beleza...deixo ele submerso como...na bacia?

e fora isso... no geral eles podem pegar chuva normal? curiosidade...



Exatamente, eu sempre preparo a solução do enraizador numa bacia maior que o vaso. Quando termino de replantar, levo o vaso para esta bacia. Lá, ele fica por 12 horas, longe do sol, somente a luz solar, e da chuva. O sol pode comprometer a planta e a chuva compromete a solução do enraizador. Após, estas 12 horas, eu retiro-o da bacia e deixo escorrendo a solução, coloco na sombra por 7 dias, pegando somente a luz solar, para a planta se recuperar. Se dentro destes 7 dias, ocorre de chover, você pode colocar na chuva, sem problemas. Só deve evitar a chuva no período que em que a planta estiver no enraizador.
Outra coisa quando você fizer o procedimento de replantio, faça no horário da manhã, bem cedo, ou à tarde, quase anoitecendo onde a temperatura tá amena. Eu costumo fazer no horário das 06:00, quando dá 18:00, eu retiro da solução, ou faço às 17:00, e a planta fica durante a noite e pela manhã do outro dia, eu retiro da solução.

Qqer coisa e só perguntar

Abraços

P.S. Gostaria de ter fazer uma pergunta, eu vi na tuas fotos que você tem outros bonsais, vi a Tuia jacaré e outro ficus, por acaso, eles foram comprados em lojas de jardinagem, supermercado, ou similares?

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
arnaldodecastro



Registrado: 29/03/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2012 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Na verdade não é outro ficus. É uma pitangueira. E alem da tuia jacare, tenho tbm um tamarindo.

Ambos comprados em supermercado. Eu nao gosto de ver eles la cara, da uma dó ! Ai saio comprando...

Estou querendo doa-los, ficar só com meu ficus que ta debilitado, e posteriormente, comprar um mais "legalzinho" numa loja especializada.

Tbm penso por outro lado, em manter todos eles, pra ir treinando, pelo menos durante uns 3 anos, antes de comprar algo mais caro e fazer alguma besteira q mate o pobrezinho hehe

Eh ruim pegar de mercado, vc nao sabe a quanto tempo ta o substrato ali, como vinha sendo tratado. A unica coisa que vem junto, é um papelzinho pendurado no galho dele dizendo "Regue diariamente". E foi nessa ignorancia que cuidei do meu ficus por 4 anos, este que esta morrendo. Jamais achei q era algo tao complexo...

Ainda tenho duvidas quanto a ferramentas. Pq uma aparentemente simples tesoura, chega a custa mais de 100 reais, qual a diferença q ela vai fazer pro meu bonsai... e coisas do tipo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil