FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que vaso devo usar para cascata?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 6:59 pm    Assunto: Que vaso devo usar para cascata? Responder com citação

[img]http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sPmEHaGnzN7d3Va1jsifEAXtF6LPmyxZ_47O47ZnTzGWUR4ScHU1qhgnokjm2oER8rF8Mn_c88sEuTANASfBRmAJtU9VA_lXxs2K9MMT8c9GyHMlSfO2jIcg.jpg
Bem, primeiro: será que foi? Segundo: apresento minha Tuia Jacaré Cascata (nome e sobrenome, claro). Terceiro: vou passar para um vaso definitivo: qual escolho (alto quadrado, alto redondo, baixo oval, baixo quadrado)? Gente, ainda não tá pronta aceito sugestões, embora chegar aqui já foi proesa para o velhinho de Vinhedo. Abraço. Edgard de Vinhedo.[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/10
Mensagens: 575
Localização: Caçador-SC

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Uma ajudinha para o amigo Wink

_________________
"O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Becker... grande ajuda... que vaso vc usaria? Abraço. Edgard de Vinhedo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/10
Mensagens: 575
Localização: Caçador-SC

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Edgard meu amigo, tem vários modelos, vou postar algumas fotos retirada da net para sua inspiração, mas pode ter certeza que vai aparecer mais sugestões. Wink
Abraço meu amigo Wink






_________________
"O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, gostei dos seus tracionadores...hehehe, a gente tem que se virar com o que tem...
Olha amigo vaso para cascata eu como principiante sugiro um sextavado, alto.
Se me permite, minha sugestão seria aramar o galho que forma a cascata dando movimentos para os lados, e para cima e para baixo, em todas as direçoes, dai então ver qual será sua altura total. Para comprar o vaso de acordo com o estilo, onde a parte mais baixa da planta fique abaixo ou na mesma altura que o fundo do vaso.

Espero ter ajudado

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Costa
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/12
Idade: 59
Mensagens: 307
Localização: Marataizes-ES

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje eu vi uma muda dessa Jacaré ai a venda. Achei legal ai no vaso. Vou comprar para fazer um bonsai.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/07/07
Idade: 39
Mensagens: 175
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Minha sugestão é usar vaso alto como o da segunda foto que o amigo postou. Gosto muito deste tipo de vaso para este estilo de planta
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/12/11
Mensagens: 156
Localização: Palmas-TO

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2012 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Daí Edgard,

Se for pra transplantar do jeito que ela tá eu acho que ficaria melhor um vaso mais raso, como o da primeira foto.

Se for transplantar um pouco inclinada para a esquerda (o que fará com que o galho grande fique mais na vertical) eu acho que ficaria melhor um vaso mais fundo, como o da segunda foto.

Abraço
_________________
"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Abr 13, 2012 4:50 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Edgard, antes de envasar, é preciso concluir a planta primeiro. Isso significa trabalhar ela um pouco mais e melhor, para só depois pensar no recipiente em que ela irá residir permanentemente. Claro, sempre é possível usar um vaso de treinamento, que geralmente é um pouco maior e menos interessante que o vaso definitivo, onde as raízes terão um espaço de confinamento maior, permitindo então um aumento substancial em sua quantidade, de maneira a que haja um estabelecimento melhor na estrutura aerea da planta, ainda a ser definida.

Como bem citou o nobre colega Felipe, vc deverá aramar o galho descente, dando a ele um leve movimento lateral, bem como aramar tambem os galhinhos existentes nele, criando com eles o que chamamos de estratos, ou patamares, que nada mais são do que versões menores do galho que desce, estabelecendo assim uma estrutura mais interessante ao final do trabalho. Esses galhinhos, porém, não devem estar voltados para baixo, mas ligeiramente horizontalizados, de maneira a que resulte um trabalho, esteticamente falando, melhor.

Veja na imagem abaixo uma possível formação estrutural dentro do que citei acima, podendo usar o desenho como um modelo de trabalho para sua planta:



É preciso entender que não existe um formato unico no estilo kengai, vez que há possibilidades interessantes de variações dentro do estilo, e que cada caso irá pedir um vaso diferente, para o resultado final ficar harmonico. Há kengai em que não há, no topo, nenhuma formação, como ocorre na sua planta. Nesse formato, o estilo está configurado apenas pelo galho que desce:



Costuma-se formar essa variante a partir de material recuperado (yamadori) e não de mudas de viveiro (como é sua planta). Nessa variante, é possível estabelecer dois critérios para o kengai: no primeiro, o ápice do galho que desce (ou a ponta) chega até perto da base do vaso. No segundo, o apíce descendente ultrapassa a borda do vaso, sendo essa variante chamada de kengai total ou radical. Tanto numa como na outra, o galho que desce poderá ser ou totalmente reto, ou com ligerias curvas laterais, como sugerimos a voce fazer na sua planta.

O estabelecimento do formato em que o apice descendente ultrapassa a borda inferior do vaso irá depender, quase sempre, do tamanho da planta e do comprimento do galho, após trabalhado. Nesse estudo, importante frisar que foi preservado um outro ápice, que residirá na parte superior, próximo ao tachiagari (primeiro terço do tronco da planta), como se vê na imagem abaixo:



Na imagem abaixo, o apice descendente não ultrapassa a borda inferior:



Quando a planta é pequena, como a sua, pode-se priorizar a construção do apíce superior dentro do estilo moyogi, e trabalhar num apice descendente, que por ser menor, requererá um vaso de altura menor. Esse vaso é um pouco maior do que o vaso usado em um estilo similar, denominado Han Kengai. Mas trata-se, no caso abaixo, de um kengai com planta pequena (shohin - leia xôrrim), um tamanho de bonsai que geralmente fica com uma altura máxima (parte superior) de 25cm:



Na construção do bonsai estilo kengai há algumas regras importantes a serem consideradas pelo cultivador: uma delas diz que o ápice superior ou a base do tronco (quando não houver ápice superior) deve estar em alinhamento com o apice inferior:



A finalidade dessa regra é permitir uma construção dentro de uma linha visual, esteticamente falando, mais correta, por ter um resultado mais harmonioso, em termos de beleza e técnica do trabalho.

Uma outra regra, além dessa, tem a ver diretamente com sua pergunta inicial: que tipo de vaso usar. Se reparar nas imagens apresentadas pelo nobre colega Becker, verá que plantas com flores e frutos pedem vasos coloridos, com grafismos (desenhos nas laterais) ou não, que destacam e permitem destacar essa peculiaridade da planta. Por outro lado, coníferas, como o grande junipero mostrado na 5.ª foto, e como a sua planta (que é uma variedade de junipero, chamada de procumbens), pedem vasos de cor ocre, cor de terra ou similares, com ou sem grafismos, desde que estes não sejam mais atrativos que a planta que contem.

Então, podemos definir desde já que o vaso para sua planta terá que ter a cor desse vasinho plastico em que ela está atualmente, ou então um pouco parecido com a cor do vaso da planta mostrada pelo Becker. Algo entre essas duas tonalidades é o mais recomendado.

Vejamos, e o formato então: bem, a forma do vaso, se redondo, quadrado, retangular, piramidal ou outra qualquer, irá depender agora do resultado final do trabalho. Se resultar num bonsai com traços nitidamente feminino, então poderemos usar um vaso redondo (novamente o exemplo do Becker, quanto a essa imagem de um bonsai "feminino").

Por outro lado, um bonsai nitidamente masculino, pede vaso mais sóbrio, quadrado ou retangular. A altura do vaso irá depender, é claro, do comprimento final do galho apical descendente e de que este ultrapasse ou não a borda inferior do vaso.

Bem, há uma dúvida agora: o que é que caracteriza um bonsai feminino de um bonsai masculino? Geralmente temos plantas que se enquadram tanto num quanto noutro posicionamento. Isso é algo que chamamos de referencial subjetivo, pois não está muito bem definido e, por vezes, quando temos uma planta recuperada (yamadori) por exemplo, pode ser muito dificil de identificar essa qualidade e escolher o vaso, então, de acordo com ela.

No bonsai feminino temos uma certa elegancia, pronunciada nas curvas, na forma do tronco, da base, dos galhos que criam os extratos. Uma base mais robusta, forte, expressiva, larga ou não, denuncia o bonsai masculino, enquanto que uma base mais suave, como esse junipero da imagem do Becker, sugere uma forma feminina. Logo, para combinar forma feminina do bonsai com o recipiente, temos então que usar um vaso redondo, com bordas amplas ou não, pés desenhados ou não.

Como tudo mais na vida, essas regras podem, e por vezes o são, quebradas. Mas é importante frisar que só quebramos regras quando as dominamos completamente. Então, de praxe, o ideal é que, sendo essa a sua primeira construção dentro do estilo kengai, minha sugestão é no sentido de tentar segui-las ao pé da letra, resultando seu trabalho num bonsai de qualidade técnica inegávelmente superior.

Finalizando: como sua planta ainda necessita de intervenções (arame principalmente) para atingir o estágio adequado a seu envase num recipiente definitivo, eu sugiro que no próximo inverno, e não agora, voce faça o reenvase para um recipiente de treinamento, que irá permitir um posicionamento correto quanto ao galho apical descendente, bem como um condicionamento do sistema radicular ao formato (raizes bem estalecidas firmam melhor a planta ao vaso). Um vaso ideal para esse tipo de trabalho pode ser de plastico, facilmente encontrável em lojas do ramo, como essa mostrado abaixo:



Usando esse recipiente, há uma ótima técnica de cultivo para favorecer o crescimento/desenvolvimento do galho apical descendente, além de permitir o preenchimento correto (com folhagem-acículas) dos galhinhos que irão ser usados como estratos, e que consiste basicamente na inclinação do vaso, estabilizando o galho que desce a uma posição melhor:



Repare que o cultivador do trabalho acima usa um calço para manter o vaso nessa posição. Minha sugestão é que tambem voce prenda o vaso, com um arame, para evitar sua queda ou mudança de posição causada por fatores adversos (como chuva ou vento fortes). Esse vaso plastico tem uma altura e formato bons para o cultivo que voce pretende para sua planta, proporcionando os resultados que estabeleci acima sem nenhum problema:



Bem, cabe ainda acrescentar que não só o reenvase deve ser feito apenas no inverno, e não agora, como tambem a aramação. Ambos os trabalhos não devem ser feitos ao mesmo tempo. Se fizer o reenvase, não arame o galho forçando a essa posição. Se aramar, espere um ano, isto é, até o inverno do ano seguinte, para reenvasar. Até lá, vá adubando e regando sua planta, cultivando-a em sol pleno até o meio dia, resguardando-a em local semi sombreado no período da tarde, para preservar melhor o verde vivo e forte de suas acículas. Faça limpeza constante, retirando ervas daninhas do solo e acículas secas nos galhos internos e externos, para favorecer uma melhor oxigenação circulante nos galhos.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 13, 2012 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, isto não foi um "post" foi uma aula... poe aí na lista do que devo... obrigado... vou cosiderar cada palavra. Aramar para mim representa alguma dificuldade extra, mas entendi o que fazer. Quanto ao vaso, ultimamente tenho me afobado em tê-los mais sofisticados para agrado dos olhos... coisa de velho... postarei novas fotos logo que tenha alteração. Abraço. Edgard de Vinhedo. PS.: Vc estará em R.Preto em maio?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Abr 13, 2012 10:42 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Edgard, não tive pretensão de "dar uma aula", apenas algumas digressões e sugestões, bem como informações mais coordenadas para facilitar o entendimento. Não sou mestre de nada, graças a Deus, e o pouco que sei não me furto de passar avante.

Aramar não constitui dificuldade: pegue um pedaço de arame qualquer, um cabo de vassoura ou um galho cortado de uma goiabeira, e treine até obter um resultado satisfatório. Com o tempo, verá que não há dificuldade alguma nisso, a não ser que não possa fazer uso das próprias mãos. Aí, então, terá que apelar para um ajudante.

Não poderei estar em RP este ano, infelizmente. Outros compromissos requerem minha permanencia onde estou. Mas seria um prazer ir e conhecer voce e outras grandes pessoas que ora frequentam nosso forum. Mas incito o nobre colega a contatar todos quanto puder: estarão por lá ótimos e valorosos amigos, com quem muito poderá aprender, citando apenas alguns: Elio, de curitiba; Charles White, de SP, Bergson, de maceió, dentre outros igualmente ótimos. Voce sera muito bem recebido e verá que somos todos, na verdade, uma grande e fraterna familia.

Ainda a respeito da aramação, veja os links abaixo, eles podem ser de alguma valia a voce, por apresentarem dicas de como proceder para obter um bom resultado, aprendendo para não mais esquecer. Arame pode ser de cobre ou de aluminio, o que vc achar melhor usar:

http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html

http://www.fukubonsai.com/2a3b.html

Esse outro link mostra formas de ancoragem, que é o recurso de fixar bem a ponta do arame, antes de enrolar no galho, para mante-lo firme e possibilitar um resultado melhor:

http://www.bonsaiempire.com/train/wiring

comece usando um cabo de vassoura, depois use galhos cortados de plantas comuns, como a goiabeira, jabuticabeira, pitangueira, ou o que encontrar na sua cidade. Pegue galhos grossos e vá reduzindo, progressivamente, a grossura, até chegar aos mais fininhos e mais ramificados:

http://www.bonsaiexperience.com/BonsaiStyle3.html

os links estão em ingles, mas as imagens são bem descritivas, através delas é possivel entender bem o trabalho a ser realizado:

http://www.bonsaiforbeginners.com/bonsai_wiring.html
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edgard de Vinhedo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Idade: 82
Mensagens: 120
Localização: Vinhedo-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 14, 2012 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Mais uma vez agradeço. Dentro dos preceitos de minha filosofia de vida, um deles é que aprendemos para ensinar. Estudar-aprender-ensinar um dos motivos de nossa existência. Estaremos sempre em contato. Abraço. Edgard de Vinhedo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil