FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mata Fome: Pithecellobium dulce.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ROBERTO KAISHIM



Registrado: 14/07/12
Idade: 42
Mensagens: 2
Localização: FORTALEZA-CE

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2012 8:23 pm    Assunto: Mata Fome: Pithecellobium dulce. Responder com citação

Olá caros amigos do Atelier do Bonsai,

Gostaria de divulgar uma espécie de planta muito promissora para a arte do Bonsai, principalmente, aqui na região Nordeste onde o clima semiárido predomina. Então fica a dica para os amigos do Nordeste ou de regiões muito quentes!

Estou falando do Mata-fome, cujo nome científico: Pithecellobium dulce. Também conhecido por Acácia mineira, Acácia mimosa, espinheiro.

É uma leguminosa de tamanho médio, crescimento muito rápido e muito resistente ao excesso de calor. Cresce em qualquer tipo de solo, até em solo arenoso e pedregoso ou seja uma ótima opção para bonsai em regiões quentes.

É claro que todo bonsaista fica balançado quando ver um Acer, um Pinheiro negro, um Shimpaku, ou seja, uma dessas plantas mais tradicionais de clima temperado. Algumas espécies até que se adaptam bem, mas depende muito da região e dos cuidados do bonsaista.

Eu tenho apenas uma mudinha que fiz a partir da semente e posso lhes garantir: ela tem um crescimento muito rápido, aguenta um sol escaldante e cresce vigorosamente após a poda, muito rústica mesmo. Bom, já vi alguns trabalhos com essa espécie mas, particularmente acredito que a mesma precisa ser mais difundida entre os bonsaistas, pois existem poucos trabalho com ela. Então fica a dica, Rs

Um abraço caros amigos,

Roberto Kaishim
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil