FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia em pinus
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Dom Ago 12, 2012 7:05 pm    Assunto: Alporquia em pinus Responder com citação

Olá, amigos foristas!!
Este final de semana, por um acaso, minha namorada me disse que achava que tinha visto um pinheiro negro, no quintal de uma amiga dela. Eu, no mesmo instante perguntei se ela poderia me levar lá para eu talvez identificar a planta. Chegando lá, não tive muita certeza de se tratar de um PN, talvez seja um pinheiro vermelho, pois não vi nenhum exemplar em crescimento livre de podas, ou intervençoes. E não cheguei na casa para fotografar ou até mesmo pedir permissao para fazer alporque pois ela tinha visita, e não achei conveniente.
Então expostos os fatos, peço a voces, se existe a possibilidade de se fazer alporquia em um pinus? E se existe, quais são as técnicas utilizadas? Visto que tenho 4 experiencias com alporques, sou bem principiante, neste quesito.
Forte abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Felipe, voce tem certeza que é um PN?
Existem outros tipos de pinheiro, ex: pinus elliottii, que não servem para bonsai...
De repente, nem compensa fazer o alporque...
Se possível, poste uma foto do pinheiro.
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

ex: pinus elliottii, que não servem para bonsai...

...servem sim! Very Happy
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe, apesar das centenas de alporques que já fiz, nunca tive ocasião, oportunidade ou talvez necessidade de fazer alporque em pinus de qualquer espécie, portanto não sei dizer se funciona ou não... Dada a característica de soltar resinas no local do corte, creio que não enraizaria... Mas é só um palpite. Creio que vale a pena tentar até por experiência. Pode fazer de qualquer modo, seja pinheiro negro ou não. Pois se for apenas um pinus ellioti e o alporque der certo, também daria certo em um PN. O que vale é a experiência obtida.
De fato Marco o pinus elliote pode sim ser transformado em bonsai, mas devido ao tamanho de suas agulhas é aconselhável se fazer plantas de porte maior para se obter uma boa proporção.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Na verdade não se trata de um pinus ellioti nem um pinus taeda devido ao tamanho das agulhas.
Mas a respeito Elio, oportunamente irei passar na casa desta senhora e pedir permissão para fazer o alporque. Quanto a resina que solta andei pesquisando e vi que existe um outro tipo de alporquia, no qual se usa um arame em torno do galho, não sei o nome. Mas creio que talvez seja válido a tentativa, como o sr. mencionou. E quando eu passar lá vou fotografar pra ver se podemos identificar a espécie.

Muito grato pelas postagens

Forte abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe, existem por aí dezenas de espécies de pinus além do iliotti e taeda. Claro que estes os são os mais usados em reflorestamento e por espalharem sementes estão se proliferando de forma que já considero preocupante. Mas existem vários outros, não necessariamente os que denominamos de pinheiro negro e pinheiro vermelho. Passeando pela cidade de Gramado por exemplo se encontra diversas espécies de pinus, muitos adultos bem, grandes, agulhas maiores ou menores, enfim...
Quando a técnica do arame se chama torniquete, aliás é isso mesmo que se faz: um torniquete... ao tentar engrossar o tronco, vai estrangulando a casca e com a dificuldade de passagem da seiva, se tiver aí um substrato com umidade pode vir a enraizar. Normalmente ela é menos eficiente do que a técnica do anel, mas quem sabe para o pinus seja uma solução??? Só testando, vamos lá. A experiência é a mãe da ciência...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 7:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A técnica milenar da alporquia é usada desde a antiguidade, tendo sido inclusive utilizada ainda na obtenção de plantas exóticas que provavelmente contribuíram para o explendor dos famosos jardins da Babilônia. Os chineses, como sempre, foram os "novos" precursores do uso dessa técnica, provavelmente aprendendo com povos antigos como fazer corretamente para obter bons resultados e, a partir deles, a técnica então veio a se disseminar mundo afora, desde então.

É de conhecimento geral que praticamente todas as espécies aceitem a reprodução via alporquia, sendo que em algumas o tempo para a emissão de raízes é maior que em outras. Aqui no DF, o precursor do uso dessa técnica em pinheiro negro (KUROMATSU), é o bonsaista Paulo Ventura. Ele logrou êxito em reproduzir várias novas plantas a partir de galhos de pinheiros que cultiva no solo de sua residência. Segundo ele, o tempo médio necessário para um bom resultado varia de um ano a um ano e meio, e é preciso ficar atento a manter uma umidade relativa no alporque (evitando tanto o ressecamento completo quanto o encharcamento total), sendo que tão logo se percebam as finas raizes iniciais (de cor levemente bege para marrom clara ou branca), retirar a capa plastica e colocar um vaso plastico recortado, contendo um bom substrato (como por exemplo vermiculita ou BIOPLANT, sendo este ultimo um substrato comprado pronto, muito utilizado por horticultores para a germinação de sementes.

Em matéria discutida anteriormente aqui no forum, postei essa referencia ao meu amigo Paulo Ventura. O bonsaista Gustavo Ribeiro, de Patrocinio/MG inclusive postou imagens mostrando um ótimo resultado que obteve com o uso dessa técnica justamente num pinheiro dele. Eis o link para essa pagina em particular, aqui do forum:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18224&sid=43080f43ff1ae9d4a75b564411e0c09a

Nessa outra pagina, o Paulo Ventura mostra o alporque e o uso do vaso plastico, após a emissão do novo sistema radicular na area alporqueada:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11023&sid=ac305b75e8788ca6fb6f289c1bba5dfd

Bem, espero que os nobres colegas apreciem essas matérias e possam extrair delas algo proveitoso. Quanto ao pinheiro que o colega pretende trabalhar, creio ser irrelevante a variedade, mas importante realizar um bom trabalho, para obter uma muda de qualidade, com que formar um bonsai. O resto é pura ficha.....rsssss
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2012 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo nick, como sempre vc chega para saciar a sede de conhecimento das pessoas.
Muito elucidativa sua explicação. E olhando os links que vc postou tive um exclarecimento muito forte no que se trata de alporquia.
Certamente dentro do possível irei pedir permissão a esta senhora que tem a ''dita'' variedade de pinus.
Eu tinha pesquisado nos mecanismos de busca do forum, porem não tinha encontrado. Pesquisei também na internet, mas não encontrei nenhum material que fosse explicativo, ou que tivesse alguma informação didática.
Mais uma vez posso afirmar que participar deste forum é uma ótima maneira de aprender. Tanto aprender como ensinar o pouco que cada um sabe.

Um forte abraço

Muito obrigado mesmo pela contribuição
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/10
Mensagens: 575
Localização: Caçador-SC

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Só pra reforçar o que diz o meu amigo MARCOBONSAIPOA, esse bonsai aqui é pinús eliotti 12 anos Wink

_________________
"O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2012 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bem reforçado!! Pois é uma planta muito linda... Se for da sua coleção, meus parabens!!
Forte abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil