FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida - Jurema Branca e Jurema Negra
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2012 10:10 am    Assunto: Dúvida - Jurema Branca e Jurema Negra Responder com citação

Olá pessoal!

Vim aqui para tirar uma dúvida sobre uma planta típica da minha região (nordeste), a Jurema Branca e Negra.

Penso que a jurema é uma ótima planta para fazer bonsai tendo em vista o tamanho reduzido de sua folha, além da beleza notória de seu tronco. Fora isso ela possui algo em particular que me fascina, o "fechamento" de suas folhas com o movimento brusco.

Contudo, não sei como iniciar o meu bonsai com ela. As que eu vejo por aqui já estão, inclusive, com vargens, mas ainda não estão maduras.

Gostaria de saber dos amigos mais experientes se a Jurema pega "de galho" como nós chamamos por aqui, ou se é apenas de semente. Se for o caso terei que esperar as vargens amadurecerem! Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2012 11:59 pm    Assunto: Piteco ou Jurema Responder com citação

Olá!
Eu estou procurando sementes de Jurema para troca, tenho sementes de Sibipiruna, Pitanga do mato, Abil, Cajamanga Mirim, Tamarindo, Flamboyant, Amora, Fruta do Conde, Jatobá.

"As vagens sêcas são de melhor germinação.
O negòcio é conseguir as vagens e deixar-las secarem até que fiquem igual a um chocalho.
Retirar as sementes e deixar-las de môlho na agua de um dia pro outro.
Assim a germinação é melhor." Luciano Benyakob.

Procure pelo nome Luciano Benyakob no google vc irá ver belos exemplares de pithecolobium Dumoso, inclusive toques de aramação, carinhosamente chamado de Piteco ou Jurema.

Minhas Sibipirunas germinaram muito bem, os Flamboyamts, o Jatobá!!!

Um abraço aguardo resposta!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2012 12:02 am    Assunto: Yamadori Responder com citação

Você pode também procurar uma árvore menor, retirá-la do campo e trabalhar com ela em casa!!!

Passo a passo: http://www.anbonsai.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=70:yamadori&catid=8:materias-ass&Itemid=6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2012 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Na faculdade em que eu estudo tem uma jurema (não sei identificar se é a branca ou a negra) que está cheia de vagens! Peguei algumas mas quando cheguei em casa vi que ainda não estavam maduras! As sementes ainda estavam em processo de formação! :\
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 12:59 pm    Assunto: Piteco, Jurema Responder com citação

Olá, eu achei Juremas aqui em Jaboticabal, Juremas brancas e me desculpe mas estava equivocada o pithecolobium Dumoso (Piteco) e a Jurema branca Mimosa artemisiana, M. hostilis, M. nigra ou Mimosa ophthalmocentra (Jurema branca, Negra e Vermelha) são da mesma família mas são espécies diferentes com folhagens parecidas.
E para minha sorte entre uma Sibipiruma e um Flamboyant acho que achei um pé gigante de Piteco, acho.
As sementes estarão prontas entre outubro e final de novembro, antes estão verdes mesmo.
Vamos aguardar!
Eu tenho sementes de Ipê Roxo, posso enviar, são desta árvore aqui, linda, linda!


http://fotografandoondeopeixepara.files.wordpress.com/2012/02/ipe.jpg
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 1:09 pm    Assunto: Jurema Responder com citação

Procure em volta pés de Jurema de 04 ou 05 anos, até de 03 anos, com certeza vc achará, cave em volta preserve o torrão, o coloque na mamadeira e vá cuidando, para engrossar o tronco.
Eu estou exercitando minha paciência com mishos ( bonsais cultivados desde a semente)
Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 1:30 pm    Assunto: Sementes da Jurema Responder com citação

Lembre-se entre outubro e final de novembro:
"As vagens sêcas são de melhor germinação.
O negòcio é conseguir as vagens e deixar-las secarem até que fiquem igual a um chocalho.
Retirar as sementes e deixar-las de môlho na agua de um dia pro outro.
Assim a germinação é melhor." Luciano Benyakob
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 5:22 pm    Assunto: Re: Piteco, Jurema Responder com citação

ro.kamla escreveu:

Eu tenho sementes de Ipê Roxo, posso enviar, são desta árvore aqui, linda, linda!


http://fotografandoondeopeixepara.files.wordpress.com/2012/02/ipe.jpg


Noossa!!! Se você puder mandar, ficarei muito agradecido!!! Acho muito bonito o ipê roxo!

Segue meu e-mail para eu passar as informações: luadesa@hotmail.com

depois mande-me o seu!

Eu também estou com algumas aqui. Plantei algumas juremas e alguns pinheiros negros, vamos ver se dá certo! em breve postarei o resultado! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil