FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Projeto "Matando a Saudade."
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelo Zini



Registrado: 04/09/12
Idade: 31
Mensagens: 4
Localização: Bento Gonçalves-RS

MensagemEnviada: Ter Set 04, 2012 4:15 pm    Assunto: Projeto "Matando a Saudade." Responder com citação

Olá pessoal, sou novo no fórum, mais precisamente, entrei a alguns minutos.
Bem, vamos a história e o porque do projeto "Matando a Saudade".

História do projeto

Sou de Bento Gonçalves, serra gaucha, terra da uva e do vinho porém meu projeto não envolve nenhuma dessas coisas, e sim, saudade.
A mais ou menos 1 ano, minha avó se desfez de uma propriedade linda e cheia de verde em meio ao concreto da cidade, e la além de uma variedade enorme de outras árvores havia uma Pitangueira enorme, linda. Nasci e vivi os tempos de infância subindo e brincando ao redor da tal árvore.
Ao passar pelo lugar e não ver mais a gigante Pitangueira ali me aperta o coração. Então tive a ideia de tentar fazer de um pedaço dela um Bonsai idêntico ou muito parecido a ela.
Quero que toda a família olhe para a pequena árvore e lembre da sobra da pitangueira da vó.

Andamento do projeto.

Tenho 2 mudas de sementes da Pitangueira (com mais de ano).
E estou tentando achar os "restos mortais" da árvore.

A minha duvida é: consigo fazer um bonsai partindo de uma muda de semente da Pitangueira normal ?
Vou postar fotos da Pitangueira Gigante e das mudas no fim de semana.
Agradeço muito, mas muito mesmo a quem me der dicas para que isso de certo.

Abraço, Marcelo Zini!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Ter Set 04, 2012 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

As plantas que você conduzir como objetivo de torna-la em um bonsai a partir da semente você terá maior facilidade na condução podendo escolher o estilo desde o começo, pois o trabalho com plantas adultas compradas em floriculturas ou até mesmo yamadori e um pouco mais difícil e geralmente sem tantas opções de condução, só que você deve ter mais paciência, a evolução e mais demorada.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Set 04, 2012 11:09 pm    Assunto: Projeto Responder com citação

Olá, Marcelo.

Cara, esse negócio de terra da avó é massa! Com o perdão da palavra...
Retirei uma lá de casa fazem três semanas (yamadori - árvore retirada direto da natureza).
O lance de lembrar é muito legal. Mas meu "projeto lembrança" eu quero fazer com algumas árvores que estão
na tapera que era do meu avô.
Branquilhos cinquentenários tem por lá aos montes...
mas assim, vamos ao teu lance da pitanga...

Vou te explicar que semente de pitanga é que nem praga. Na época certa nasce valendo.
A dois anos retirei uma "intrusa" que estava no pote dos juníperos. Hoje está bem adiantada. O amigo Macdonald me deu uma mão pra conduzir.
Substrato pode ser 50% pedrisco 1mm a 2mm e terra preta de floricultura. Procure retirar as mudas com o torrão de terra (imagino serem pequenas).
Dá uma olhada lá: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16302&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=pitanga+intrusa

Estacas de pitanga, embora eu esteja tentando tirar uma, o pessoal comenta que é muito difícil.

Agora, de sementes....vem uma boa notícia!!!
Ano passado bateu um vento após a época dos frutos e choveu pitanga na minha calçada. Eu cheguei varrer com vassoura.
Então tinha dois vasos de flores que estavam com substrato de plantas.
Joguei vários punhados de sementes nos vasos e cobri com uma camada daquele substrato dos vasos, tipo 1,5cm sobre as sementes.
Cara, cresceu que nem cabelo. Então ela germina muito fácil. Fácil sendo a época correta claro. Se bem me lembro foi no verão...
Depois de germinadas estou deixando elas crescerem livremente, umas agarradas nas outras.
Quero que elas mesmas procurem seu espaço e se tornem sinuosas, isto é, levemente curvadas,
tendo um aspecto mais natural devido à falta de espaço.

Crescem muito bem. A rega tem que cuidar o substrato. Se regar demais, as sementes apodrecem.

Acho que é isso. Boa sorte e bem vindo ao fórum.
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcelo Zini



Registrado: 04/09/12
Idade: 31
Mensagens: 4
Localização: Bento Gonçalves-RS

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2012 1:19 am    Assunto: Responder com citação

Ae pessoal, segue as imagens da muda da pitangueira...
Ela se encontra em 1 balde com terra la do meu sitio (nada de mais)...
Gostaria das primeiras dicas para a troca terra, qual a mistura mais adequada e oque posso fazer com a planta nesse estagio ?

Agradeço aos que já comentaram, pois me ajudaram bastante! Valeu

Abraço




Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2012 1:33 am    Assunto: Responder com citação

Eu geralmente uso 50% de areia grossa, 40% de caco de telha, ou algum tipo de pedrisco, e 10% de terra de mato ou algum substrato destes comuns para plantas ou até mesmo esterco de gado bem curtido, o interessante e que ele seja bem drenante.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcelo Zini



Registrado: 04/09/12
Idade: 31
Mensagens: 4
Localização: Bento Gonçalves-RS

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2012 1:46 am    Assunto: Responder com citação

Enquanto ao tamanho do vaso ? ela já esta bem alta, gostaria só de manter ela agora e ir engrossando devagar... qual é o recipiente ideal pra ela no momento ?

Obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2012 8:45 am    Assunto: Responder com citação

Não coloque ela em um vaso de bonsai, coloque-a em um vaso mais fundo, ou em um escorredor/mamadeira também e uma boa solução.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2012 6:55 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcelo, seu projeto é grandioso, então é preciso ir com calma, para fazer tudo certo desde o inicio, evitando perdas. Minha sugestão é manter as plantas onde estão, mas cobrindo suas raízes um pouco mais, digamos até um dedo ou dois acima da base superior delas (até cobrir uns dois dedos no tronco). Com isso, as plantas ganharão estabilidade no crescimento, evitando que fiquem soltas, o que atrapalha bastante o cultivo.

Para cobrir, use apenas areia grossa de construção, sem peneirar. Esse material é composto basicamente por "farinha" de pedras, e vem acompanhado por pequenos fragmentos de pedras e pedriscos, o que irá ajudar na aeração das raizes, bem como a manter certa umidade necessária a elas, sem comprometer nada.

Na sequencia, faça uma desfolha completa na planta, usando uma tesoura de pontas finas, quando irá então cortar folha por folha no pecíolo (talinho) mantendo este preso ao galho (ele é bem curto, então cuidado e atenção nos cortes). Eliminadas as folhas, com a planta nua, vem a segunda parte, que é cortar todos os galhos, reduzindo seu comprimento. Com isso, voce estimula novas e vigorosas brotações em toda a planta, mas tambem o nascedouro de novas ramificações, o que irá preencher mais sua planta, que com uma nova folhagem e mais galhos, ficará mais encorpada, mais cheia, no que chamamos de "densificação", ou seja, uma estrutura aerea com folhagem densa.

Não tenha medo de desfolhar. Sua planta está saudável, firme (pois cobriu com areia) e vigorosa o bastante para suportar esse tipo de intervenção. No meio da estação primaveril para o final, que começa no meio deste mês de setembro, voce poderá replantar ela num bacia plastica maior que a atual, devidamente perfurada no fundo e na lateral (vários furos, aliás), onde ela irá se desenvolver bem, inclusive com um bom engrossamento do tronco.

Lembrando porém que a desfolha e o corte dos galhos, visando sua redução (mas favorecendo sua ramificação correta) deverá ser realizada uma vez por ano (sempre no inverno), até que sua planta adquira o formato e o tamanho almejados por voce, quando então passará a receber podas apenas de refinamento e manutenção. Não adube sua planta agora, nem depois do reenvase na primavera. Só irá adubar no final do verão. Até lá, rega diária (evite encharcamento do solo), e exposição solar plena ( o dia inteiro). Chuvas e ventos são bem vindos, fazem parte da vida da planta.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil