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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
niltonvasques

Registrado: 13/10/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Salvador-BA
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Enviada: Sáb Out 13, 2012 6:07 pm Assunto: [Ajuda] Coníferas |
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Olá pessoal,
estou com um shimpaku, e uma tuia anã com 1 ano cada muda. Adquiri através destas feiras da Holambra, e lendo pra lá lendo pra cá, vi que o melhor a fazer é deixar a planta se desenvolver em um recipiente maior.
Gostaria então de saber, se posso transplantá-las para o escorredor sem mecher no torrão e nas raízes nessa época do ano?
Segue a foto do shimpakuzinho:
E a foto da tuía anã:
Abraços |
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gil_fuka 4.o PASSO


Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
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Enviada: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm Assunto: ! |
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Olá!
Eu trocaria sim nesta época e sem mexer nas raízes, já que o objetivo é deixar elas se desenvolverem mais no escorredor/mamadeira é o desenvolvimento das raízes, podar asraízes não ajudaria muito.
Seja lá o que voce fizer, posta depois pra gente ver!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
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niltonvasques

Registrado: 13/10/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Salvador-BA
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Enviada: Dom Out 14, 2012 12:08 am Assunto: |
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Obrigado gil_fuka,
Então farei isso mesmo, vou comprar o material esta semana para aproveitar que ainda estamos na primavera.
Eu comprei torta de mamona. Um colher de chá é o suficiente?
Outra dúvida é a respeito das plantinhas que estão no Shimpaku, elas são prejudiciais?
Abraços |
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JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO


Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
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fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
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Enviada: Dom Out 14, 2012 9:35 am Assunto: |
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ese shimpaku ai vai mais de 2 anos para engrossar.... ainda mais em bacia. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
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Felipe Ferlin 1.o PASSO


Registrado: 27/06/12 Mensagens: 117 Localização: Mococa-SP
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Enviada: Dom Out 14, 2012 7:56 pm Assunto: |
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Essas plantinha não são prejudiciais,mas alem de chamar toda a intenção da arvore, e suas raizes disputam com as raizes do bonsai tanto por espaço quanto por nutrientes
arranca fora !
Abraço
Felipe F. |
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gil_fuka 4.o PASSO


Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
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Enviada: Dom Out 14, 2012 9:08 pm Assunto: |
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Olá!
Se transplantar não coloca torta de mamona tão já não!
Espera um pouco ela se recuperar e depois pensa em adubar!
A questão de arrancar as plantinhas, quando voce transplantar vai sair tudo mesmo, queira ou não!
=)
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
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niltonvasques

Registrado: 13/10/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Salvador-BA
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Enviada: Dom Out 14, 2012 11:37 pm Assunto: |
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Como vai ficar a mistura da terra para o bacia? E o tamanho recomendado, essa semana vou comprar o material! |
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gil_fuka 4.o PASSO


Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
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Enviada: Seg Out 15, 2012 9:42 pm Assunto: |
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Olá Nilton!
Então, como suas plantas são mudas pequenas, um vaso não muito grande, com sustrato bem drenante, 50% pedrisco 50%matéria organica, eu usaria isso.
Usei areia e terra vegetal em uma serissa que tinha aqui, e não vingou as raízes, ela acabou morrendo, apodreceu, por isso a importancia de um susbtrato drenante Nilton!
Espera mais um pouco que o pessoal jáopna também, dae voce ve o que faz!
Independente do que voce for fazer, posta depois pra gente ver!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Seg Out 15, 2012 11:09 pm Assunto: bonsai |
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Como são plantas pequenas, e de crescimento bem lento, sugiro uma bacia plastica de tamanho médio, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: 60% caco ceramico, 10% pedrisco, 10% terra granulada, 5% carvão e 5% casca de pinheiro, ou qualquer outra casca, desde que seca e porosa. Esse material deve estar fragmentado em um tamanho correspondente a metade de um grão de feijão, por exemplo, para favorecer o desenvolvimento do sistema radicular de suas plantas.
A terra granulada pode ser obtida da seguinte forma: cave um buraco com uns 50 a 60cm de profundidade. Retire a terra do fundo do buraco, passe por uma peneira de malha grossa (do tamanho do grão de feijão estará bem), separando o material assim obtido e deixando secar bem ao sol, para endurecer. Depois, com cuidado para não desfazer os grãos, é só misturar ao restante do material preparado previamente. Use uma certa quantidade de caco ceramico maior para forrar o fundo da bacia e criar um meio estável de drenagem e acesso ao ar, o que ajudará bastante no desenvolvimento das raízes.
Antes do plantio, lave bem as raizes em agua corrente, eliminando todas as impurezas nelas contidas, bem como a terra original. Depois de lavadas, deixe a planta com as raizes imersas em solução contendo hormonio enraizante por uns vinte a trinta minutos, dispondo-as radialmente em toda a volta do tronco sobre uma primeira camada de substrato misturado. Após colocar as raizes assim, cubra então com o restante do substrato até que chegue a ficar um dedo acima da base do caule, incluindo este. Em seguida, regue bem, até encharcar bastante, levando as plantas para um local onde recebam luz e calor solar pela parte da manhã, evitando o sol forte da tarde.
Adubação: 90 a 120 dias após esse replantio, e apenas com adubo organico leve (sem adicionar nada de quimico a ele). Use uma xicara de café, dessas de plastico que servem nos bares, espalhando bem o conteúdo em toda a volta da planta, próximo da borda da bacia e longe do centro, afastado do caule das plantas. O adubo deverá ser colocado após a rega diária, que poderá ser feita sempre no finalzinho da tarde.
Esse tipo de substrato permite que coniferas se desenvolvam bem, aumentando o volume do sistema radicular em pouco tempo. Com mais raízes, logo a planta reinicia seu ciclo, apresentando novas e vigorosas brotações em toda sua parte, o que certamente poderá ajudar futuramente em sua finalização como bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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niltonvasques

Registrado: 13/10/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Salvador-BA
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Enviada: Ter Out 16, 2012 2:01 am Assunto: |
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Obrigado nickyfury, pelo riquíssimo conteúdo da sua resposta. Estava um pouco receoso com o transplante, por medo de errar no substrato e isso culminar na morte das coníferas. Agora me sinto mais seguro para realizar a mudança.
Agora é providenciar os materiais. Com os pedriscos prevejo um pouco de trabalho, pois aqui em Salvador não temos rios limpos os quais possamos colher as tais pedrinhas =/, pegarei quando for ao interior.
Caro gil, assim que iniciar o procedimento postarei as fotos aqui no tópico para atualizar vocês.
Abraços! |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Ter Out 16, 2012 7:21 pm Assunto: bonsai |
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PEDRISCO: esse material é o mais fácil, na minha humilde opinião, de ser obtido, pois podemos usar e abusar de diversos tipos à disposição em qualquer lugar desse país imenso, inclusive em tua cidade. Nas obras e construções, os pedreiros costumam peneirar a areia para usar, jogando fora então o quê? claro!, pedriscos lisos. Basta ir até um local desses e recolher o que encontrar por lá, pedindo antes, para não ser mal-interpretado. A quem perguntar, diga que é para por em aquário, é mais fácil....rsssss
No calçamento antigo da cidade, há pedras sobrando, que ficam oscilando e sendo atiradas de um lado a outro. Pegue algumas, fragmente e terá pedriscos de qualidade com elas, sem problema algum. Pedras de rio, sejam eles limpos ou não, servem do mesmo jeito, basta lavar bem e usar quando estiverem secas. Aqui no DF e em Goiania, todos temos usado um material muito comum por aqui, chamado Tapiocanga, que nada mais é que um composto formado por fragmentos de pedra arenosa, areia, e outros mineirais, inclusive ferro, o que pode explicar a tonalidade avermelhada da pedra em estado bruto:
Por outro lado, se não houver tapiocanga em tua cidade, pode buscar alternativas nas casas que vendem produtos para Candomblé e Umbanda por um mineral conhecido por aquaristas chamado LATERITA. Não sei o preço desse material, nem se nas casas de aquarismo é mais barato ou nas lojas de material para candomblé, portanto terá que fazer uma pesquisa para descobrir. rsss
Por ultimo, voce tem a sua disposição um baita de um oceano que espraia na sua porta. Na areia da praia, munido de uma peneira, poderá recolher baldes e mais baldes de pedriscos e cascas de ostras, que poderá lavar em agua corrente para limpar resquícios de salinidade, e então fazer bom uso desse material. Há, tambem, nas lagunas e similares, pedras que poderá fragmentar, retirando então farto material para usar como substitutivo de pedrisco, sem nenhum problema (descarte, porém, material do tipo leve, como corais secos e similares, que não servem para essa finalidade).
Como vê, aqui do DF de onde estou, sei de tudo isso que existe na tua cidade, e que voce poderá usar, sem susto nem temor, na composição do teu substrato. é um pouco trabalhoso, sem duvida nenhuma, mas me diga em quê um bonsai não dá trabalho para ser feito? rssss  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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gil_fuka 4.o PASSO


Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
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Enviada: Ter Out 16, 2012 8:56 pm Assunto: |
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Olá!
Aproveitando a explicação do Nick, uma dúvida:
Nick, sempre vejo muito sobre , por exemplo, em uma composição do substrato falarem para usarem uma X porcentagem de caco cerâmico, e outra X porcentagem de pedrisco, entre outras coisas.
Qual é a diferença entre utilizar os cacos cerâmicos e os pedriscos?
Igual a sua resposta ao Nilton, realmente é muito mais fácil conseguir os pedriscos do que a caqueira de tijolo ou telha ( que no caso da telha tem uma resistência muito maior na hora de quebra-lá, creio eu que deve ser devido ao tratamento térmico e material usado na fabricação que a mesma recebe).
E sempre as composições pedem a maior parte de caco cerâmico.
Qual é a vantagem do uso do caco cerâmico em relação ao pedrisco?
Valeu!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Qua Out 17, 2012 7:42 pm Assunto: bonsai |
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Gil, sua dúvida é interessante e pertinente, embora tenha resposta anterior a ela no forum. Mas para encurtar sua busca, aí vaí a explicação:
Um substrato para ser bem composto e funcionar de acordo tem, necessariamente, de promover o desenvolvimento do sistema radicular da planta. Isso implica que ele deva possuir algumas qualidades essenciais, em se tratando de um bonsai, que o diferenciem em muito do solo normal em que a planta se desenvolve (no chão, melhor explicando). A diferença aqui consiste em fatores básicos: boa drenagem da agua da rega diária, com retenção hídrica minima para a manutenção via umidificação do sistema radicular, permeabilidade ao aporte regular de adubação, que via lixivação, isto é, ao ser molhado pela rega, irá se diluír e penetrar com facilidade por entre os granulos do substrato, chegando dessa maneira às células captadoras existentes nas extremidades e corpo principal das finas raizes capilares (raízes de alimentação da planta).
Essa permeabilidade tambem se destina a circulação de ar, via oxigenação, que tem acesso não apenas pela parte superior (superficie do solo), mas igualmente pela parte inferior, acessível pelos orificios de drenagem no fundo do recipiente (no caso de um vaso), ou lateralmente e no fundo (no caso de outros recipientes, como bacias e escorredores). Esse oxigenio que acessa o sistema radicular é fundamental para a saúde e desenvolvimento das raízes, pois sem ele, a planta perde qualidade de crescimento e suas raízes poderão sofrer sérios danos, muitas vezes culminando na morte prematura delas, o que levará então à morte da própria planta.
Ora, sabemos que quanto mais espaço de drenagem e circulação de ar o substrato promover, melhor então será para a planta como um todo, vez que ao estimular o desenvolvimento e aumento do sistema radicular, haverá então respostas no mesmo sentido em toda a planta, com mais e melhores brotações, folhas, flores e frutos.
A diferença básica entre pedrisco e caco ceramico está na capacidade de retenção liquida por parte do segundo elemento. Os cacos ceramicos, se voce puder observar num microscópio, possuem micro orificios que acondicionam gotículas de agua proveniente da rega diária, ensejando que por isso mesmo, retenham-na por mais tempo, de maneira a que essa umidade seja liberada gradativamente, ao longo do dia ou noite, de forma a manter uma saudável umidade no seu interior, o que favorece enormemente ao sistema radicular da planta. Sempre dizemos que o solo da planta deve apresentar-se levemente umido, porem jamais encharcado. Solo pobre em caco ceramico leva a essa consequencia nefasta, vez que não permite a retenção de gotículas, mas retem muita umidade, o que acaba prejudicando o sistema radicular, podendo inclusive causar a morte da planta por asfixia de suas raízes no excesso hidrico existente no subsolo.
Os micro poros do caco ceramico, porém, não ocorrem nos pedriscos, vez que esses, por serem mais compactos e duros, não os possuem ou se os tiverem, serão em quantidades tão infimas que a umidade retida se esvairá em tempo menor, o que não irá permitir ao sistema radicular usá-lo em seu favor, causando um ressecamento rápido e danoso ao sistema.
Podemos comparar essa porosidade e capacidade de retenção de umidade do caco ceramico com uma imagem parecida com essa:
Entrentanto, a maioria dos pedriscos não possui essa capacidade de retenção, pois suas moléculas são muito aglutinadas e coesas, ao ponto de não possuir esses tão necessários micro espaços em seu corpo, o que inibe então seu uso em maior quantidade quando da composição do substrato.
Lembrando que nós, aqui no Brasil, não temos na natureza nada que se pareça com o substrato usado no Japão e na Europa, chamado de AKADAMA. Esse solo, originário de uma região japonesa de mesmo nome, tem resiliência e resistência, por sua origem vulcânica, sendo um excelente material que é largamente usado no bonsai, e mesmo no cultivo de outras plantas (frutiferas e floriferas), quando em vasos e recipientes similares, por reter umidade minima e permeabilidade ao oxigenio e outras qualidades, como o material que tentamos, fracamente, reproduzir com as misturas que, infelizmente, temos por aqui.
Por ter um preço altamente proibitivo, o AKADAMA, infelizmente, não irá atender às nossas necessidades. Por isso, temos então de partir para a fabricação ou obtenção de material que provenha nossas plantas de algumas das qualidades que o Akadama promove naturalmente. Alguns bonsaistas nacionais tem tentado obter algo parecido com esse tipo de solo ao longo dos anos, mas até hoje, pelo que sei, não temos tido sucesso na empreitada. O bonsaista e amigo Gerson Araldi, por exemplo, descobriu um solo fragmentado que comercializa há tempos, que chama de Qualitá, e que possuí algumas das propriedades naturais apresentadas pelo Akadama, mas infelizmente não pode ser usado em todas as plantas, vez que sua retenção liquida é minima, sendo dispersada em tempo menor, quando comparado ao Akadama, o que acaba por reduzir seu grau de utilidade para nós.
Fiz uso desse material do Gerson em várias espécies que cultivo, e infelizmente, por essa razão, retenção minima de umidade, minha experiencia com o material, em se tratando da grande maioria das espécies, não resultou satisfatório. Novamente, aqui, tive que apelar para o caco ceramico integrado ao material do Araldi, contrariamente do que faria se tivesse usado apenas o Akadama japonês, que é usado em diferentes granulometrias e em parceria com outros solos japoneses: Kiriu e Kanuma, a depender claro da espécie cultivada. Esses outros dois solos, porém, não são ceramicos, mas terrosos/argilosos, com baixa concentração vulcanica, resultando num material mais denso, que compacta rapidamente.
A compactação do solo é um fator preponderante, dependendo sempre da espécie cultivada, o que nos obriga então a proceder a reenvases periódicos (3 a 5 anos para coníferas, um a dois para as demais espécies). Por isso, ao procedermos a uma boa mistura de substrato, ao caco ceramico adicionamos o pedrisco, que tem por finalidade evitar a compactação rápida do solo, além é claro de trabalhar a favor do espaçamento maior entre os granulos, favorecendo uma otimização da circulação de oxigenio, eliminação dos resíduos não aproveitados do aporte regular de adubação, e expulsão do excedente de agua proveniente da rega diária.
A adição concomitante de outros ingredientes, como carvão e casca de arvore (geralmente pinheiro, por ser porosa), convem a uma complementação, vez que torna o solo interior um pouco mais ácido, o que certamente favorece bastante o sistema radicular de algumas espécies, mais que outras, ao se decomporem gradativamente. Como precisamos de um solo mais permeável que orgânico, na maioria das espécies que cultivamos, com algumas exceções claro, então usaremos esses complementos em quantidades menores que os dois primeiros.
Sempre é bom lembrar que: ao se ter um solo bem drenante e com as qualidades que explicitei acima, o sistema radicular da planta irá aumentar bastante, causando eliminação desse material, vez que as raízes, em busca de espaço, irão aos poucos expulsar os granulos, ou entranhar-se em demasiado neles, de maneira que em pouco tempo o espaço de confinamento das raízes estará todo tomado no interior do recipiente abaixo da superficie ou mesmo sobre esta.
A um volume maior de raízes, então, não irá chegar com a devida precisão e necessidade, o material que fornecemos para o desenvolvimento correto da planta, como a agua da rega diária, o aporte de adubação e, principalmente, o tão necessário oxigênio. Acarretará uma perda considerável no desenvolvimento da planta, levando-a a uma redução em sua qualidade, vez que sem espaço para se desenvolverem, as raízes acabam por secar, definhando até morrer. Ou então, começam a sair pelos orificios de drenagem.
Aqui, então, teremos o nosso maior problema: reenvasar a planta, promovendo a eliminação do excedente de raízes, e acondicionando a planta em um substrato novo, com a mesma composição do anterior, para que a planta possa continuar a se desenvolver com a mesma qualidade. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
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Enviada: Qua Out 17, 2012 9:15 pm Assunto: |
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Muito obrigado Nick pela explicação e por me poupar da busca da resposta em outros tópicos!
Muito esclarecedora a explicação. Matou a minha dúvida e de muitos outros que lerem este tópico!
Obrigado!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
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