FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

jabuticaba e osmocote
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ericoferrari



Registrado: 03/11/11
Idade: 45
Mensagens: 15
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Dom Maio 06, 2012 1:18 pm    Assunto: jabuticaba e osmocote Responder com citação



oi pesoal, essa é minha jabuticaba que transplantei nesse vaso grande, com caco de telha, folhas decompostas e terra vegetal adubada, ja tem uns 3 meses q tranplantei pra esse vaso, ela está brotando, será que já posso adubar com osmocote? quanto eu ponho pra esse vaso? o vaso tem 17 cm de altura e uns 25 cm de largura, ela toma sol direto todo dia o dia inteiro....
quero que ela fique um bonsai grande, por isso plantei nesse vaso grande....
_________________
bonsaista de BH
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Maio 06, 2012 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Érico, qual o Osmocote que vc tem? Formulação e tempo de liberação?

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ericoferrari



Registrado: 03/11/11
Idade: 45
Mensagens: 15
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2012 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Elio, infelizmente nao sei a formulação do meu osmocote, comprei a granel, mas ele tem liberação de 3 a 4 meses....me falaram que parar um vaso grande seria preciso uma colher de sopa de osmocote,está certo isso?
_________________
bonsaista de BH
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2012 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

ericoferrari escreveu:
Oi Elio, infelizmente nao sei a formulação do meu osmocote, comprei a granel, mas ele tem liberação de 3 a 4 meses....me falaram que parar um vaso grande seria preciso uma colher de sopa de osmocote,está certo isso?


Bom, precisaria saber se a formulação é 15-9-12 pois é a única que contém micronutrientes.

Uma colher de sopa para um vaso grande, tipo 3 litros de substrato é o suficiente.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Out 12, 2012 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!
É preciso espalhar a o osmocote em torno do vaso ou pode-se deixar em porta adubos em um ponto fixo no vaso?
Qual é a melhor opção?

Até mais!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/03/12
Idade: 33
Mensagens: 126
Localização: Areado-MG

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2012 3:21 am    Assunto: Responder com citação

colher sopa ou colher de café?
_________________
Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2012 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

gil_fuka escreveu:
Olá!
É preciso espalhar a o osmocote em torno do vaso ou pode-se deixar em porta adubos em um ponto fixo no vaso?
Qual é a melhor opção?

Até mais!



Gil, em porta adubos é melhor pois se deixar espalhado, ao regar as bolinhas "pulam" fora principalmente quando começam a ficar vazias e leves. No mínimo em 2 pontos opostos.

Reis, para 3 litros é colher de "sopa".

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Dom Out 14, 2012 10:10 am    Assunto: Osmocote Responder com citação

Elio, eu uso na borda do vaso, "cavando" e cobrindo depois com substrato.
Tava pensando depois é que as bordas do vaso são perfuradas...
Pode ser que o adubo esteja escapando mais facilmente pelos furos...
Semana passada comprei uns vasinhos pra colocar...sempre achei que
eles concentravam demais em um local o osmocote...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Dom Out 14, 2012 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigos .

A meu ver um bonsai grande com jabuticabeiras deve ser pensado a partir de yamadori com planta de grosso calibre , haja visto que esta especie em vasos não se desenvolve a contento . levando anos a fio para se perceber alguma mudança na grossura do tronco .

Quando fizer as podas poderá aramar os galhos para manter mais na horizontal e assim forçar maior ramificação e adensamento da copa para um hokidashi, que é o estilo mais indicado para as jabuticabeiras.

Colocar osmocote nos potinho evita a perca do adubo com os jatos d'agua durante as regas, como salientou o amigo Elio, e tambem permite o deslocamento dos mesmo ao redor do tronco para que todas as raizes recebem "alimentação" de forma homogenea.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/03/12
Idade: 33
Mensagens: 126
Localização: Areado-MG

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 9:32 am    Assunto: Responder com citação

valeu pelo post ericoferrari, tenho uma pitangueira e vou usar o seu post como aula, esse vaso ai tem de 9 a 12 litros né?

Elio, mt obrigado pela informaçao, agora sem querer deviar o assunto, se eu optar pela adubação organica, como se da a aplicação de torta de mamona e da farinha de osso, em qual quantidade para um vaso de 9 litros? que tal umas 250g de cada?

Bonsérgio, seu comentario me dxou intrigado, sera que um mausai de pitangueira ou jabuticabeira nao atinge um tronco consideravel em uma bacia de 9L? ou seja, compensa muuito mais plantar no chão?

abraço a todos vcs amigos! Very Happy
_________________
Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 11:25 am    Assunto: Bonsai Responder com citação

Olá pessoal!

Fui numa loja de tecido, e comprei por um valor muito barato, um tecido que parece uma microtela, usado para véu de noiva. Eu corto os quadrados, adiciono o osmocote e uma pedrinha pra fazer peso, fecho as partes e grampeio, deixando por sobre o solo, nos quatro lados, reposicionando periodicamente para que a distribuição dos nutrientes seja uniforme. Gosto muito de cavar toda borda e enterrar, acho até melhor!
Segue a sugestão do sachê então, pra quem quiser experimentar...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Ola ReisReis..

Bonsérgio, seu comentario me dxou intrigado, sera que um mausai de pitangueira ou jabuticabeira nao atinge um tronco consideravel em uma bacia de 9L? ou seja, compensa muuito mais plantar no chão?

Claro que as mirtaceas se desenvolvem em bacias ou vasos, mas façamos umas contas . :

Mudas nativas de jabuticabeiras plantadas no chão com adubação e regas regulares leva em torno de 10 anos para atingir a grossura de um punho medio e outros 10 anos para frutificar= 20 anos para uma arvore jovem adulta.

Se for muda enxertada/ hibrida o desenvolvimento é mais rapido , ou seja em torno de 5 a 6 anos para o tronco e de 6 a 8 para a frutificação plena .


Numa bacia podemos considerar o dobro do tempo para o mesmo desenvolvimento, ou seja , é tempo demais ....

A melhor opção é considerar projetos menores com 30 cm em média ... para que se tenha proporcionabilidade entre tronco , copa e vaso .
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/03/12
Idade: 33
Mensagens: 126
Localização: Areado-MG

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

olá,
ericoferrari como você adquiriu? comprou?

Bonsérgio com essa relação ficou bem mais claro

MarcoBonsaiPoa mt eficaz a ideia, acho q ja vi um vaso com essa telinha aqui no forum, talvez seja um seu, se não achar essa microtela, pensei em comprar meia calça, será que drena legal?

obrigado a tds, abraço!! =)
_________________
Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

reisreis escreveu:
valeu pelo post ericoferrari, tenho uma pitangueira e vou usar o seu post como aula, esse vaso ai tem de 9 a 12 litros né?

Elio, mt obrigado pela informaçao, agora sem querer deviar o assunto, se eu optar pela adubação organica, como se da a aplicação de torta de mamona e da farinha de osso, em qual quantidade para um vaso de 9 litros? que tal umas 250g de cada?

Bonsérgio, seu comentario me dxou intrigado, sera que um mausai de pitangueira ou jabuticabeira nao atinge um tronco consideravel em uma bacia de 9L? ou seja, compensa muuito mais plantar no chão?

abraço a todos vcs amigos! Very Happy


Reisreis, no caso de adubação orgânica, especificamente TM+FO precisa misturá-las antes, colocar água, um pouco de inseticida e deixar repousar por uns 30 dias, a fim de fermentar e se decompor pelos microorganismos.
Só depois colocar sobre o substrato.
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
reisreis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/03/12
Idade: 33
Mensagens: 126
Localização: Areado-MG

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2012 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

nossa entao vo ter que correr pra preparar isso por que ta marcado pra adubar no final de outubro.

- esse inseticida é sólido?
- posso deixar a mistura espalhada em um recipiente plano ao sol molhando regularmente por 30 dias?
- não achei quantidade que tenho que aplicar... =/
_________________
Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil