FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku doente
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bianca M



Registrado: 30/12/12
Idade: 38
Mensagens: 3
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2012 4:41 pm    Assunto: Shimpaku doente Responder com citação

Olá a todos!
Desde já agradeço a atenção!
Tenho um problema com um shimpaku.

Ganhamos dois bonsais (uma calliandra e um shimpaku com a idade de 4 e 5 anos, ambos em vaso menor que 30 cm.) que vieram de Curitiba no dia 18 de dezembro de 2012 e não houve problemas durante o transporte. Nunca tivemos contato com bonsais antes e ainda estamos lendo e aprendendo sobre o assunto. A calliandra está muito bem, mas notamos que shimpaku sofreu algumas alterações. Primeiro sua copa começou a ficar com um verde menos acentuado e algumas áreas de agulhas que secaram. Verificamos também alguns pontos brancos que se espalham pela área do vaso e algumas partes do tronco.
Moramos em apartamento, mas temos sol direto durante os períodos de 9:00 hrs até 16:15h. O problema é que o sol do Rio de Janeiro está de lascar nos últimos dias. Estamos dando água todos os dias (quando verificamos que a terra está seca) e vaporizamos as folhas com água ambos no período da noite. As duas plantas costumam ficar juntas, sendo tratadas na mesma maneira (tanto água quanto sol), mas pelo que lemos o shimpaku é uma planta mais sensível. E antes que o problema se torne grave, resolvemos descobrir pode ser feito para melhorar a saúde dele.

http://imageshack.us/photo/my-images/19/dsc00484sk.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/560/dsc00486km.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/849/dsc00487t.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/820/dsc00488vb.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/690/dsc00489ag.jpg/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2013 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Bianca M,

Olá, olhando as fotos não achei que está doente mas a praga mais comum no Junipero Chinensis, Shimpaku é o aranhiço vermelho, é lógico que também pode ser atacado por cochonilhas e pulgões.

Para ver se tem aranhiço você pega uma folha de papel branco põe embaixo das agulhas e dá uma batidinha nelas, se tiver aranhiço aparecerão pequenos pontos pretos ou avermelhados se mexendo na folha, para combater deverá usar calda sulfocálcica é só olhar aqui no forum que tem quais as medidas necessárias.

Ao meu ver como comprou em Curitiba e levou para o Rio de Janeiro ele deverá levar algum tempo para se adaptaar ao novo ambiente que está, deve cuidar da rega pois, por ser uma conífera ele não gosta do solo muito enxarcado, eu tenho um aqui e não tenho vaporizado ele, somente faça isso se estiver muito calor e o ar estiver muito seco.

No forum e na internet tem muita matéria a respeito da espécie é só pesquisar, qualquer coisa coloca no fórum que o pessoal ajuda.


Abraço
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bianca M



Registrado: 30/12/12
Idade: 38
Mensagens: 3
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, Luiz!
Obrigada pela resposta. Fiz o teste da folha com o shimpaku, nao observei infestação.

Ficamos apreensivos pq ele ficou diferente de como chegou, mas acho q pode ser a questao da adaptação mesmo. A calliandra está começando a sentir tb. Aqui no RJ tem feito um calor absurdo, a terra dele seca muito rapidamente por isso venho regando todos os dias.

Bom, acho q pode ser mesmo a adaptação. O jeito é esperar mais um pouco para ver...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Bruno Lopes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/10/11
Idade: 36
Mensagens: 123
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

e ai como ficou o shimpaku?
_________________
"A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil