FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira - Paulo César "PC"
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 4:42 pm    Assunto: Responder com citação

muito linda!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 12:35 am    Assunto: Responder com citação

obrigado a todos que comentaram e valeu pelos elogios, abraço.
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonita a sua pitangueira!
Estou cultivando uma aceroleira, que quero deixar no estilo hokidachi também. Se não se importa, a sua pitangueira será a minha referência Rolling Eyes.
Mas eu tenho uma dúvida quanto ao estilo vassoura, quando a planta está pronta, por assim dizer, como faz para depois das desfolhas manter a forma e a altura?
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 2:41 am    Assunto: Responder com citação

Vitor, pode usar a vontade minha planta com referencia... depois mostra os resultados aqui.

vou tentar te explicar como eu entendo essa questão de manter a forma e o tamanho da planta... depois que a planta chega na copa que foi planejada, vou fazendo as podas na regra tradicional: o ramo cresce muito e fica com muitos pares de folhas, eu podo depois de um ou dois pares de folhas e mantenho a forma da copa original. mas com o tempo essa copa vai aumentando de tamanho, certo... entao, em algum momento preciso fazer uma poda mais baixa... os ramos estarao um pouco mais grossos e corto deixando uns tocos onde nascerão novos brotos.... na pitanga e na acerola é bem tranquilo. não sei se expliquei de maneira adequada, talvez outra pessoa do fórum possa explicar isso melhor.., qualquer dúvida pergunte, abraço.
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 08, 2013 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo César Morais escreveu:
Vitor, pode usar a vontade minha planta com referencia... depois mostra os resultados aqui.

vou tentar te explicar como eu entendo essa questão de manter a forma e o tamanho da planta... depois que a planta chega na copa que foi planejada, vou fazendo as podas na regra tradicional: o ramo cresce muito e fica com muitos pares de folhas, eu podo depois de um ou dois pares de folhas e mantenho a forma da copa original. mas com o tempo essa copa vai aumentando de tamanho, certo... entao, em algum momento preciso fazer uma poda mais baixa... os ramos estarao um pouco mais grossos e corto deixando uns tocos onde nascerão novos brotos.... na pitanga e na acerola é bem tranquilo. não sei se expliquei de maneira adequada, talvez outra pessoa do fórum possa explicar isso melhor.., qualquer dúvida pergunte, abraço.

Perguntei, também, para o colega nickyfury e estou aguardando respostas, quando ele responder eu peço a autorização e ponho a resposta aqui.
Mas consegui entender sim! Muito obrigado, Paulo, você matou a dúvida que me tirava a concentração e o sono!
A minha aceroleira está neste tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23124
Não quero poluir o seu com minhas mudinhas...
Quando ela for digna de ser chamada de pré-bonsai eu boto uma foto para que todos vejam como a sua resposta me ajudou!
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Vitor, acho bem legal ter ajudado, aguardo o texto do Nick sim... eu tenho mais duas pitangueiras sendo trabalhadas nesse estilo.... elas tem a mesma idade, uns seis anos aprox. Uma ficou em vaso preto grande por uns 3 anos, depois que engrossou um pouco, eu podei radicalmente e deixei brotar, com essa brotaçao ja comecei a fazer a nova copa, está encaminhada a copa, em setembro vou passar para um vaso de treinamento. Já matei uma pitanga por passar pro vaso de bonsai definitivo, tive que cortar demais as raízes... agora vou passar para um vaso um tanto maior para acostumar as raízes...

a outra pitangueira, ficou no chão por mais de dois anos, engrossou mais que a primeira, arranquei ela do chão em janeiro, e plantei em areia fina, está cheia de novas brotações, no futuro vou desfolhar e escolher os futuros galhos primarios e secundarios e retirar os ramos desnecessarios.... (sobre arrancar em janeiro, algumas pessoas desaconselham, só faça de tiver prática ou o clima de sua cidade permitir)


no futuro coloco o desenvolvimento delas aqui, abraço
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 24, 2013 8:29 am    Assunto: Responder com citação

Aqui está a explicação do nobre amigo Elio:

"Então, quando o bonsai chega num ponto que vc considera ideal, altura, largura, diâmetro do tronco, ramificação, você , só então, transplanta para um vaso de bonsai.

Nesse momento, a rega, adubação, insolação passa a ser diferente de quando vc está tentando fazer seu bonsai se desenvolver.

Contudo, teu bonsai continua a crescer, largando brotos novos, alongando galhos.

É quando então, continuamente, independente da época, com a tesoura vc tem que ir aparando, mantendo o visual. "-Elio
E esta é a explicação do nobre amigo nickyfury:

"Sabemos que o vaso de bonsai é um limitador de crescimento, vez que inibe o desenvolvimento descontrolado do sistema radicular da planta. Mas, para interferir com maior acerto nesse resultado, é preciso saber que a quantidade de adubação (bem como o tipo de adubo usado), a quantidade de rega (que deve ser a minima possível e apenas uma vez ao dia) e a quantidade de insolação (sempre determinante em função da espécie e do local onde está o cultivador), irão contribuir de maneira significativa para que a planta restrinja, ou ao menos reduza, a quantidade de brotações que irá emitir em seu ano de crescimento (que não tem correspondência alguma com o ano humano, ressalte-se).

Estando a planta com seu crescimento limitado a esses fatores, temos então que a intervenção será no sentido de podar (cortar fora) os excedentes inconvenientes provenientes das novas brotações (em pontos não favoráveis ao longo do tronco), bem como ao prolongamento/crescimento das brotações existentes nas extremidades dos galhos permitidos (os que são necessários ao estabelecimento da estrutura aérea própria do estilo).

Entretanto, ao retermos esse crescimento, imprescindível saber que nem sempre isso irá concorrer para a manutenção do estilo, vez que haverão sempre brotações concorrentes, isto é, que estarão se desenvolvendo por toda a planta. Então, outros procedimentos serão tambem indicados, como desfolha completa e/ou parcial, redução do comprimento dos galhos até a base terciária (a partir dos galhos terciários é que trabalhamos a ramificação fina, que nesse caso, irá ser paulatinamente substituída).

Parece complicado, da maneira que escrevo, em comparação ao que tão sabiamente expôs o grande Elio, mas na verdade é preciso recorrer a isso para que o entendimento seja mais especificamente compreendido e absorvido. O estilo Hokidashi é formado e mantido dessa maneira. E ainda: dependendo sempre da quantidade de anos da planta, ou da idade da árvore para ser mais exato, teremos ainda outra intervenção a ser realizada: o reenvase periódico. Necessário, pois que teremos não apenas que renovar o substrato onde as raízes crescem, mas cortá-las tambem, reduzindo seu volume. Ocorre que esse corte não é aleatório, vez que podamos primeiro as mais grossas, conservando sempre as mais finas, mas podando essas tambem, para reduzir seu volume e acondicionar, mais facilmente, dentro do recipiente de cultivo reduzido, o famoso vaso de bonsai.

Então, podamos os galhos terciários, reduzindo seu comprimento. Podamos as ramificações finas, reduzindo seu comprimento e restringindo seu desenvolvimento, ou estimulando novas bifurcações. Reenvasamos, substituindo o substrato antigo por um novo, bem drenante, e podamos as raizes, primeiro as mais grossas, seguida por poda das capilares excedentes (as mais antigas primeiro). Controle sobre a quantidade e tipo de adubo usado, sobre a quantidade da agua da rega, e a insolação (intensidade da exposição solar diária).

Esses procedimentos servem para todos os estilos, claro, em se tratando de um bonsai e não uma muda ou um pré bonsai. Desnecessário dizer, contundo, que tais procedimentos serão um pouco diferentes se o recipiente de cultivo não for um vaso de bonsai, mas uma rocha ou pedra, ou laje de pedra.

Em relação ao adubo, creio que o melhor e mais recomendado, no caso do bonsai, é o Osmocote plus. Mas isso fica a critério de cada cultivador."-nickyfury
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 2:46 am    Assunto: Responder com citação

Victor, valeu por disponibilizar aqui o texto.

abraço.
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Abr 23, 2013 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Paulo, como esta essa criança, você pode postar foto Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Qua Abr 24, 2013 1:36 am    Assunto: Responder com citação

Lucinei, ela está bem... nesse época do ano aqui no Triangulo Mineiro, estamos no outono, a estaçao chuvosa acabou e começou o período seco e mais frio... as pitangueiras não chegam a perder folhas, mas ficam com as folhas antigas um pouco feias... entao ela está assim: com folhas antigas e alguns galhos precisando de poda, mas em ótimo estado de saúde... vou tirar umas fotos e colocar aqui, ok? valeu por acompanhar e abraço.
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Abr 24, 2013 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Ok vou ficar no aguardo !!!!!!!!! Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Sex Abr 26, 2013 2:33 am    Assunto: Responder com citação

Lucinei, eu tirei uma foto da pitangueira hoje. abraço.




https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/p720x720/385862_10200895695421837_554473912_n.jpg?oh=0e39be14d4e2955c1d89675406c6e25c&oe=568FD9FC&__gda__=1453225388_cb91195eb3476f3f45ed2960cfd97421
_________________
P.C.


Editado pela última vez por Paulo César Morais em Sex Out 09, 2015 2:05 am; num total de 3 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 26, 2013 2:46 pm    Assunto: Responder com citação

Belíssima!! Está fantastica!!

Só um comentário, se separar essa copa em andares não da um aspecto melhor? Só uma opinião.

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Sáb Abr 27, 2013 2:13 am    Assunto: Responder com citação

Thomas, obrigado pelos elogios.

eu sempre busquei nessa planta refinar e ramificar o máximo possível a copa, deixando ela como árvore frondosa e de aspecto bem natural... venho podando, desfolhando e aramando a copa tentando melhorar essa distribuição de galhos... nessa última foto, há vários galhos que estão precisando podar, deixando a copa meio desarrumada... porém, não quero mexer agora nela, eu já percebi que as pitangueiras não "gostam" de podas nessa época do ano, pelo menos na minha região, as folhas nascem feias ou enroladas...

quando vc fala em andares, eu imagino que esteja falando em algo parecido com patamares, certo? eu acredito que patamares não seria adequado para o que penso para essa planta, mas posso estar errado... de todo modo, considero ela ainda em formação ( na verdade, não sei é possível a gente falar que um bonsai esta terminado ou pronto) e ainda vai demorar bastante para chegar em copa ramificada como eu imagino...

nessa foto abaixo tem um exemplo de uma planta que eu gosto e mostra uma excelente ramificaçao... é um bonsai do NAcho Narin, um tipo de goiabinha do Peru... trata-se de uma planta muito maior que a minha, passando dos 80 cm... (imagem tirado do Facebook do Nacho).





_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Abr 27, 2013 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo, você esta conduzindo bem a sua, em breve ficara frondosa como esta e só ter paciência Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil