FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SHIMPAKU AJUDA
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vitor Búzios



Registrado: 26/02/13
Idade: 41
Mensagens: 27
Localização: Búzios-RJ

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 12:10 am    Assunto: SHIMPAKU AJUDA Responder com citação

Meus amigos, venho com muita alegria compartilhar a minha única muda, pois sei que vocês não chamam ela de bonsai, sou iniciante e só tenho ela comprei pela net e demorou 10 dias para chegar dia 14/02/2013 ela chegou, estou climatizando ela nem quero e nem posso mexer nela ainda, porém todas as sugestões sao bem vindas. Quanto tempo devo manter ela parada sem macher, pois moro no rio de janeiro e o clima é muito diferente de onde veio, estilo? Adubo? Eu tenho osmocote, mais quando posso começar a adubar? E os amigos o que acharam ? E logico por favor não reparem a gambiarra que eu fiz, é por que ali o sol às 6:30 da manhã já está batendo. e não reparem a bagunça na casa pois estou construindo na parte de traz e obra é assim mesmo, grande abraços para todos pois todas as opiniões vão ser muito bem vindas e aceitas estou aqui para aprender.


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 8:04 am    Assunto: Responder com citação

Ela parece bem saudável. Veio neste vaso ou você transplantou? Se o fez acredito não ter sido o momento certo. Fora isso excelente material para começar, parabéns.

Se vc a transplantou agora deve esperar para fazer qualquer coisa. Infelizmente esta espécie não aceita muito intervenções fora de época. Já perdi alguns por isso, mas se for o caso, aguarde para ver o comportamento deste exemplar.

Os juníperos adoram bastante sol, então não se preocupe com isso, e sim em manter a rega diária corretamente. Se faz muito calor ai, deve verificar o substrato e sempre que estiver totalmente seco deve olhar novamente a árvore.

Como ela chegou ai agora, de umas duas semanas, depois comece adubação leve. O osmocote é bom, pois tem degradação lenta, compondo risco de overdose de nutrientes.

Espero ter ajudado.
Abs
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vitor Búzios



Registrado: 26/02/13
Idade: 41
Mensagens: 27
Localização: Búzios-RJ

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Roberto, ele veio exatamente da forma que o senhor esta vendo pois não mexi em nada, desculpa a minha iguinorancia porém você poderia me esclarecer esse negocio de overdose de nutrientes, não entendi muito bem, seria para eu então não adubar com osmocote? Se for isso, qual seria o adubo correto? Muito obrigado pela sua ajuda, um grande abraço e fica com DEUS...... Aguardo mais ajuda de todos para que eu poça cuidar dela da melhor forma possível ?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 04, 2013 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Vítor, calma que está tudo certo.

Eu perguntei sobre o transplante, pois pela foto tive a impressão que ele tinha sido mudado de vaso. Esta espécie só aceita este tipo de intervenção no inverno, senão dificilmente aguenta.

Eu vi agora que escrevi errado, desculpe. Quis dizer que o osmocote tem pouco risco de overdose de nutrientes. Embarassed

Sua árvore me parece bem saudável, como ela chegou agora ai e veio de um clima diverso do que vc tem ai, espere um pouco para ver se ele não sente.

Depois, se estiver tudo ok, comece com adubação, pode ser o osmocote, mas o que vc tem ai é de degradação em 3 meses ou 9?

Enfim, vamos deixar os mais experientes opinarem, afinal, bonsai para mim é caminhada por apenas 3 anos!

Abs
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vitor Búzios



Registrado: 26/02/13
Idade: 41
Mensagens: 27
Localização: Búzios-RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Oi meu amigo Roberto,
Eu to calmo, só que iniciante é assim mesmo interpreta as coisas erradas, faz perguntas sem sentido, mais tudo está valendo até por que eu só tenho que aprender né!
Mais o meu Osmocote ta escrito dessa forma na embalagem dele " liberação lenta de 3 à 4 meses.
Quero lhe agradecer pela sua atenção para comigo, muito obrigado, e vamos deixar os mais experientes opinar se bem que isso ta difícil pois até agora só foi você mesmo Sad

Um grande abraço e Fica com Deus..........
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Vitor,

Não é que os outros não querem colaborar. As informações passadas pelo Roberto estão boas e por isto não é preciso outras opiniões.
Não tenho experiência com Juniperos, por isto não posso opinar, mas certamente dê um tempo para a planta se acostumar ao novo ambiente.

Parabéns pela aquisição. É uma bela planta.

Um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Vitor,

Ola! Bom tem muita materia a respeito de Junipero Chinensis (Shimpaku) aqui no forum! Ele necessita de 6 horas de sol, como tem ele a pouco tempo deve aguardar ele se acostumar com o clima de sua cidade, expor ao sol antes das 10 e apos as 16 se possivel, pelo menos no inicio, tambem cuidar da rega por ser uma conifera nao gosta de solo muito enxarcado. Quanto ao adubo eu aguardaria um pouco para adubar, pois o produtor deve ter adubado e voce nao sabe ha quanto tempo, esperaria uns 45 dias para adubar e sempre atentar para nao exagerar pois se errar e fatal, e a liberacao dos nutrientes do osmocote tambem depende do calor nos climas mais frios ele demora mais a liberar e no clima quente e mais rapido. Como o colega forista Denis falou ta bem bonito, parece saudavel. Com certeza tera mais opinioes, o pessoal vai respondendo com certo tempo pois o tempo as vezes e meio escasso. Tenho um pequeno aqui em casa que eh uma muda pequena ainda. A gente quando comeca com bonsai quer resultados rapidos e tem pouca paciencia, mas com o tempo vai aprendendo a paciencia e disciplina orientais.

Abraco amigo
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vitor Búzios



Registrado: 26/02/13
Idade: 41
Mensagens: 27
Localização: Búzios-RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 08, 2013 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Denis,
Eu não falei que os outros não querem colaborar, apenas o meu comentário e que foi muito bem interpretado pelo nosso amigo Luiz, onde eu demonstro um pouco de pressa e ansiedade, pois sou iniciante mesmo e eu acho que como todo iniciante tem essa impaciência e ansiedade, ou quem sabe talvez como sou novo aqui no fórum também, quando nós criamos um post criamos junto com ele varias expectativas de que vamos ter e obter varias respostas "ajudas" como eu tenho visto em outros vários posts aqui no fórum, e pensando por esse lado o meu amigo Denis tem toda a razão, me escrevi em um outro fórum "não estou aqui querendo comparar fóruns", pois tenho toda noção de que este fórum é muito bom e ajuda muita gente assim como também está me ajudando, apenas estou relatando o que ocorreu comigo pois sei que o pessoal do outro fórum pelo menos a maioria é escrito nesse aqui, mais lá eu obtive todas as expectativas que um iniciante como eu acaba criando na formação de um post, conseguir total ajuda e atenciosidade que precisamos ter, e meu amigo Denis como é bom nós iniciantes sermos bem recebido né , e isso é fato basta apenas o meu amigo Denis comparar no post "apresentação", quantas "boas vindas" me deram aqui e quantas eu obtive no outro fórum é algo muito diferente, e por isso eu não estou aqui contando historia simplesmente é um fato evidente.

E muito obrigado pelos seus comentários e elogios a minha planta. Valeu mesmo.... Fica com Deus e um grande abraço amigo....

Meu amigo Luiz,
Muito obrigado pelas suas dicas pela sua ajuda pois vai ser de enorme valia, vou fazer da forma que os amigos estão ensinando, pois o motivo da minha ansiedade e impaciência é realmente essa "saber como fazer para cuidar dela da melhor forma possível" e de não obter um resultado como Bonsai, isso só mais para frente mesmo e com muita calma. Todas as ajudas são bem vindas assim como as criticas também...
Um grande abraço e fica com Deus.......
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil