FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus velho - resultado de yamadori
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Sex Abr 05, 2013 12:30 am    Assunto: Buxus velho - resultado de yamadori Responder com citação

Em março/2013 fui a uma casa em demolição para pegar uma bouganvillea que estava no jardim que seria destruído.
Chegando lá fiz um pente fino no terreno todo para verificar se tinha mais alguma coisa para aproveitar e qual não foi minha surpresa, dei de cara com uma cerca de buxus bem velhos. Um era animal!!!!
O local era de difícil acesso mas não podia perder aquelas plantas.
Depois de 2h30min cavando, sai do local levando comigo 3 exemplares. Foi muito cansativo, até mesmo foi preciso desmanchar uma escada de paralelepípedos para acessar a melhor planta.
Ah, a bouga ficou lá, não conseguia cavar nem na caixa de areia de gato, kkkk.
Agora, já plantadas em bacias com 100% de pedrisco, é ficar atento às regas.

BUXUS 1 – master, hehehe.


Detalhe, ainda no local antes de retirar, com minha mão ao lado para passar uma ideia do tamanho tamanho da planta:


Os outros 2 que coletei, altos mas com movimentos lindos de tronco:

_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Abr 05, 2013 8:24 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

belas plantas, gaudério!!!
Essa primeira aí seria muito pra mim...espaço eu tenho mas pelo meu conhecimento não me arriscaria ainda...rsrs

Mas agora, uma curiosidade que eu sempre tive em se tratando de plantas maiores ou até menores:
para qual estilo conduzir uma planta com galhos da mesma espessura como esse seu?
Essa cangaia aí é uma loucura rsrsrs...
Pretendes tirar um galho dela?

Abraço e acompanhando sempre!
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Sex Abr 05, 2013 8:45 am    Assunto: Responder com citação

Olá Seph1903.
Bem, agora ainda não pensei em nada de estilo/projeto para estas plantas.
Agora estou focado em estabilizar a planta, mante-la viva e faze-la brotar.
Apenas depois disto é que vou começar a pensar em um desenho para elas.
A questão de galhos da mesma espessura eu contorno podando eles em comprimentos diferentes e depois, com as brotações, ajustar a conicidade.

Nada a ver com as plantas, tenho um amigão que é daí da sua cidade, o Jones Maldaner, você conhece?
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 05, 2013 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Belíssimos exemplares, darão bastante trabalho, principalmente para aramar rsrsrs

Se seguir a velha receita do período de atividade da planta terá belas plantas.

Quero acompanhar

Abraço.
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Dom Abr 07, 2013 11:31 pm    Assunto: Responder com citação

Thomas, qual é a "velha receita do período de atividade da planta"?
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 08, 2013 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

As plantas tem uma receitinha básica, crescem e se desenvolvem na primavera, juntam forças no verão, armazenam no outono e hibernam no inverno.

Ou seja, intervenções como poda e aramagem devem ser feitas no final do inverno para que a planta não gaste energia em galhos que seriam descartados, isso fará com que no início da primavera ela brote com força.

Replantio deve ser feito no início da primavera pois a planta estará "acordando" então soltará raízes novas e folhas bem fortes.

Adubagem também, sempre intensa na primavera e pouca no verão.

Caso desrespeite as duas primeiras você irá traumatizar a planta pro resto da vida, como consequência sua planta irá se desenvolver mais lentamente e mais fraca, dependendo da planta isso fica muito evidente e você perde a planta, como nas plantas de clima mais frio, as de clima tropical quase não sentem mas é sempre bom respeitar o período de atividade de todas as plantas.

Espero que tenha compreendido o que quis dizer, eu aprendi tarde isso mas estou correndo atras do prejuízo.

Grande abraço! Very Happy
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 09, 2013 8:12 am    Assunto: Responder com citação

Opa Ricado!

Conheci o Jones a um tempo em uma festa de aniversário...
mas após não tivemos mais contato...na real eu sou da cidade de Três de Maio, mas moro em Crissiumal fazem uns sete anos...
o Jones já é radicado em Poa rsrs...
Abraço...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 09, 2013 9:24 am    Assunto: Buxus Responder com citação

Ola Ricardo,belas plantas coletadas nas suas maos vao virar belos trabalhos que com certeza vou acompanhar.Aproveitando a deixa aqui perto onde moro tem um terreno baldio com uns buxus tambem pelo jeito mujito velhos jagados prontas pra um arrancadori,nao as coletei pois estao com brotacao muito alta elas devem medir uns 1,70 e sao a metade da sua primeira.O que me chamou a atencao e a clareza do tronco e um amarelinho bem clarinho tipo amarelo bebe pra que ja teve filho sabe o que estou falando,ate coletei uma bem mais fina a uns dois meses atras mas nao tive sorte ate tinha uma brotacao baixa mas nao vingou e aproveitei para um tanuki.O que achas devo arriscar e coletar elas?vamos dizer se pegar pegou,nao gosto muito disso mas aquele terreno deve ser limpado e ai elas vao pro lixo,e como fazer a coleta?
Abracos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Ter Abr 09, 2013 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Andre, com certeza você deve fazer a coleta para salvar as plantas.
Então, segue como eu faço a coleta:
1 - reduzo os galhos. No caso dos buxus, os galhos NÃO DEVEM ficar sem massa verde. Se você observar os 2 buxus mais altos que peguei, ao longo do tronco, tem várias brotações. Eles também tinham os galhos muito compridos e nada de brotação perto da base.
2 - Procuro tirar a planta com um bom torrão, preservando as raízes. LEMBRANDO QUE O OBJETIVO 1º É O DE SALVAR A PLANTA e não já sair modelando ela.
3 - Plantar no chão ou em um recipiente grande suficiente para acomodar a planta e permitir seu desenvolvimento.
4 - Aplicar enrizante 1x por semana nos 1º 30 dias.
5 - Ficar atento a rega para que a planta não fique sem água.
6 - NÃO mexer na planta - movimentá-la, aramar, podar, etc, antes dela estar estabilizada. Normalmente fica 1 ano sem mexer. Se for planta velha, este tempo aumenta pois quanto mais velha, mais demora para as raízes se recuperarem.

Se você não quiser arriscar, me passa o endereço! kkkkk
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 09, 2013 9:58 am    Assunto: buxus Responder com citação

Ola Ricardo,pois olha primeiro obrigado pela dica e sabe estou com vontade de pegar direitinho o endereco aqui em canoas e tirar uma fotos pra voce ver se te interessa ai podes tirar elas pois tenho receio de tirar como ja disse tirei uma pequena acomodei ela e estava esperando pro ano que vem fazer algo mais morreu.Elas chamam atencao pela coloracao do tronco sao muito lindas entao acho que vou fazer isso tirar umas fotos delas e te enviar com o endereço.
Abracos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Ter Abr 09, 2013 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Andre, envia as fotos para ricardo@quatrocom.com.br. Se forem legais, combinamos de tirar juntos e rachar a coleta. O que achas?
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 09, 2013 10:07 pm    Assunto: buxus Responder com citação

Ok vou la ate o fim de semana e te envio as fotos ok.todas ach que da umas dez.
Abracos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Ter Abr 09, 2013 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Oh louco. Se forem tantas assim vou levar um parceiro pra ajudar e aí damos umas pra ele também. Fico no aguardo das fotos então.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Seg Maio 27, 2013 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Belas plantas, muito bom material, não deixe de postar, mas vai com calma o buxos e meio enjoadinho, gosta de secar galhos se retiradas todas as folhas.!!!! Acompanhando!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Seg Maio 27, 2013 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Joicimar.
Pode deixar que vou fotografando e postando aqui.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil