FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku meio graúdo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Daniel Mallmann



Registrado: 08/09/12
Idade: 41
Mensagens: 56
Localização: Estância Velha-RS

MensagemEnviada: Dom Abr 21, 2013 11:38 pm    Assunto: Shimpaku meio graúdo Responder com citação

Oi pessoal !!
Segue fotos de um Shimpaku que comprei esta semana !!
Paguei R$ 40,00 no bixo.
Nebari


Uploaded with ImageShack.us
Tamanho geral


ENVASADO E PODA LEVE


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Não tenho idéia nenhuma de estilização nele até o momento!!
Qualquer ajuda ou dica será muito bem vinda !!
Qual será a idade dele?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Eder Imme



Registrado: 29/09/10
Mensagens: 31
Localização: Itajai-SC

MensagemEnviada: Seg Abr 22, 2013 1:54 pm    Assunto: Shimpaku meio graúdo Responder com citação

Parabens pela sua nova aquisição, uma planta com bastante potencial .

Vou acompanhar, pois não tenho muita experiencia com juniperus.
_________________
Itajaí - Santa e bela Catarina
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 22, 2013 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel,

O valor pago foi muito baixo pelo tamanho da planta. Se as raizes que estão aparente estiverem vivas possui um bom nebari também! como a planta possui dois galhos principais em sentidos opostos fica difícil definir conseguir um bonsai de qualidade. Vejo duas opções verificar qual dos dois galhos possui uma estrutura mais adequada e e formar a copa com ele e o outro fazer um shari. A segunda opções e se fosse minha seria esta a opção escolhida é deixar crescer o primeiro galho da esquerda (terceira foto) e fazer shari dos dois galhos maiores, mas isto é uma questão de opinião, muitas pessoa preferem bonsais com mais galhos e ramos. Na maioria dos casos eu opto pelo menos é mais!!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/07/05
Idade: 40
Mensagens: 589
Localização: Joinville - SC

MensagemEnviada: Seg Abr 22, 2013 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente o material tem potencial.
O nebari é bom mas evite usar as raízes expostas. No caso das coníferas o nebari nao é tao exposto, é um item importaante sim, mas as raízes não ganham tanto destaque quanto as plantas com folhas propriamente ditas

Ela tem um bom primeiro galho (à esquerda do observador) e tem uma boa continuidade na linha de tronco usando o galho grosso à esquerda, o restante da copa você pode usar os galhos que brotam desse galho....

Eu faria jin e shari de todos os galhos acima desse primeiro galho.

Você fez transplante dela??

Se fez, espere....deixe ela se recuperar bem para daí mexer...

Escove bem o tronco com uma escova de dentes dura ou com uma escovinha de aço para eliminar toda sujeira e ressaltar o vermelho natural do tronco dos juníperos. Contrasta muito bem com o branco dos jins.
_________________
Abraços,

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 23, 2013 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta, axo que devia pensar com calma pra aramar este, ainda tem um tempinho até a época certa de aramação então vai dar pra pensar bem, tem potencial!!

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Abr 23, 2013 10:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Geralmente, antes de partir para uma estilização de uma conífera, eu sempre faço e recomendo um aporte de arame em todos os galhos, principalmente os mais grossos, dando a eles um movimento bem sinusoso, como é praxe vermos nessa espécie quando na natureza. Os japoneses são os mais expertos nessa área, e sempre que vejo sites daquele país, apresentando junipero, é justamente isso que chama mais a atenção: aramação total, com movimento sinuoso (bem sinuoso mesmo!!). Essa aramação deve ser colocada e deixada por um minimo de um ano para mais, não importando inclusive se o arame marcar ou fazer sulcos nos galhos, pois isso também poderá ser usado favoravelmente, na hora de transformar a planta.

Nebari em coníferas, particularmente junipero de qualquer variedade, é algo que não se busca, pois dificilmente se encontra. Então, é consenso mundial, válido para todos os bonsaistas, que não se cogita muito em ter um junipero com nebari. Se tiver, tudo bem, se não tiver, tudo bem igualmente. Portanto, vejamos alguns exemplares que atestam justamente essas minhas duas colocações (movimento sinuoso e ausência de nebari):

















[img]http://itoigawa.files.wordpress.com/2010/07/juni-shimpaku-odoriko-japan-01.jpg?w=420&h=315[/img]

A vantagem de se dar movimento sinuoso aos galhos e troncos principais tem por base que, ao final da etapa, teremos um material de qualidade técnica superior no momento de fazer os jin sugeridos pelo nobre colega Gilson, bem como se houver a construção de algum shari (madeira exposta no tronco), tambem ele irá ficar muito mais atrativo e interessante, visualmente falando.

A título de exemplificação, veja uma planta quase igual a sua, devidamente trabalhada:





Nessa outra planta, optou-se por manter e aramar, dando movimento bem sinuoso, a apenas um dos troncos, transformando o outro num jin:

[img]http://macdonaldfernandes.files.wordpress.com/2011/07/sam_1136.jpg?w=640&h=480[/img]

[img]http://macdonaldfernandes.files.wordpress.com/2011/07/sam_1134.jpg?w=640&h=480[/img]

Plantas recuperadas, isto é, que foram retiradas na natureza (yamadori) foram as precursoras, e é por causa delas, então, que não tem muito interesse se um junipero tiver ou não nebari:






Por outro lado, plantas cultivadas na Ásia, ainda que não se busque nebari nelas, recebem carga de arame desde que são mudinhas novinhas, provenientes de germinação de sementes ou de estacas, para que fiquem, ao cabo de alguns anos de cultivo no solo, com o tronco bem sinuoso:



Em nosso país, não temos essa tradição. As mudas quase sempre são obtidas via alporquia em galhos de plantas mais velhas, ou então via estacas, deixadas crescer a seu acaso, sem interferencia nenhuma. O resultado disso, quase sempre, são plantas como essa que voce adquiriu agora. E que, por isso, terá então que ter um certo trabalhinho e munir-se da devida paciência, para chegar ao menos no pé de algumas plantas como essas que apresentei aqui. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 27, 2013 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanho quase que diariamente sites e blogs do mundo todo sobre bonsai e já tinha observado o fato dos juniperos não possuirem nebari mesmo em grandes bonsais de grandes mestres, expostos em feiras e eventos como a Kokufu, e sempre creditei isto fato de que os bonsais mais velhos, grandes e retorcidos serem provenientes de yamadoris e retirados de locais rochosos onde as raízes ficam entre as fendas das rochas, restos de matéria organica e muito pouca terra. Devido a dificuldade de coleta do material entre as rochas com todas as raízes, eles retiram com o mínimo necessária para assegurar a sobrevivência da planta. No caso das plantas mais joves como é uma caracteristica da espécie a emissão de muitas raízes fina e capilares em detrimento das mais grossas, ambos os casos vem de encontro ao exposto pelo nosso nobre colega Nick onde cita que nebari em juniperos é algo que não se busca, pois dificilmente se encontra.
Me referi ao nebari na minha opinião porque o nosso colega Daniel colocou esta observação na primeira foto e na terceira foto tem uma pedra embaixo do tronco entre as raízes e imaginei que seria a intenção dele manter a planta no estilo raíz sobre pedra.O fato do Frk Leal e o Nick chamarem a atenção sobre a ausencia de nebari nos juniperos e de não se ver realmente nos trabalhos pelo mundo me remetem a uma pergunta, existe alguma conveção ou algo do tipo ou é somente uma limitação pela caracetristica da espécie e do tipo de coleta conforme sempre pensei? Se tiverem algum material sobre o assunto ou um site para indicar eu apreceria muito.

Agradeço desde já ao nobre colega Daniel por estar usando o seu post para tirar uma dúvida e ao Nick e o Frk se puderem me esclarecer esta dúvida.

Abraço a todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Abr 27, 2013 10:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não há nenhuma convenção ou algo semelhante com relação a isso. O nebari nada mais é que as raízes de sustentação da planta, que a mantêm firmemente presa ao solo, a salvo portanto dos rigores da intempérie (o clima, vento, chuva forte, granizo, nevascas, rajadas de areia, etc). É comum vermos plantas antigas com um raizame espraiado em todas as direções, sobre a superficie do solo, servindo basicamente como âncoras de sustentação da arvore, qualquer que seja a sua espécie.

Ora, em se tratando de um bonsai, termos chance de criar esse efeito, isto é, agregar raízes na área de superfície do solo, o que se chama, em japonês, de nebari (Ne significa "raiz"), nada mais é que um complemento, um acessório, que irá transmitir a falsa idéia de que a arvore em questão é bem mais velha do que a realidade. Uma das técnicas que todo bom cultivador aprende desde cedo é justamente a capacidade de "envelhecer" o material que tem em suas mãos, convertendo plantas jovens em árvores vetustas. O nebari, portanto, é um acessório útil e viável para essa finalidade.

A beleza estética de um nebari bem distribuído em toda a volta do tronco, ou parte dele, geralmente disposto no que chamamos "frente" do bonsai, nos induz ao fato de que temos ali, diante de nós, um tronco robusto, excepcional sob todos os aspectos, e, também, velho, muito velho. O melhor exemplo disso que temos espalhado Brasil afora é a arvore Flamboyant. Existente em parques, jardins, praças, ruas, essa árvore possuí justamente essa caracteristica peculiar de produzir um volume imenso de raizame de sustentação na superfície do solo, o que transmite, a quem vê, a falsa impressão de que está diante de uma árvore centenária, quando na verdade talvez aquela planta em vista não tenha nem 20 anos ainda.

É por aí, então, que buscamos o nebari. Por outro lado, embora seja comum e normal termos essa caracteristica na maioria das espécies, é sabido que dificilmente a encontraremos nas coníferas em geral. Exceto, claro, as coníferas de campo, de planicie, menos ingremes que as existentes em encostas, escarpas rochosas ou não. Nessas, como voce bem frisou, há uma escassez de substrato e as raízes não se perdem na superficie, indo buscar nutrientes por entre o emaranhado de rochas, pedras e outras raízes solo adentro.

Uma conífera, junipero ou pinheiro, poderá ter ou não nebari, quando de sua retirada do solo (yamadori), e este será preservado, se possível, sempre obedecendo ao carater puramento estético, que futuramente será um indicador de idade para a planta. Se não existir, por outro lado, não há o que contrapor, pois ao contrário das decíduas e sempre verdes, não é possível, na maioria das vezes, trabalhar o tronco visando sua obtenção. Enquanto naquelas sempre poderemos forçar a saída do nebari via alporque de base, nas coníferas tal procedimento invasivo quase sempre levaria à morte da planta.

Por outro lado, se nossa planta for obtida via germinação de sementes, ou estaquia, aí a conversa é outra. Isso por que, graças a constante intervenção do cultivador, é possível sim obter um nebari, inclusive tão ou mais radial quanto o que vemos nas demais espécies, numa conífera. Um pinheiro germinado de uma semente qualquer, quando consta com uns poucos cm, recebe um corte chamado Sashiki, que tem por finalidade eliminar de pronto as raízes pivotantes em sua fase mais que inicial. Assim, ficando apenas uma estaquinha, é replantada novamente em areia, vindo a desenvolver então raízes radiais, que poderão ser formatadas desde o inicio para a criação de um nebari radial.

Até onde sei, não há material didático em nenhum lugar que confirme o que eu escrevi acima. Por outro lado, ao analisarmos detidamente o farto material publicado, em imagens e fotos, em revistas, livros e similares, poderemos então depreender isso, e compreender que é assim, de fato, que tudo sucede. Em relação ao Sashiki há material didático disponível:

http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=18

Juniperos e pinheiros recuperados, isto é, proveniente de retirada direta do solo, apresentam certo grau de dificuldade quanto à sua recuperação. Então, por vezes, é preciso que o cultivador busque consolidar melhor a planta, realizando inclusive enxertos, que podem ser de raizes ou de ramas, afim de aproveitar o tronco espetacular e diferente que conseguir obter. Vai daí, então, que preservar raízes de superficie, as chamadas pivotantes de fixação lateral, nem sempre será possível, nem sempre será viável. Por isso, na maioria das vezes em que apreciamos trabalhos que mostram grandes coníferas, provenientes em sua maioria de yamadori, não terão nebari como uma decídua ou sempre verde qualquer.

Não se trata, como se pode depreender, de uma convenção, mas sim de uma peculiaridade. O nebari é acessório, portanto, dispensável se não for necessário ou atrapalhar, de alguma forma, a recuperação plena da planta. No entanto, coníferas obtidas via germinação de sementes, estaquia ou alporquia, essas sim poderão ter nebari, radial ou parcial, a depender sempre da perícia e conhecimento técnico do cultivador em questão.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Dom Abr 28, 2013 9:01 am    Assunto: Responder com citação

Era o que eu imaginava. As plantas jovens podem ser conduzidas de forma a obterem bons nebaris, eu inclusive faço isto com as minhas, sempre que replantadas quando ainda em formação deixo elas um pouco acima do vaso como se estivessem no pico de um morro e a medida que vão sendo molhadas a terra é pouco a pouco retirada e as raízes ficam descobertas e expostas ao tempo, isto provoca o engrossamento e a formação de um bom nebari. Quanto à tecnica do sashiki eu já conhecia do artigo que você indicou e de outros sites como este abaixo que se você tiver um tempo vale a pena da uma olhada, tem outros posts recentes com a continuação do plantio das mudas obtidas por este método, sei que você é conhecedor do assunto , mas vale a pena dar oma olhada no site porque o autor é estudante de um grande bonsaista no japão e tem muitas matérias de plantas e curiosidades sobre a terra do sol nascente.
http://bonsaitonight.com/2011/07/01/how-to-create-seedling-cuttings-japanese-black-pine/

Mais uma vez obrigado pela sua explicação e pela constante disposição em auxiliar aos amigos do fórum, sou um admirador dós seus posts.

Um grande abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil