FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Será que pega estaquia?[COM FOTOS]
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 12:58 pm    Assunto: Será que pega estaquia?[COM FOTOS] Responder com citação

É obrigatorio usar esse hormonio enraizador pra estaquia?
Peguei uma muda de uma arvore perto do serviço na hora do almoço Twisted Evil
Agora tá na agua até a hora de eu ir pra casa lá pelas 17h chegando em casa vou botar essa estaca em um recipiente com areia grossa e com humidade constante, já retirei as folhas é uma pequena estaca de uns 15cm, a espécie nao faço nem ideia de qual é mas é uma arvore bacana de folhas relativamente pequenas e dá uns frutos redondos, se puder eu arrumo uma foto pra postar aqui.
Pra quem é de Curitiba vou dar uma dica, é uma arvore plantada em calçadas da av. Kennedy de médio porte não passa da altura de um poste e agora no outono já cairam todas as folhas mas exibe uns brotos crescendo...
Bom, minha duvida é mais sobre como plantar esta muda e faze-la vingar de alguma maneira, sei que sol não é preciso mesmo porque nem sol estamos tendo nessa epoca do ano aqui, só chuvas. Laughing

CONSEGUI OBTER UMAS IMAGENS PELO GOOGLE MAPS, POR FAVOR me ajudem a identifica-la é uma arvore que aprensenta muitos brotos nascendo no tronco, logo eu passo e arranco facilmente.
. Rolling Eyes Rolling Eyes Laughing Laughing Laughing



_________________
José Carlos


Editado pela última vez por josecarlosbarros em Ter Jun 18, 2013 12:09 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, José Carlos.

Não é obrigatório usar o hormônio enraizador; na verdade, os hormônios já estão presentes na planta. O uso do hormônio à parte é apenas um extra para favorecer o enraizamento.

Há espécies que respondem ao enraizamento só de "sentir o cheiro da areia úmida" como espécies de Salix, Populus por exemplo. Outras são um pouco mais difíceis e o hormônio pode ajudar, mas não é imprescindível, como já dito: espécies de Acer, Prunus, Betula e outras. E há aquelas que nem com hormônio enraízam, como as espécies de Quercus, Pinus e um sem número de nativas do Brasil.

Para te ajudar a identificar a espécie em questão ponha uma foto.

E fica aqui uma dica: quando recolher uma estaca e desejar conservá-la bem para plantar depois evite colocá-la em água pois isso pode diluir a seiva onde, por acaso, pode haver nutrientes importantes; o melhor é umedecê-la e colocá-la num saco hermeticamente fechado até o momento do plantio.

Abraço!

Ivo
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

só pra garantir, comprei na farmacia o tal do benerva, estou tentando pegar uma estaca com isso.
não é um pinheiro, espero que pegue mais rapido pois já vi video que levou 1 ano pra um acer enraizar... Laughing
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Ter Jun 18, 2013 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Oi José.

Agora posso ver as fotos. É uma Melia azedarach, parente do cedro brasileiro. Seus nomes populares variam, os principais são contas de Santa Bárbara e cinamomo. Não pega bem por estaquia, o melhor é a semente. Ou, se preferir, pode procurar uma muda grande num viveiro pois é muito barata (viveiros de prefeituras dão de graça).

Bem, não quero te jogar um balde de água fria, mas não é boa para bonsai. As folhas são enormes (passam dos 50cm), os galhos são grossos e deselegantes e não responde bem às podas. Eu investiria tempo e atenção em outras espécies.

Um abraço!
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Ter Jun 18, 2013 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ivo escreveu:
Oi José.

Agora posso ver as fotos. É uma Melia azedarach, parente do cedro brasileiro. Seus nomes populares variam, os principais são contas de Santa Bárbara e cinamomo. Não pega bem por estaquia, o melhor é a semente. Ou, se preferir, pode procurar uma muda grande num viveiro pois é muito barata (viveiros de prefeituras dão de graça).

Bem, não quero te jogar um balde de água fria, mas não é boa para bonsai. As folhas são enormes (passam dos 50cm), os galhos são grossos e deselegantes e não responde bem às podas. Eu investiria tempo e atenção em outras espécies.

Um abraço!

obrigado amigo, postei exatamente pra isso pra ter um auxilio!
valeu pela identificação, me chamou atenção o fato de ter tantos brotos nascendo achei que seria facil, pelo visto me enganei.
valeu Wink
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil