FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ENXERTO DE GALHOS EM BUXUS VELHOS
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 24, 2013 8:42 pm    Assunto: ENXERTO DE GALHOS EM BUXUS VELHOS Responder com citação

Olá amigos do fórum,

Li uma matéria no Internet Bonsai Club que achei interessantíssima por dar uma solução prática e criativa para um problema muito comum em Buxus mais velhos, a folhagem acaba ficando somente na região superior e queremos justamente o contrário para que nossos bonsais sejam mais compactos e consequentemente mais belos. Pode ser utilizada para redução da altura ou para conseguir galhos em locais que não tenham. Tenho um exemplar que vou tentar esta técnica, mas como fiz a poda recente vou ter que aguardar até o próximo ano. Creio que seja uma boa solução para outras espécies que ao serem desfolhadas perdem os galhos. Bom vamos a matéria de autoria de JM cCoy na integra (as partes em vermelho eu acrescentei para melhor entendimento):

Havia um tópico perguntando sobre como obter brotação nas região inferior nos buxos (galhos velhos). Pela minha experiência, se um velho Buxus microphylla não tem um broto, folha ou ramo na região inferior, não há nada que você possa fazer para estimular o aparecimento neste local. Esta espécie não pode ser desfolhadas ou cortar todas as folhas verdes de um galho. Em outras espécies de Buxus pode ser um pouco diferente. Por causa disso, eu inventei um jeito de inxertar ramos em Buxus sem despojá-los de suas folhas, e pensei em compartilhar.

Primeiro obtenha um bom "chicote", ou seja,um ramo que tinha crescido sem podas por cerca de um ano (4 estações) e corte todos os ramos laterais:


Em seguida, retire todas as outras folhas de forma alternada, tentando deixar as restantes em forma de espiral em torno do ramo, tanto quanto possível:


Coloque um pequeno pedaço de arame ao longo do comprimento do ramo. Ele deve ser maior que o próprio “chicote”. Enrole o ramo e o fio juntos firmemente com fita não adesiva em espiral,as folhas são embalados apertadas junto ao tronco:
Tomar cuidado para não quebrar ou danificar as folhas nesta operação


Continuar enrolando a fita após terminado de enrolar o ramo para dar algumas voltas no arame, enrolando firmemente. Então eu uso um pouco de fita adesiva no fim para manter a fita no lugar:


Perfurar um buraco de aproximadamente 0,5~0,8cm, a partir do exterior, ou seja,onde eu quero o enxerto. O Buxos possui uma madeira densa e assim deve perfurar lentamente para não esquentar muito a madeira, em seguida, limpe as bordas irregulares de cada lado com uma faca de enxerto ou lâmina de barbear:
Pode ser qualquer outro objeto com corte bem afiado como bisturi, estilete ou outro tipo de lâmina. É importante fazer isto com objeto bem afiado porque facilita a cicatrização e portanto boa junção das partes (furo x galho)


Coloque o ramo no furo usando o fio como um guia e puxe, em seguida desenrole a fita e retire o fio.Depois, aramar esta parte e direcionar delicadamente o ramo para cima para dar-lhe um pouco de forma.



Importante após passar pelo furo prender o galho para poder desenrolar sem o risco do mesmo voltar e ser necessário repetir a operação, com o risco de danificar as folhas.


Eu corto e coloco pedaços de pauzinho ou palito no lado inferior da novo galho para preencher a lacuna no buraco (o que você precisava para passar o galho), e coloco uma boa gota de pasta cicatrizante m cada lado do furo para selar a ferida .
Uma outra idéia discutida no fórum foi utilizar os pedações de pauzinho somente no lado de entrada do enxerto, preencher o interior do furo com adesivo para forçar a compressão desta região com o crescimento e engrossamento do ramo e com isto reduzir o tempo de espera para junção das partes. Após este processo selar os dois lados com pasta cicatrizante.
Agora vem a parte mais difícil .. não mexer por um período mínimo de dois anos - sem corte, nem aramação. Só movimentar levementeo fio para mantê-lo na direção certa. Você quer dar ao novo ramo tanta energia quanto possível, e quanto mais folhas melhor. Uma vez que já aparentar que fundiu, deixá-lo mais! Apenas a separá-lo quando a parte traseira do enxerto murchar e não houver mais verde na parte imediatamente anterior a entrada do ramo no tronco.
OBS: pode ser verificado que a parte da frente do ramo enxertado é mais grossa que a parte de trás (entrada do ramo no tronco):


Esta técnica pode ser usada para adicionar ramos, mas é uma ferramenta útil na redução da altura do material. Aqui está um exemplo: arvore de 30 anos de idade Buxus microphylla de uma cerca viva muito grande. Eu coletei ela em 2006, e depois de reduzi-la ao máximo,a altura das primeiras folhas verdes estavam a quase 1,5 metro da base! .. Material dos galhos era inútil como estava, mas eu gostei da base.



Todo ramo desta árvore foi enxertado e foi finalmente reduzido para melhores proporções:






Estou trabalhando agora em engrossar os novos brotos e curar as feridas deixadas pelo processo. Ele ainda está à anos de distância de ser considerado "acabado" como bonsai, mas foi um trabalho prazeroso até aqui! Espero que todos tenham apreciado a minha pequena aventura!


Segue link para o post original:
http://ibonsaiclub.forumotion.com/t9720-boxwood-threadgrafting-branches#102887

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 24, 2013 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Ótima matéria Gilson. Já conhecia para utilização em outras espécies, especialmente as caducifolias. A técnica de enrolar as folhas com arame foi a grande sacada para poder utilizar a técnica em plantas que não aceitam desfolha total. E a aplicação da técnica em buxus certamente abre um leque ainda maior de utilização dela.
Valeu!
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 25, 2013 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente inovador, utilizar esta tecnica em buxus, pela dificuldade em redução de altura da espécie, vai auxiliar muito no melhor posicionamento estetico de cada ramo.
Abraço
_________________
"Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 25, 2013 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Élio/Djalmo,

Na matéria o autor fez o auto-enxerto, mas depois que postei estive pensando e acredito que dá pra fazer o enxerto com outras mudas que continuariam plantadas em seus respectivos vasos até a fusão com o tronco da árvore e o corte do ramo enxertado como é feito com outras espécies como Acer e Juniperos. Vou procurar e comprar umas duas ou três mudas e tentar no início da primavera.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil