FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda para trabalhar um pingo de ouro grande...
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rescarolli60
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/06/12
Idade: 35
Mensagens: 191
Localização: Botuverá-SC

MensagemEnviada: Sex Jun 28, 2013 5:53 pm    Assunto: ajuda para trabalhar um pingo de ouro grande... Responder com citação

ola pessoal..ano passado fiz um yamadori de um pingo de ouro grande...tamanho mais ou menos de uma garrafa pet(o tronco)..então...brotou muito bem...fiz 2 trabalhos de madeira morta no corte da poda radical e atraz no tronco onde tinha um galho antigo seco...
agora depois de trabalhado um pouco estou com algumas duvidas...
a frente dele é onde tem a maior parte da madeira morta...
mas o nebari mais bonito fica um pouco para a direita onde se situa o primeiro galho....
meu primo que é bonsaísta disse que eu poderia tensionar o primeiro galho um pouco para traz e o primeiro galhinho secundario podar completamente para aparecer o nebari...entao seria a nova frente onde o nebari fica mais bonito e robusto...abaixo fotos... qual opinião de vcs profissionais?
nesta foto é onde ficaria o novo nebari...

...frente atual...a direita da foto seria o novo nebari, e o primeiro galhinho secundario seria podado, e o galho puxado um pouco para traz para dar ênfase ao nebari..

e esta seria a nova frente mas com o galho tensionado para a direita ..indo pro fundo...

esta é a foto da parte de traz onde fica o segundo trabalhado na madeira morta...até poderia tambem ser uma possivel frente, mas o primeiro galho dela ficari começando no fundo...e eu axo esquisito começar o primeiro galho no fundo...rsrsrsrs

parte de traz mais de perto, onde da pra ver o primeiro galho... aqui a possivel nova frente seria na esquerda da foto...

e esta a frente atual...

planta atual no momento...

frente...
será que eu poderia fazer uma desfolha total? para visualizar melhor os galhos e o que poderia ser trabalhado? ou terei que esperar? posso desfolhar somente até na altura desejada, e deixar a copa com folhas ....até pq a altura que ja esta ja passa da altura desejada, pq estou deixando crescer para engrossar o tronco para parelhar com o tronco do yamadori...
aguardo sujestoes...
_________________
BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 28, 2013 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

rescarolli60, todo o ramo principal que rebrotou do yamadori cresce sem conicidade, tem praticamente o mesmo diâmetro em todo seu comprimento. Sugiro uma poda radical logo depois do primeiro ramo secundário que sai dele. Depois disto, faça uma desfolha completa e coloque novas fotos, caso contrário fica difícil avaliar a planta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Jun 28, 2013 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!
Lindissimo pingo mesmo!
Concordo com o amigo acima, poda radical nele! Na época correta!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
rescarolli60
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/06/12
Idade: 35
Mensagens: 191
Localização: Botuverá-SC

MensagemEnviada: Sex Jun 28, 2013 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

ENTAO...POSSO FAZER PODA DRASTICA NESTE TEMPO? E DESFOLHA?
_________________
BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rescarolli60
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/06/12
Idade: 35
Mensagens: 191
Localização: Botuverá-SC

MensagemEnviada: Sex Jun 28, 2013 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

NA 6° FOTO...QUAL MELHOR LUGAR PARA PODA? FAÇAM PRA MIM UM TRAÇO VERMELHO.....
_________________
BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 28, 2013 10:07 pm    Assunto: Responder com citação


Eu faria o corte aqui, na diagonal, para que a rebrotação surja no lado oposto.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rescarolli60
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/06/12
Idade: 35
Mensagens: 191
Localização: Botuverá-SC

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 5:39 am    Assunto: Responder com citação

ARZIVENKO...NÃO SERIA MELHOR PODAR UM POUCO ACIMA? LOGO DEPOIS DO SEU RISCO TEM UM GALHO A DIREITA... EU TAVA PENSANDO EM PODAR LOGO ACIMA DAQUELE GALHINHO... QUE ACHAS?
_________________
BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 12:26 pm    Assunto: Responder com citação



eu cortaria no local indicado em vermelho ou faria o jin apartir do mesmo local, o primeiro galho secundário do seguimento seria a continuação do tronco, fazendo com que ele retorne ao oposto do resto do galho, deixando assim um patamar a direita da curva
um broto líder tb eu deixaria pra corrigir e dar harmonia a conicidade, para que fique gradual
a duranta tem péssima cicatrização, corrigiria os corte com sharis mais longos, até mesmo unindo-os formando um só...
ponto de vista somente! muito boa planta!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rescarolli60
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/06/12
Idade: 35
Mensagens: 191
Localização: Botuverá-SC

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

MARCO...NO CASO...PODAR ONDE VC RISCOU, E AO LADO TEM UM GALHO A DIREITA...DAÍ ESTE GALHO EU LEVANTO UM POUQUINHO E USO O PRIMEIRO GALHO SECUNDARIO DO GALHO COMO NOVO ÁPICE? É ISSO? OU ENTENDI ERRADO....VOU POR NA FOTO COMO EU IMAGINEI...LOGO ABAIXO SEGUE... NA SETA VERMELHA...O CORTE
NA SETA PRETA...O GALHO A SER PUXADO UM POUCO...
NA SETA AZUL...O NOVO ÁPICE QUE É O PRIMEIRO GALHINHO SECUNDARIO DO GALHO.... SERIA ISSO?

_________________
BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

isso...ou o corte, ou o jin
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

rescarolli60, é obvio que cada um faz o que acha melhor, minha proposta parece mais radical, mas tem um motivo.

Veja a imagem:


Para que a planta tenha conicidade, o ramo azul deve ser mais curto e mais fino que o vermelho. A planta começa grossa e com entre-nós longos e vai ficando mais fina com entre-nós mais próximos.

Se mantiver o entre-nó azul, a planta terá conicidade invertida, e você não será capaz de resolver este problema no futuro. A única maneira é cortar o entre-nó azul no meio e deixá-lo rebrotar. Com o rebrote você escolhe um ramo lateral e um novo ramo apical. Ambos serão mais finos e com entre-nós mais curtos que o entre-nó vermelho, e assim você cria conicidade.

Este é o dilema do bonsai, sacrificar a beleza imediata pela beleza futura.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

A parte do tronco com linha vermelha arzi, pode ser desenvolvida, reduzindo a atividade na linha azul. Canalizando a energia pro galho da esquerda(deixando crescer sem podas) e controlando o crescimento a partir da linha azul(com podas). Como o fluxo seria maior no galho da esquerda, haveria um fluxo intenso na linha vermelha, estagnando o seguimento azul por baixa atividade. As duas formas mencionadas podem chegar num bom resultado. O diâmetro do tronco permite várias possibilidades, descartando a hipótese de conicidade invertida, sendo que os galhos em questão jamais ultrapassarão o diâmetro do nebari...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rescarolli60
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/06/12
Idade: 35
Mensagens: 191
Localização: Botuverá-SC

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

enfim...deixa eu ver se entendi o marco? podo então no final da risca azul que o arzi desenhou na ultima foto? e uso o galho da direita ao lado da risca azul como ápici(no caso o primeiro galho secundario do galho da direita seria o ápici ...eu puxaria ele com um tensionador)e o galho eu manteria....
é isso pessoal? ou uma outra sujestão?
_________________
BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 29, 2013 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Existem várias possibilidades de trabalho, eu e o arzi nos posicionamos em duas maneiras diferentes, ambas podem ser seguidas, você precisa esperar outras opções ou fazer um entendimento do que foi sugerido, absorver e tentar colocar em prática da sua maneira. O caminho que vç seguir será um passo dado, a planta vai responder mostrando outros caminhos...é só vç ir seguindo estes caminhos, escolhendo o que achar que deve, um passo após o outro. Quando for fazer a aplicação de algum procedimento, tente já ter ideia do que possa acontecer depois, é como fazer uma pergunta já sabendo a resposta, vç pergunta, a planta responde e assim vç conduz o diálogo entre vç e a planta! Estou certo que sua planta ficará muito bonita! A estrutura principal dela é invejável, boa sorte!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

rescarolli60 a sua marcação do corte e fazer o galho subir eu acho a melhor opção. Bela planta tem grande potencial.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil