FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

"coníferas X decíduas"
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Lopes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/10/11
Idade: 36
Mensagens: 123
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 7:15 pm    Assunto: "coníferas X decíduas" Responder com citação

Estava vendo na internet esse blogo, e a materia fala do "erro" de usar plantas decíduas como se fossem coniferas na sua estilização...Achei interessante a matéria,traduz da postagem do Wayne, e queria ouvir a opinião de vocês a respeito...existe de fato esse erro ou não? será mesmo uma regra que impede de agir assim, estamos errando? rs

Abraço Espero que gostem!

http://bonsaiminas.blogspot.com.br/2012/06/estilizacao-padrao-de-coniferas-e.html
_________________
"A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno Lopes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/10/11
Idade: 36
Mensagens: 123
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

a parte que falo é no final do artigo lá em baixo onde está :"Explorando sutilezas do bonsai"
_________________
"A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno Lopes, no hemisfério norte, por ser mais frio, é costumeiro separar as árvores em sempre-verdes (evergreen) que são as coníferas, pinheiros e ciprestes (Gimnospermas), e as decícuas (deciduous). As coníferas se mantém verdes mesmo no inverno, elas morrem caso percam suas agulhas (folhas), e é porque os pinheiros permanecem sempre verdes, mesmo no inverno, que o são assim chamados. Todas as outras árvores são decíduas (Angiospermas), porque o frio queimaria qualquer folha, então elas estão adaptadas a realocar todos os nutrientes das folhas para o interior dos tecidos lenhosos e abortar as folhas antes do frio. Estas são as espécies decíduas ou caducifólias.

Aqui no Brasil, como é um país tropical, temos um terceiro tipo de árvore, as perenes, ou tropicais (Angiospermas também), que mantém suas folhas durante todo o ano, uma vez que o frio não é rigoroso. Se pegares um ficus, que é uma espécie tropical, perene, e deixá-lo no frio, como uma geada ou neve, não espere encontrar algo vivo depois.

O artigo foca na questão do design do bonsai. Muitos iniciantes pegam uma não-conífera, como uma decídua ou uma tropical perene (pior ainda) e formatam ela como se fosse um pinheiro. Esta é a crítica do autor (e minha também). Pegar uma pitanga, por exemplo, e força-la a se parecer com um pinheiro é algo completamente anti-natural.

Um exemplo, o ficus de Erik Wigert, nada contra a pessoa, um grande expoente, melhor do que eu jamais serei, MAS, um ficus com cara de pinheiro! Por favor, é uma caricatura, uma aberração, esta é minha opinião.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno Lopes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/10/11
Idade: 36
Mensagens: 123
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Entendi, também acho que o bonsai deva lembrar a arvore na natureza e não algo tão destonante como o da foto que mostrou acima, muito obrigago por sua resposta, acho que temos que pesquisar mesmo sempre em como a arvore vive na natureza e tentar imitar na bandeja!

Obrigado!
_________________
"A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno Lopes é isso mesmo, penso que devemos criar mais árvores e menos bonsai. Se o bonsai clássico oriental possui regras, normas e "estilos" estabelecidos e seguidos de forma rígida, praticamente caricaturas de bonsai como "Fukinagashi", "Hokidashi", "Moyogi", os europeus e americanos já começam a demonstrar uma tendência diferente. No Brasil não existem correntes bem estabelecidas (ao menos não me parece), alguns artistas estrangeiros atestam que o bonsai no Brasil é caracteristicamente pequeno, não trabalhamos tanto as plantas grandes como em outros locais. Agora, como trabalhar o bonsai, que corrente seguir, isto é particular de cada um. Quem me conhece sabe que eu me identifico muito com o trabalho do Walter Pall (Alemanha), que é expoente na corrente naturalista (Naturalistic Bonsai).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AdrianoOliveira



Registrado: 08/03/10
Idade: 47
Mensagens: 62
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 9:50 am    Assunto: Responder com citação

Comecei pelas regras e tradições japonesas, estudo bonsai há 2 anos e comecei a estudar o trabalho de outros bonsaistas, incluindo Walter Pall. Muito interessante a parte que ele fala em seguir o seu estilo e obter inspirações na natureza, não se prendendo as regras orientais. É uma visão diferente e um quebra de paradigma, pelo menos para mim foi.

Abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 2:04 pm    Assunto: Responder com citação

AdrianoOliveira, temos que tomar cuidado quando abandonamos as "regras orientais", isto não significa que vale tudo, absolutamente, a qualidade estética continua sendo necessária, uma planta não fica mais bonita apenas por dizer que se está seguindo um estilo natural. Faço uma analogia, uma pintura modernista normalmente é vista por um leigo que pensa "até eu pinto este quadro", mas ignora todo o conhecimento teórico e o estudo que aquele artista efetuou para chegar ao resultado.

Portanto, acho necessário e imprescindível que se estude a estética do bonsai, incluindo todas as regras, a história e as formas orientais. Mas não me sinto obrigado, nem atrelado, culturalmente a segui-las cegamente, uma vez que não sou asiático.

Mesmo aqueles ferrenhos defensores do bonsai japonês dificilmente seguem toda a cultura que em tese estão defendendo. A tokonama, os pergaminhos, as plantas e pedras de acento, a caligrafia, são as chamadas artes correlatas indissociáveis ao bonsai na cultura japonesa, mas facilmente ignorada nos outros países.

Concluo que não somos obrigados a seguir rigidamente todas as regras, mas somos sim obrigados a conhecê-las e a entender sua importância dentro do contexto. A regra que não podemos ignorar é a estética. Um bonsai medíocre não fica mais bonito quando dizemos "é que não sigo as regras".
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AdrianoOliveira



Registrado: 08/03/10
Idade: 47
Mensagens: 62
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko,

Sim, estudei as regras e as formas orientais japonesas e com certeza ainda balizam meu conhecimento sobre bonsai. Acho fundamentais, pois, são um conjunto de práticas que "deu certo", ou seja, anos de evolução e acumulo de conhecimento para se chegar a um resultado que agrada aos olhos de quem admira um bonsai. Tenho assinatura digital da bonsai pasion que basicamente é escrita por articulistas japoneses.

Quanto digo que Walter Pall quebrou esse paradigma, e nem sei dizer se realmente foi ele, porém, de tudo que li acredito que ele tenha sido o primeiro a defender a formação de um estilo moderno ocidentalizado baseado no naturalismo.

Sendo assim, para nós que estamos no Brasil e por aqui ainda não há um estilo definido (acredito eu) e nem sei se haverá um. É muito importante termos em mente isso que ele tenta dizer, não se limitar ao formalismo oriental, é importante ver o que os americanos e europeus estão fazendo e ousar.

Como você disse, a estética prevalece.

Abs
--Adriano
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Perfeito AdrianoOliveira, é isso mesmo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Sou inscrito no fórum há muitos anos, acesso constantemente (e aprendo também constantemente), procuro ajudar no que posso mas evito participar de discussões porque já vi coisas inacreditáveis sendo ditas, replicadas e treplicadas por aqui (tudo passado, creio eu).

Mas deste tópico decidi participar porque respeito e aprecio muito as colocações do Arzivenko e porque tenho uma opinião formada sobre o assunto. Também me identifico com o trabalho de Walter Pall: trabalho minhas plantas de uma forma que elas podem realmente ter na natureza. Sou tão determinado nisso que, para mim, Cotoneaster e Pyracantha só como mame.

Também acho absurdo ver espécies de Ficus tratadas como coníferas, mas quanto a ser radical em que angiospermas não possam ter uma forma piramidal, aí eu discordo. A Grevilea robusta e a Nyssa sylvatica são angiospermas, mas podem enganar olhos inadvertidos como sendo "pinheiros"; e o outro lado também é verdadeiro, pois pinheiros velhos podem assumir formas bem diferentes de um pinheiro jovem, chegando a parecer, de longe, uma decídua.

Recentemente me interessei por espécies que crescem na zona temperada da América do Sul quando adquiri uma espécie típica do Chile e Argentina: Nothofagus obliqua. A forma que esta espécie assume na natureza é capaz de fazer-nos repensar muitas coisas e aí entram os méritos de pessoas como Walter Pall que nos ajudam a ver que, embora os estilos japoneses sejam corretíssimos e consagrados, não são as únicas possibilidades que há.

Abraço!
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AdrianoOliveira



Registrado: 08/03/10
Idade: 47
Mensagens: 62
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Ivo,

Acredito que este equívoco começou com o livro I do Naka, que foi interpretado de maneira equivocada. Já no livro II ele segue a linha naturalista.

Abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Ivo, tua colocação está perfeita, o erro da generalização foi meu, é o preço que pagamos ao colocar todos os gatos dentro do mesmo saco.

Fortaleço teu argumento, Ginkgo biloba é uma Gimnosperma, mas não tem formato de conífera.

Ainda assim, se pegarmos todas as Angiospermas, as de formato piramidal serão exceção, como o ginkgo é entre as Gimnospermas.

Obrigado por participar do debate, muitas pessoas tem medo ou receio de debater, quem me conhece sabe que eu adoro! O importante é respeitar o ponto de vista do próximo, e colocar nossos argumento à prova, caso contrário nunca saberemos se estamos de fato corretos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil