FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

yamadori para 4 especies, como proceder?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 10:27 am    Assunto: yamadori para 4 especies, como proceder? Responder com citação

pessoal, bom dia a todos. gostaria de tirar algumas duvidas sobre yamadori. fiz umas comprinhas num garden esses dias e acho q fiz um bom negocio, eu acho, pois consegui 4 plantas por 50,00 reais e poderia ter levando algumas plantas, de graça, q perderam a parte da copa e ja nao tinha valor comercial para o vendendo, mas meu carro pequeno, nao deixou q fizesse isso, pena... sao as plantas:

- uma caliandra vermelha
- uma bouganvillea roxo
- uma bouganvillea branco
- uma eugenia
tudo isso por 50,00 reais.

mas vamos as duvidas; 1º a calandra vermelha, eu gostaria de engordar o tronco um pouco, posso fazer poda drastica e coloca-la no escorredor com substrato bem drenante? 2º as bouganvilleas, posso fazer o mesmo processo da caliandra? mas nao quero engordar o tronco...
3º a eugenia acabou quebrando alguns galhos aereos na hora do transporte, gostaria de fazer o mesmo com ela, poda drastica e depois ir para escorredor... mas a duvida coletiva é a seguinte, posso retira-las do substrato q vinheram fazendo limpeza total e coloca-las num substrato bem drenante? vlw e obrigado a todos.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiramente acho que foi boa aquisição, trocaria o substrato de todas elas devem estar ai já a algum tempo, a caliandra poda drástica, as bougainvíllea a primeira apenas daria alguma limpada nos galhos e baixaria um pouco a copa a segunda poda drástica logo abaixo da primeira forquilha e a eugenia não vou opinar, pois eugenia longe de mim.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

opa maggioni, primeiramento obrigado pela dica. posso usar nesse substrato: casca de pinus, farelo de coco, ereia de construçao e caqueira?
um amigo disse q podeira adcionar a esse substrato um pouco de terra adubada... acho q todas elas vao sofrer intervençao... minha duvida ta no substrato e qual vaso usar. quanto a eugenia nao entedi muito... é uma planta dificil de trabalhar ou vc nao gosta mesmo? posso tbm limpar todas elas do substrato atual ate deixar as raizes completamentes limpas e ao mesmo tempo fazer poda drastica? obrigado mais uma vez.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

DR GORI!

Eugenia e meio temperamental, por isso parte do pessoal nao gosta muito de lidar com a especie. Quanto ao substrato vai aqui um link do atelier que fala sobre substrato muito util:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22285&highlight=substrato

Abraco!
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

A eugenia e enjoada mesmo de podar demais vai morrer, tive uma mas ela é complicada, pode ser comparada com um buxinho, se mexer muito ela morre, a respeito do substrato o bom é usar algo que seja bem drenante não e necessário misturas muito complexas, apenas caqueira e uma areia grossa 40% de cada e o restante pode ser algo orgânico, húmus, esterco curtido ou terra de mato mesmo é so lembrar de fazer as adubações periódicas é bom utilizar um enraizador se vc for meio drástico com as raízes veja o link abaixo postei alguma coisa no meu blog sobre o assunto, as buganvileas pode podar e transplantar a caliandra tenha um pouco mais de cuidado não elimine tanto as raízes e a eugenia não vou opinar.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 22, 2013 12:24 pm    Assunto: Responder com citação

primeiramento gostaria de agradecer a atençao dos amigos. arthur, obrigado pelo link q me indicou... tem bastante coisa sobre assunto substrato.
joicimar, vou tentar ir nessa dica que me falou, vou usar apenas caqueira, areia grossa e humus... apos o transplante, quanto tempo depois posso adubar? 45 ou 60 dias? pode ser a FO+TM, certo? Wink vlw
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qui Ago 22, 2013 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Uns 60 dias ta blz, vc vai ver se transplantar nessa época as plantas responderão logo, só lembre de protege-las um pouco do sol se a poda de raízes for muito drástica principalmente nos primeiros dias em que o sol estiver muito forte. outra dica para o substrato e a utilização de terra de cupinzeiro.
T + abraço!!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 23, 2013 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

vlw joicimar, desculpe pela demora em responder... estou neste momento na maternidade como pai coruja.... cuidando do meu anjinho q nasceu rsrsrsr. obrigado mais uma vez pelas dicas... mas já abusando de sua atenção, qual proporção uso em poda de raiz, ou seja, se cortar 30% de raiz, quando devo cortar da parte aérea da planta? li alguma coisa a respeito, mas não entendi.. vlw, e obrigado mais uma vez a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mooh



Registrado: 24/06/13
Mensagens: 48

MensagemEnviada: Sex Ago 23, 2013 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Qto as raizes nao vou opinar, pois nao sei muito sobre isso, mas a adubacao, da uma pesquisada sobre o uso de osmocote, os resultados sao muitos bons, sua liberacao e lenta, e bem completo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Sex Ago 23, 2013 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiramente parabéns pelo nascimento do seu filho, mas a respeito da caliandra e das bougainvílleas pode cortar valendo sem medo elas não são sensíveis se vc tirar apenas 30% das raízes pode até fazer a poda drástica se quiser, só espere algum tempo para a adubação, fiz isso nas minhas e deu certo mas se quiser ter mais cuidado apenas transplante-as e espere até fim do mês de setembro e vai sem medo.
Mas primeiro de atenção a esposa e ao filho(a), enquanto isso os bonsai podem ficar esperando.
T + abraço!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 23, 2013 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

opa amigo mooh obrigado pela dica do osmocote, já li alguma coisa sobre o mesmo... mas vlw pela dica. obrigado mais uma vez joicimar , depois postarei fotos das plantas, mas como vc falou, a atenção sera toda pra filhota e pra mamãe. obrigado amigos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil