FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Escola Chinesa ou Japonesa??
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  

Qual sua escola??? Chinesa??? Japonesa???
Chinesa
18%
 18%  [ 2 ]
Japonesa
81%
 81%  [ 9 ]
Total de votos : 11

Autor Mensagem
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Dom Ago 25, 2013 2:07 pm    Assunto: Escola Chinesa ou Japonesa?? Responder com citação

Boa tarde pessoal,

quando ainda adolescente tive meu primeiro contato com o Bonsai na casa de um MESTRE CHINÊS DE KUNG FU, porém não estava preparado para praticá-lo e aquelas belas árvores não saíram da minha cabeça... o tempo foi passando e a vida me levou completamente para bem longe da cultura chinesa, sem que os BONSAI saíssem da minha mente... há pouco mais de 2 anos e 6 meses plantei a minha primeira sementinha de pitanga, pois foi a única planta que estava ao meu alcance e de lá pra cá obtive várias mudas (algumas morreram, outras estão BEM vivas)... porém hoje vejo que a maioria das pessoas seguem a escola japonesa de BONSAI eu particularmente me fascino mais pela escola chinesa...

gostaria de saber se tem alguém aqui no FÓRUM que também se inspire na linha da escola chinesa de Bonsai...

desde já agradeço a atenção de todos!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Seg Ago 26, 2013 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

No meu ponto de vista, por favor não leve como uma crítica pessoal, generalizar o bonsai como "chinês" ou "japonês" é leviano. Isto porque existe uma profusão de escolas diferentes mesmo na China e no Japão. Também estão ignoradas as escolas vietnamitas, norte-americanas, italianas e diversas outras.

Eu, particularmente, me identifico com a escola "Naturalistic" tendo Walter Pall como exponente, por isto não votei na enquete.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Ago 26, 2013 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acredito que a escola japonesa tenha mais material disponível para pesquisa facilitando sua disseminação. Mas pra mim ainda é uma grande incógnita esse monte de escola que o Arzy citou...
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Ter Ago 27, 2013 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde meu amigo Arizivenko,

sei que é leviano classificar generalizadamente as escolas chinesas e japonesas, devido a quantidade infinita de estilos(escolas)... mas a intenção foi acontecer justamente o que aconteceu com o Filipe (criar uma curiosidade nesta ou naquela escola) e dessa forma forçar as pessoas a pesquisarem um pouco mais sobre o Bonsai... eu particularmente apesar de ser amplamente influenciado pelas escolas chinesas, admiro bastante o NATURALISTIC mencionado por você e sou fissurado pela forma dos tailandeses conduzirem o NEBARI das suas plantas...e penso que é aí que surge a mística do Bonsai... não existe um padrão certo definido por esta ou aquela escola e sim uma condução feita por você para determinada árvore....

espero que este post venha a esclarecer muitas dúvidas à respeito de como seguir com as conduções futuras e assim criarmos plantas mais belas com um pouquinho de cada cultura....

Abraços a todos!!!

PS.: Arzivenko, só uma ressalva... se fosse uma crítica pessoal, eu não veria nada demais nisso.. pois é através das críticas que evoluímos.... então toda vez que tiver que me criticar de forma construtiva(não pejorativa) fique bastante à vontade... Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 27, 2013 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Creio que uma grande escola é este nosso Fórum, principalmente para nos iniciantes.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 1:50 am    Assunto: Responder com citação

JOICIMAR MAGGIONI escreveu:
Creio que uma grande escola é este nosso Fórum, principalmente para nos iniciantes.


I ai Joicimar, beleza???
concordo com você quando fala que este fórum é uma excelente escola, afinal de contas é por isso que estamos aqui... porém devemos ter em mente o que queremos seguir, não podemos sair por ai apenas copiando(fazendo clones de bonsai).. temos que ter um norte e este só teremos inspirados numa escola(linhagem) de bonsai... uns preferem o bonsai contemporaneo, onde prima pela escultura viva da planta... já outros por bonsai tradicional, onde também se adquiri exemplares espetaculares, porém atraves de uma condução mais modesta, seguindo os padrões naturais, com poucas ou nenhuma aramação... qual forma de fazer bonsai lhe agrada??? será que é a mesma que agrada a todos??? isso é definir a escola a ser seguida...

Abraços!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 3:39 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
porém devemos ter em mente o que queremos seguir, não podemos sair por ai apenas copiando(fazendo clones de bonsai)..


maket31 concordo plenamente.

Citação:
qual forma de fazer bonsai lhe agrada??? será que é a mesma que agrada a todos??? isso é definir a escola a ser seguida...


Exatamente, hoje com a internet é fácil acompanhar o trabalho de diversos artistas em diferentes pontos do globo. Cada um de nós, por suas experiências de vida, formação ou gosto, acabamos por nos identificar com certos estilos ou padrões de estética, utilizando-os como parâmetro para guiar nosso próprio trabalho.

O bonsai deve ser feito para si, tentando incorporar o design que melhor representa nosso gosto próprio. Copiar padrões sem questionamento, produzindo peças estereotipadas não me agrada, mas pode agradar a outros e não cabe a mim dizer que estou certo e os outros errados. É uma questão de gosto.

Primeiro tentamos satisfazer nosso gosto pessoal, se o trabalho final agrada aos outros é reconhecimento pelo mérito, mas de forma alguma o objetivo principal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

I ai Arzivenko, beleza man???, concordo plenamente com você quando diz que cada um deve tentar satisfazer o próprio gosto e QUE JAMAIS DEVEMOS JULGAR O GOSTO ALHEIO... quando elaborei este tópico eu tive alguns objetivos e vejo que você compartilha da mesma forma de pensar que eu... quando me refiro a qual escola seguir, eu não o estou fazendo nada mais do que por um "protesto" por um comentário que eu li em um tópico, onde uma pessoa postou a foto de uma planta e um outro participante reagiu a um comentário com as palavras: "não é questão de gosto, tem que ser feito isto na sua planta..." isso me deixou tão constrangido que resolvi fazer este tópico à parte, pois não cabia a mim repreendê-lo no comentário que ele fez, uma vez que cada um é livre pra fazer o que quer, desde que não agrida a terceiros...

Abraços!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

maket31 esta semana vou preparar a tradução de um artigo sobre este tema. Será bem pertinente, fica ligado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:
maket31 esta semana vou preparar a tradução de um artigo sobre este tema. Será bem pertinente, fica ligado.


pode ficar tranquilo que estou sempre ligado aqui no fórum.... aprendendo cada vez mais...

Abraços!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

já tomei várias invertidas desse cara aqui
sem dever nada no jogo do bicho.
ele é osso duro de roer tanto quanto seu nome é dificil de ser pronunciado.
respeito suas opiniões porém a maneira como as expõe as tornam difíceis de digerir.
o forum do atelier do bonsai é onde os foristas são os mais bem educados que conheço, participei e participo de diversos foruns mas em nenhum outro há tanto respeito mútuo quanto aqui.
não sei se isto é influencia da arte do bonsai na mente dos praticantes mas em geral os caras aqui tem muito respeito ao postar qualquer coisa.
raras são as excessões a esta regra. Rolling Eyes
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Qua Set 04, 2013 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

josecarlosbarros escreveu:
já tomei várias invertidas desse cara aqui
sem dever nada no jogo do bicho.
ele é osso duro de roer tanto quanto seu nome é dificil de ser pronunciado.
respeito suas opiniões porém a maneira como as expõe as tornam difíceis de digerir.
o forum do atelier do bonsai é onde os foristas são os mais bem educados que conheço, participei e participo de diversos foruns mas em nenhum outro há tanto respeito mútuo quanto aqui.
não sei se isto é influencia da arte do bonsai na mente dos praticantes mas em geral os caras aqui tem muito respeito ao postar qualquer coisa.
raras são as excessões a esta regra. Rolling Eyes


Realmente José Carlos este fórum é muito bom mesmo.. aqui se tem mais respeito que em outros, isso é notável, por isso o sucesso dele... porém não devemos ter isso em mente e nos nivelar por baixo... e quanto às invertidas(como vc diz) do Arzivenko, provavelmente vc deve ter dado algum vacilo, mesmo que seja besta,mas deu...kkkkkkkkkkkk... mas é assim mesmo man, se passar muito a mão pela cabeça, não se evolui... ele é muito conhecedor da arte e pelo que vejo um cara justo...

Abraços!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião existem duas escolas bem distintas: Japonesa e chinesa. As demais, europeias, vietnamitas, indonésia, norte americanas são apenas variações.

Como nas plantas: se temos 2 gêneros, cada qual tem uma infinidade de espécies.

Vejo a japonesa como a que têm regras bem claras (como frente de bonsai), até por conta que no Japão os bonsai ficam encostados à parede (dai ter frente).
Já na China, imensos espaços, as plantas ficavam no meio das salas, em pedestais, por isso não poderiam ter frente, pois se visualizava em todos os Ângulos. Não tem como esconder defeitos. Mas, em contrapartida, tem menos regras. É mais flexível.

Na maneira que pratico, depende da espécie, forma, tamanho da planta que vou trabalhar.

Entendo assim!!!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Set 10, 2013 11:40 pm    Assunto: Responder com citação

Elio essas "duas escolas bem distintas" não são tão distintas assim. O museu do penjing em shanghai têm mais bonsai no "estilo" japonês que penjing chinês. Inclusive a árvore mais famosa, a "welcome tree" foi cultivada no Japão antes de ir parar na China.

Ou então o "Long Chuang Peijing" que é completamente bidimensional, foi criado na China e tem apenas uma frente.

Ou os bonsai da Kaori Yamada, que é japonesa, faz bonsai completamente diferente do que estamos acostumados como sendo japonês.

Ou o próprio Masahiko Kimura, japonês, que trabalha plantas completamente tridimensionais, aliás, eles que deu o pontapé no naturalistic. Foi quem levou a madeira morta para outro patamar, coisa que não era usual no Japão, porque "uma árvore não pode ter cicatrizes".
Eu acho leviano dizer, japonês pra cá, chinês pra lá, e o resto é derivado. Bom, se o bonsai foi levado da china pro japão mil anos atrás, então bonsai é tudo chinês e pronto.

Ou então a gente aceita que cada artista tem uma linha e que alguns grupos étnicos possuem um trabalho característico.

Como exemplo, o próprio Erik Wigert, dos EUA, que vi pessoalmente fazendo demonstrações, transformou dois ficus em pinheiros, com copa triangular e todos ramos na horizontal. Como dizer que isto é o mesmo que o bonsai Europeu, ou mesmo que o bonsai das philipinas.

Abraços.

Saika Bonsai de Keori Yamada, no Japão:


Bonsai de Masahiko Kimura, no Japão (ou é um penjing?)


Shanghai Botanic Gardens Penjing, na China:



Eis aqui o recente prêmio de design no "Vietnam International Bonsai Show"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Set 11, 2013 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, não é LEVIANO dizer que japonês pra lá e chinês pra cá. Falo das escolas clássicas japonesas e chinesas. Como foram criadas e mantém-se tradicionalmente. Não é porque um chinês resolveu fazer uma planta no estilo clássico japonês que criou um outro estilo. E vice-versa.
Está bem explicado no meu texto.
Qualquer livro de autor sério, no mundo, diz isso.

Depois, é a minha opinião, apenas externei. Não sou leviano, como vc me chamou acima. Respeito é bom e eu gosto.

Ministro cursos de bonsai há mais de 6 anos e para isso estudo e pratico.
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil