FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jequitibá pra engrossar
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qui Ago 29, 2013 8:29 pm    Assunto: Jequitibá pra engrossar Responder com citação

Olá a todos, gostaria de tirar uma dúvida e receber algumas opiniões sobre um assunto que eu não domino muito por falta de experiência no bonsaismo!

Seguinte, fiz uma poda radical no meu Jequitibá, já tenho um estilo definido para ele e o que falta é engrossar, bastante.




Pelo que sei, tenho duas opções:

-Deixar o galho principal crescer livremente para engrossar bem rápido, fazendo com que as novas brotações apareçam em sua maioria no ápice;

-Modelar ele já agora, podando os ápices e cultivando os patamares que virão a brotar ao longo do galho principal, o que atrasaria bastante o engrossar do galho principal.

Seriam essas as opções, certo? Quais os prós e contras de cada uma? Não sei muito bem como as plantas respondem a cada uma das técnicas, pois não tenho muita experiência e gostaria, se puderem, de ajuda nesse quesito.

Obrigado!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Ago 29, 2013 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Tityus, escrevi esse texto há algum tempo, talvez te ajude: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17944
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Sáb Ago 31, 2013 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

isso aí é galho de sacrificio né amigo, quando tiver no calibre desejado corte o fora. daí terá o resto de baixo pra trabalhar.
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Dom Set 01, 2013 1:10 am    Assunto: Responder com citação

Se vc quer engrossar o tronco o correto e plantar ele diretamente no solo por algum tempo ou colocá-lo em um vaso maior com um subtrato mais "gordo", e fazer adubações quimicas regulares geralmente a cada 20 dias.
T + abraço!!!!!
Visitem meu blog:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/importancia-do-npk-para-as-plantas_31.html
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Ter Set 03, 2013 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, obrigado pelas respostas galera!

Marco, valeu o texto, informações bem úteis :]

José Carlos, não é bem por aí que eu estava pensando.

Joicimar, planejo colocálo num vasão assim que der, adubação tá firme e forte nele.

Então, eu acho que não me esclareci direito, oq eu queria saber mesmo é se eu começasse a podá-lo e estilizá-lo agora mesmo e deixar pra engrossar depois de estilizada e mesmo que leve muito tempo [tenho bastante paciência, rsrs] compensaria mais do que ter que esperar brotações futuras no tronco que atualmente é na realidade um galho de sacrifício como disse o Jose, que facilitaria suas brotações mais embaixo.

Valeu, =]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil