FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sequoia sempervirens - a sequoia gigante
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Ago 28, 2013 11:00 am    Assunto: Sequoia sempervirens - a sequoia gigante Responder com citação

Bom dia aos foreiros e foristas! Smile

Eu sou iniciante na arte do bonsai, e dentro de tudo que estou aprendendo continuamente sobre o bonsai, incluindo muito de botânica, aqui e em outros locais, o que mais me deixa maravilhado é o fato de árvores robustíssimas e muito rústicas serem reduzidas a plantas delicadas, e mesmo em vasos diminutos, continuarem mantendo aparência, proporcionalmente, de gigantes. Por esta e outras razões, me interesso pelas maiores árvores do mundo. Plantei semana passada o Adansonia grandidieri, o maior Baobá nativo da ilha de Madagascar. Estou com uma Araucaria angustifolia germinando a todo vapor que a altitude ZERO litorânea de onde vivo permite. Sei que iniciante deveria começar com Acer palmatum, Ficus, etc, eu até tenho Ficus, caliandras, jabus, pitangueiras, e outras. Mas o desafio sempre me parece muito mais tentador quanto maior ele se apresenta! E da Araucária, se alguém diz que é impossível, eu digo que existe um cara em Curitiba que tem um exemplar. Se ao menos UMA pessoa consegue realizar alguma coisa, aquilo deixa de merecer o rótulo de "impossível". Pode ser muitíssimo difícil, mas não impossível.

E agora, eu gostaria de saber se alguém já teve o interesse em cultivar Sequoia sempervirens, a sequoia gigante americana. Comprei algumas sementes, mas no manual fornecido pelo vendedor, diz que a taxa de germinação é cerca de 5%, e que mesmo se a semente estiver viável, sua germinação é bem lenta de modo que os primeiros passos com a planta são bem difíceis. Por esta razão, gostaria de saber se algum curioso ou algum maluco como eu já se permitiu este desafio!

Caso alguém conheça as particularidades do plantio, ou possa ajudar de alguma forma, agradeço bastante!

Abraço a todos vocês!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Ago 30, 2013 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Oi Simba.

Apenas para abrir o tópico...e abrir um pouco a mente rsrs
Pelo que eu vi da espécie ela se dá bem no Hemisfério Norte, em altitudes mais altas, clima de montanha.
Entretanto, outro dia estava vendo uma reportagem que passou por aqui no RS,
não tenho certeza se era sobre o Parque das Sequoias, em Canela.
Nesse local, que é um parque privado, a espécie foi plantada já possuindo árvores com mais de 60 anos e 35 metros de altura.
Lembrando que ela pode chegar a 3000 anos e 120m de altura em seu habitat natural...
Então acho que é viável, embora difícil...
Abraço
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Ago 30, 2013 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Exato seph, são de altitude, mas podem se adaptar a outros ambientes, desde que observadas as suas principais exigências.

Pois então, me disseram no manual do fornecedor, que era para utiliza água com gás para acelerar a germinação, como processo de pré-tratamento para ajudar a quebrar a dormência e aumentar as chances de viabilidade da semente. Porém, achei muito estranho os caras recomendarem ácido carbônico, que é em suma o que os líquidos gaseificados possuem e penso que é extremamente forte para uma semente frágil como esta. Pode até ser que funcione, mas eu não vou seguir isto.

Achei um site norte americano que ensina um método melhor, chamado escarificação a frio. Sendo eles, os americanos, que possuem esta planta como nativa hoje em dia, penso que eles sabem melhor o que e como fazer! Este método eu encontrei em outras fontes e outros sites por onde andei pesquisando também. Portanto, penso ser algo que realmente tem uma comprovação científica, além da comprovação prática. Coloca-se as sementes de molho em água e leva-se a geladeira. A temperatura recomendada é cerca de 4 graus Celsius. As sementes inicialmente ficam todas boiando na água. O método diz que as sementes devem permanecer na geladeira de 3 a 4 semanas, mas deve-se observar se nesse meio tempo as sementes afundam. Se isto acontecer, elas estariam prontas para serem plantadas. Aí tem toda uma outra explicação sobre o substrato, questão da umidade, drenagem, etc, e também quando elas germinarem (se acontecer!) existe a chance de morrerem se o substrato não for molhado diariamente, pois as raízes da planta novinha são incapazes de absorver água do solo, devendo o cultivador molhar diretamente suas raízes, porém sem encharcar o substrato. Resumindo: planta bastante exigente quando nova, mas que depois disso deve compensar pela imponência, beleza e longevidade.

Entretanto, se alguém já tiver experiência com a planta, será muito bem vindo para me dar dicas que talvez eu não tenha me atentado.

Abraços
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Sex Ago 30, 2013 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Simba, abaixo foto do bonsai de Araucaria do Renato de Curitiba,
e um desafio e este e o unico exemplar com o formato aproximado
da Araucaria Angustifolia (Pinheiro do Parana)



Quanto a Sequoia Serpenvirens sera um grande desafio, possivel mas nao sera facil, vai uma foto de bonsai de uma Sequoia para inpiracao



Abraco
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sáb Ago 31, 2013 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

Simba

Esse processo que vc descreveu me parece, sim, a estratificação a frio.
A escarificação pode ser com água mesmo ou química, dependendo da dureza que a semente tiver...
Eu mesmo estou fazendo alguns testes desse tipo,
onde a maioria das sementes foram estratificadas em água morna 38° e
posteriormente à frio por períodos direrentes.
São sementes de plantas exóticas, todas passando por estratificação a frio.
Algumas utilizei ácido giberélico, para efetuar escarificação antes da estratificação.
Agora elas estão sendo retiradas aos poucos da geladeira e sendo colocadas em sementeiras. Vamos ver no que vai dar...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Sáb Ago 31, 2013 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

Acer palmatum não considero planta de iniciante ainda mais levando em conta o preço de uma muda. Laughing
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sáb Ago 31, 2013 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

A sequoia é muito bonita né! Vai dar certo sim, vou tentar levar direitinho todos os processos, depois eu conto o resultado, mesmo que eu não consiga da 1a vez!! Smile

Olha, essa araucária eu já tinha visto por outra foto, é muito linda a planta, não? Eu pretendo tentar fazer uma parecida, fui numa floricultura aqui em Floripa, tinham várias araucárias lá, e não era caro. Mas precisaria saber se este Renato está disposto a passar prá frente a técnica que ele utilizou na planta dele, até obter este resultado belíssimo que vemos. Outros tantos já devem ter perguntado ou tentado contato com ele, imagino eu. Alguém possui o contato dele?

Valeu pessoal, abraço a todos!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sáb Ago 31, 2013 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

josecarlosbarros escreveu:
Acer palmatum não considero planta de iniciante ainda mais levando em conta o preço de uma muda. Laughing


Ah, o Acer palmatum é carinho mesmo, até a semente! Mas aí em Curitiba tem uma vizinha da minha mãe que tem na frente de casa, logo logo quando eu for aí fazer uma visita a familia, vou visitar o Acer da vizinha!! Smile Quem sabe sai uma estaquinha!! Hehehe!

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Simba, eu tenho alguns exemplares de sequóia plantados em terra preta e casca de arroz.
Estão bem viçosos e crescendo muito lentamente.
Estes exemplares consegui através de estaquia de uma árvore podada em uma reunião.
Inicialmente mantive em areião por uns dois anos, e depois replantei em vasos individuais.

Vou ver se tiros fotos para postar aqui.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Set 02, 2013 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Renato, pode postar aqui neste tópico mesmo, tô curioso prá vê-las!!

E valeu pelas dicas de solo.

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil