FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Hokidashi de Jabuticabeira - peço sugestões
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Jul 30, 2013 7:17 pm    Assunto: Hokidashi de Jabuticabeira - peço sugestões Responder com citação

Queridos foristas,

Hoje fui visitar uma floricultura grande aqui em Florianópolis e vi uma jabuticabeira que não podia deixar de ser minha! Na verdade, fui lá ontem, namorei, e voltei prá casa inquieto. Voltei lá hoje e ela ainda estava lá, sorte!

Enfim, peguei ela com boa saúde, inclusive começando uma florada. Não souberam me dizer a idade da planta, mas eu com minha inexperiência calculo uns 6 anos, possivelmente mais. Quase certo que é enxertada, então fica pior prá um iniciante tentar adivinhar a idade da planta... Bem, tirei boa parte das folhas, pois muitas estavam roídas de formigão, achei dois casulos abandonados de lagarta, e duas micro aranhas. Enfim, parece que ganhei uma fauna completa junto, mas aos poucos fui dando conta destes animais.

O substrato está uma mistura não homogênea, ou seja, perto dos troncos, há uma argila mais dura e seca, e nas bordas da lata, existe uma terra mais drenante. Aparentemente tem bastante raiz.

Penso em fazer uma intervenção mais drástica no final do inverno, mas estou meio tendendo a encaminhar esta planta para um estilo Sokan, ou seja, com tronco duplo fazendo uma só copa. É verdade que as jabuticabeiras acontecem assim na natureza, mas se alguém puder me ajudar com mais idéias, ficarei muito agradecido!


Esta seria a frente da planta:




Aqui a lateral:




Parte traseira:




Vista de cima:




A estrutura dos galhos:




Foto comparativa:




É isso, espero que gostem da planta e que possam me ajudar a encontrar um caminho bom para ela!

Abraços a todos!


Editado pela última vez por Simba em Seg Dez 02, 2013 12:43 pm; num total de 5 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 30, 2013 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Sad

Editado pela última vez por DR.GORI em Ter Ago 06, 2013 6:53 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 8:31 am    Assunto: Responder com citação

Nenhuma idéia?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Os dois troncos estão bem distanciados. Podem ser duas mudas diferentes. Certifique-se disso. Se forem duas mudas separe. Se tiver bifurcação bem baixa poderia optar por um estilo tronco duplo. Daí é uma questão de gosto e escolha. Eu ficaria somente com o tronco maior, fazendo uma poda drástica. Usando a primeira foto, tiraria o galho mais grosso da direita, deixando mais fino, porém cortando também ele com uns 10 cm de comprimento. Depois subindo cortaria o tronco mais grosso deixando a linha do tronco seguir pelo galho da esquerda, porém cortando ele também com uns 5 cm de comprimento. Vai sair brotação por todos os lados, depois será a hora de selecionar apenas as que formarão a estrutura básica da planta.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

Primeiramente, muito obrigado por responder. É um prazer ter aqui recomendações de um bonsaísta com a sua experiência. Vejamos se eu entendi sua idéia (supondo que sejam duas mudas ou que eu despreze o tronco da esquerda para este projeto):

Planta antes:





Planta depois:




Perdoe a tosquice da minha edição, mas acho que se eu entendi legal a idéia, é por aí mesmo. E perdoe as cebolinhas, salsinhas, manjericões, alecrim e a strelizzia ali atrás! Horta de apartamento é fogo! Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Não tem o que pedir perdão Simba, o fundo está ótimo. Hortinhas de apartamento são um luxo. E sua composição aí com a streliza está perfeita.
A idéia é esta mesmo. Única coisa é que nào sei se o galho mais fino da direita, este que já está meio deitado, está verde. Eu imaginava utilizar este e não o mais grosso. Um pouco porque o mais grosso sobe e engrossa na bifurcação. Se for usar o mais grosso teria que cortar ele ainda mais curto, abaixo de onde começa engrossar, e utilizar depois as brotações dele. mas é bem por aí. A linha de tronco que eu imagino é esta mesmo.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Sad

Editado pela última vez por DR.GORI em Ter Ago 06, 2013 6:54 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Sad

Editado pela última vez por DR.GORI em Ter Ago 06, 2013 6:55 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Elio, aqui eu acho que possivelmente a foto possa estar te enganando, ou então talvez eu não tenha entendido completamente a sua idéia, no que diz respeito ao galho mais fino da direita. Você diz aquele galhinho mais comprido e horizontal?

O outro galho, o mais grosso, ele possui ali atrás um jin natural (vide foto "foto comparativa"), por isso ele engrossa. Na minha montagem, quis usar o mais fino dos dois da bifurcação, mas não o que está mais deitado, que lendo seu último post, entendi ser o galho que você tinha intenção de mencionar.

Este galhinho horizontal está bem verde e flexível, ele sai do tronco praticamente a 90 graus da bifurcação. Por isso eu queria te perguntar, se seria mesmo adequado utilizar este galho, até por ele ser bem desproporcional em diâmetro em relação ao e ao outro galho superior, na parte esquerda, que vc havia sugerido anteriormente. Não estou duvidando da qualidade da tua sugestão, apenas questiono justamente para provocar uma explicação, onde com certeza eu vou aprender bastante.

Muito obrigado!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Sáb Ago 03, 2013 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Sad

Editado pela última vez por DR.GORI em Ter Ago 06, 2013 6:55 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Bom,

Neste final de semana, resolvi acabar com o mistério. Tirei esta criança da lata, e como estava parecendo mesmo, eram duas plantas separadas. As plantas estavam com um bloco de argila compacta no torrão, e tinha de tudo: barata, formiga miúda, formigão mais graúdo, e alguns insetos que eu ainda não conhecia, tipo uns filhotinhos de barata, mas não era! Enfim, fiz um molho com uns pingos de detergente, desmantelei a argila, e começou sair essa fauna toda, ao que eu afoguei e intoxiquei todo mundo (espero que a planta não tenha sido uma das vítimas!)

Depois, deixei as duas com as raízes de molho no Superthrive, e resolvi por enquanto somente utilizar a planta do tronco mais grosso. A segunda planta, com tronco ligeiramente mais fino, está num vaso com 75% areia e 25% terra. Ela está com algumas flores e eu gostaria de testar se esta florada vai dar em alguma coisa. Podei alguns galhos e folhas. Pelo que já li, vi que o stress de um transplante pode requerer que eu retire as flores e interrompa o processo, a fim de poupar a energia dela, mas creio que ela possa gerenciar isso sozinha derrubando a florada se ela sentir falta de energia prá frutificar, ou será que não? Aqui é minha 1a pergunta!

Sendo assim, eu não sei se consegui fazer como o professor Elio tentou me ensinar, mas se o nobre estiver lendo aqui, queria dizer que deixei aquele galhinho mais fino só para ter uma opção. Se não precisar, corto depois. Achei melhor do que depois dizer "puxa, cortei bem aquele galhinho que eu ia precisar!"

Outro detalhe: aramei duas raízes do nebari, pois estavam tendendo a ficar com as pontas para fora do substrato. Posicionei-as e deixei o arame fazer o resto do trabalho. Ah, o substrato tentei compor algo bem drenante com o que eu tinha aqui em casa, 75% areia grossa + 20% material orgânico e 5% vermiculita. Optei por colocar um tanto de material orgânico, pois não poderei adubá-la tão cedo, conforme época e poda drástica.

Enfim, o que eu mais preciso agora são críticas, por gentileza, observem as fotos e digam mesmo. Sou iniciante e com certeza devo ter feito alguma(s) coisa(s) errada(s). Agradeço antecipadamente!


Lado que eu gostaria que fosse a frente da planta:




As costas:




Lado 01:




Lado 02:




Vista de cima:




Nebari:

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Nenhuma crítica? Preciso aprender, critiquem por favor!

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Dom Out 06, 2013 3:15 pm    Assunto: Responder com citação

Como elas estão?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Out 08, 2013 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Opa Victor,

Tá meio corrido prá fazer fotos, voltei de férias ontem e já estou indo viajar amanhã de novo, mas até o final de semana eu acho que consigo postar.

Esta que podei radical já brota legal, ainda não com aquele vigor, mas tá encaminhada. A outra, mais fina e que optei por não podar muito, parece que não está respondendo tão rapidamente. As folhas dela estavam feias desde que precisei desmontar o torrão no transplante por causa dos formigueiros. Desde então ela parece que congelou. Não morre, nem vive! Deixei na meia sombra e estou mantendo as regas, vamos ver mais prá frente...

Fica ligado no Sábado ou Domingo que eu coloco as fotos aqui, valeu?

Abraço!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/10/10
Idade: 41
Mensagens: 142
Localização: Teixeiras-MG

MensagemEnviada: Dom Out 13, 2013 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Em minha humilde opinião, acho q vc tem q cuidar dessas raízes altas. Você tem q ver se a continuação do tronco, abaixo dessas raízes altas, possui ramificações finas ou é apenas a pivotante. Se tiver ramificações, espere a planta se recuperar e corte fora essas raízes altas que não contribuirão em nada pra seu futuro bonsai. Se não houver ramificações, ou seja, for a pivotante, o melhor é cortá-la um pouco abaixo dessas raízes altas, que serão o novo nebari. abç
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil