FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Vasos baratos para bonsai
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
adriano paes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/12/05
Mensagens: 169
Localização: Alfenas - MG

MensagemEnviada: Ter Mar 07, 2006 12:46 pm    Assunto: Vasos baratos para bonsai Responder com citação

Eh o seguinte....ainda sou meio que principiante na arte.Acho que o vaso para Bonsai eh sempre um assunto polemico e para muitos que querem comprar um ate mesmo pela internet acham o preço certo ponto abusivo......realmente devemos concordar que é caro diante da condição do nosso país....diante disso resolvi procurar uma solução...qual seria???no nosso pais surgiu inumeras lojas chamadas de 1,99.Observando em minha cidade eu encontrei varios potes de porcelana(material igual das xicaras)...Achei alguns potes ate identicos a de bonsais...ja consegui encontrar....mas tem um problema...eles nao tem furos ai vc entra com a sua agilidade e jeitinho q cada um tem...rs...acho q eh uma boa dica....por favor bonsaisistas mais experientes me corrijam por favor se eu estiver errado...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Mar 07, 2006 1:36 pm    Assunto: Re: Vasos baratos para bonsai Responder com citação

Olá Adriano,

É isso ai mesmo amigo. Para falar a verdade eu ja plantei arvores ate mesmo em vasos de (desculpem o termo) "macumba" Very Happy , isso no começo que nao sabia onde arrumar e tals. Comprava em lojas de R$1,99 tambem tijelas de sobremesa (em forma de vasinhos chineses) e outras coisas mais que se assemelhavam a vasos de Bonsai. E foi uma das epocas mais felizes no cultivo do Bonsai, a inocencia e a busca por materiais e materiais, dai vem a criatividade de todo Bonsaista. Voce esta certissimo amigo. T+ e parebens.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Mar 07, 2006 7:55 pm    Assunto: Vasos Responder com citação

Amigo Adriano,

Também já havia pensado nisso, mas parece que existe algum problema pelo fato destes "vasos" serem vitrificados por dentro, o que favorece o aparecimento de algum problema nas raizes.

Abraços
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Mar 08, 2006 7:23 am    Assunto: Responder com citação

E aí colegas,

o fato de ser vitrificado não deixa que a água seja "chupada" pelo vaso como acontece com os porosos. Isso dificulta a disperssão da água e favorece o aparecimento de fungos nas raízes, podendo apodrecê-la. Existem uns vasos nessas lojas que são de material poroso(também rodo muito nelas e até se encontras ferramentas boas nelas) que pode dar certo se a planta for de pequeno porte, pois normalmente são vasos pequenos. Aí é só furar no local mais baixo do fundo com furadeira para concreto e plantar.

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
adriano paes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/12/05
Mensagens: 169
Localização: Alfenas - MG

MensagemEnviada: Qua Mar 08, 2006 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Pelo o que intendi no caso da vitrificaçao eh ruim pq nao chupa como nos vasos de ceramica(barro) acontecendo um acumulo de agua e posteriormente aprodecimento da raiz...bem...eu vo e volto se realmente esse for o problema pois se ouver uma boa drenagem e dependendo da especie da arvore o substrato mais umido eh ate bom...sei lah neh....me corrijam novamente se eu estiver erradado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
adriano paes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/12/05
Mensagens: 169
Localização: Alfenas - MG

MensagemEnviada: Qua Mar 08, 2006 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

Pelo o que intendi no caso da vitrificaçao eh ruim pq nao chupa como nos vasos de ceramica(barro) acontecendo um acumulo de agua e posteriormente aprodecimento da raiz...bem...eu vo e volto se realmente esse for o problema pois se ouver uma boa drenagem e dependendo da especie da arvore o substrato mais umido eh ate bom...sei lah neh....me corrijam novamente se eu estiver erradado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Mar 08, 2006 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

se for o caso de uma espécie como a descrita, menos mal, mas os fungos continuam agradecendo o ambiente favorável que fica ali. Na natureza a água das plantas que nescessitam dela em maior quantidade está em rios e lagos e geralmente o que se tem em volta são pedriscos e areia possibilitando a passagem da água ininterruptamente, dificultando a formação de fungos. Nesse caso do vaso pode ser arriscado, mas pode ser tentado.

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Mar 10, 2006 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Olá Adriano,

Tamebm acredito que possa ser tentado, criei muitas plantas em vasos mesmo sendo vitrificados, porem na maioria das vezes Ficus (uma planta mais resistente), uma dica é fazer furos bem grande, assim melhoraria a drenagem e o escoamento de agua. Fica a seu criterio amigo. T+.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
adriano paes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/12/05
Mensagens: 169
Localização: Alfenas - MG

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 12:00 am    Assunto: Responder com citação

Realmente...acho que vale a pena mesmo....acho que qualquer planta correr risco de sofrer açao dos fungos se uma pessoas mal informada praticamente deixar a planta mergulhada em agua...rs....mais muito obrigado a todos,Illex,Darkaso e Fellini.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
alvaro de castro sousa
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/04/05
Mensagens: 294
Localização: Fortaleza. CE

MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2006 3:43 pm    Assunto: re Responder com citação

amogos,
essa questao e mesmo intrigante. eu tambem compro vasos em lojas de umbanda e ontem vi uma bandeja vitrificada que ficaria uma beleza no meu ficus variegata.+ seguinte: temendo esse resultado quase iminente(os fungos) resolvi quebrar todo o vidro da um trabalho e tanto + "pensei vo exercita minha paciencia." essa nao seria uma opiçao?(com uma ferramenta melhor eu usei uma chave de fenda Confused , sorte o vaso ser pequeno,um cinsero no caso)T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cnarita
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 579

MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2006 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Eu achava que só eu tivesse essa idéia...
Inté me gabava da minha pseudointeligência...

Realmente os vasinhos de macumba são ótimos...


Cnarita
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 17, 2007 3:04 am    Assunto: Responder com citação

Só pra subir o tópico novamente.

O fato de ser vitrificado creio não ser o problema se possuir uma boa drenagem, pois muitas das vezes utilizamos vasos de plástico e os mesmos não absorvem a água. Os amigos se esqueceram desse detalhe. Laughing Embarassed

Um abraço e espero não ter causado contrangimento.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Fev 18, 2007 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal,

Uma solução paliativa para os vasos vitrificados é utilizar o composto vedatop ou vedajá da VEDACIT, mistura-se os componentes e faz-se uma pasta grossa que passada com pincel gruda no interior dos vasos vitrificados e não sái. Apesar do vasilhame ainda continuar sem absorção, a camada que fica em contato com as raízes fica bem porosa e quanto mais demãos você der mais porosa fica, ameniza o problema.




Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/12/04
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Sao gotardo/MG

MensagemEnviada: Dom Fev 18, 2007 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente existe o risco, mas, quem nao tem cao, ...... voces ja sabem ne( a casa fica limpa , rsrsrs) brincadeira gente, acho que seria o caso entao de usar um substrato de pedriscos um pouco maiores e um pouco mais porosos, e um controle melhor das regas, ou seja, regar menos pra nao acumular agua demais.
_________________
Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Idade: 56
Mensagens: 519
Localização: Goiania - Go

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 9:22 am    Assunto: Responder com citação

heheheh, to vendo que a galera tá na pratica do 1,99, acho q todos passam por lá, eu tbm estou nessa prática, agora para ter umas formas para os vasos de gesso e cimento, o vaso drena toda água, e é barato de se fazer, uns potes bons para pequenas plantas são os de caldos, potes de barro ai é só fazer o furo, mas o vaso de gesso e cimento, tem sido um boa saida para uma parte do pessoal do forum. abraços.
_________________
Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil