FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mundando o rumo em um Ulmus.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Jan 17, 2014 12:03 pm    Assunto: Mundando o rumo em um Ulmus. Responder com citação

Olá a todos,

Este ulmus é uma planta que obtive por estaquia no ano de 2000. Ele foi direcionado para ser um ereto informal e vinha encorpando em grandes vasos até ficar um verão inteiro embaixo de uma calha, onde pela força da água acabou ficando com as raízes expostas...

Minha primeira tentativa de correção foi abraçar as raízes na rocha, mas pela falta de uma rocha adequada, não consegui um bom resultado e aqui está uma foto dele por volta de 2005.



O ajuste na rocha ficou cheio de falhas e como eu gostava da parte aérea eu serrei a bifurcação da raiz e tentei voltar ao modelo informal ereto.



Mas para isto ficar bom a planta precisava ganhar espessura na base, eu até tentei coloca-la em grandes vasos, mas a força de crescimento insistia na parte de cima e o afunilamento ficava cada vez mais distante...



Daí eu parti para uma aposta radical, por volta de 2010 eu aproveitei a espessura que havia ganho até então e fiz um corte na base. Eu perderia a parte aérea e o grande tamanho da muda e ganharia uma planta mais compacta e com afunilamento.

O projeto continua a ser de um informal ereto, a espessura e a distribuição dos galhos estão bem encaminhadas... O nebari é que precisa de uma refinada, o tempo e algumas intervenções serão meus aliados para isto...



Ela no momento se encontra assim...



Abraços,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Jan 17, 2014 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Cláudio,

Acho que foi uma boa solução esta que vc praticou. Então agora é esperar e ir moldando de novo os patamares dela. Gosto muito do ulmus, parece que ele se ajeita para qualquer estilo que seja bem conduzido, pelo menos é a impressão que eu tenho. De qualquer forma, sua planta ao meu ver está muito melhor agora do que antigamente. Parabéns!

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Sáb Jan 18, 2014 10:13 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom, Cláudio.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil