FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus - 1
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jan 25, 2014 3:39 pm    Assunto: Ulmus - 1 Responder com citação

Olá a todos,

Este ulmus foi obtido por estaquia no início do ano 2000 e desde então vem sendo direcionado para ser uma planta grande no estilo ereto informal. Eu sei que tenho fotos mais antigas, mas não as encontro agora... Partindo de estaca e com projeto de ser uma planta de bom porte, se fazia necessário uma boa engorda e este é um estágio de meados de 2007.



Pela foto acima podemos ver a intensa ramificação nos galhos mais baixos... Pode-se ver também aramagem, que sempre esteve associado a condução desta planta.

Na próxima foto vemos uma tentativa minha de bombar no crescimento, coloquei vaso sobre vaso e isto durou uns 2 ou 3 anos... pode-se ver também potinhos onde fiz alguns enxertos para corrigir a falta de alguns galhos.



O resultado desta faze foi este, já com os enxertos pegos e com uma discreta poda para avaliação.



Pode-se perceber que houve um direcionamento dos galhos novamente através de tração e aramagem. Mas tive que insistir na engorda e vai outra etapa desta na próxima foto.



O resultado desta etapa podemos ver abaixo em uma outra poda para limpeza.



Depois disto resolvi passar para um vaso provisório de bonsai e começar um trabalho nas raízes... Queria também arrumar os galhos e aumentar a ramificação. O resultado foi este:



Agora, depois de uns dois anos neste vaso e substrato, sinto que já deu o que tinha que dar... O substrato já deve estar passado e a planta começa a perder o vigor. A próxima etapa será um investimento em escorredor e mamadeira, com o objetivo de dar um melhor acabamento na parte aérea...



Bem, por hora é isto...

Abraços,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 50
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Sáb Jan 25, 2014 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

Belíssimo trabalho. Ficou muito harmônico, agradável de olhar. Ficou show!!
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 25, 2014 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

cara, tá incrível!! parabéns!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 17, 2014 8:56 am    Assunto: Responder com citação

Muito bonito mesmo... essa espécie pode sofrer torção drástica quando nova?
Pois parece que o amigo deu uma boa torcida, assim como são feitas com caliandras...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pethrus Barros
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/02/10
Idade: 43
Mensagens: 413
Localização: Garanhuns-PE

MensagemEnviada: Seg Fev 17, 2014 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Essa tá lindona e eu estava pensando como fazer uma mamadeira usando uma bacia grande para a planta, agora já sei como fazê-lo. Very Happy
_________________
Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Fev 17, 2014 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio eis aí um trabalho elogiável. Associando técnicas diversas com a paciência da espera a fim da planta poder engordar, os galhos crescerem se formarem, enfim o saber esperar a planta responder, você conseguiu um resultado invejável. Muitas vezes nos "contentamos" com um galho que falta, ou com um ramo mal posicionado, ou com um tronco medíocre e finalizamos a planta antes dela estar no ponto de finalizar. Você soube esperar as coisas acontecerem, tomando as medidas necessárias para correção, pois simplesmente esperar que a planta melhore sozinha também de nada adianta. As plantas respondem a intervenções. Mas precisam do seu tempo para a resposta. tem gente que intervem na planta e em pouco tempo quer mexer novamente pois resposta está demorando.... Espere! Parabéns pelo trabalho e obrigado por mostrar como é possível se fazer um bom trabalho utilizando as técnicas adequadas e sabendo esperar o momento certo para intervir novamente. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Fev 17, 2014 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

GIULLIANO CARNEIRO e Luni.

Obrigado pelas palavras...


Seph1903.

O formato do tronco foi uma das primeiras intervenções nesta planta... Ela era uma estaca fina e comprida, daí foi fácil entortar e torcer desta forma. Este procedimento eu fazia em todas as minhas mudas e elas acabavam com o mesmo padrão. Hoje em dia eu faço diferente, ainda utilizo muito o arame, mas vou formatando por partes e dando mais atenção ao afunilamento.

Pethrus Barros,

Isto que eu fiz dá muito resultado, acho que é uma boa alternativa para quem não pode plantar diretamente no solo. Em breve postarei outras que seguiram este mesmo caminho.

Elio Luis Secchi,

Obrigado pelos comentários... Esta planta é um histórico meu no bonsai, vai desde a estaca plantada até os dias de hoje... São muitos erros e acertos ao longo de vários anos. A paciência foi minha aliada, mas só ocorreu porque eu curti cada etapa. Muita gente só valoriza o trabalho finalizado no vaso e dá pouco valor ao processo, que muitas vezes leva vários anos para acontecer. Esta planta ainda tem muitos pontos para melhorar, estou planejando leva-la novamente para um grande vaso e tentar com isso melhorar a proporção de alguns galhos, um tipo de engorda localizada em um galho específico.

Obrigado a todos...
Abraços,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2014 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Sábias palavras: curtir o caminho e não apenas esperar achegada!
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 21, 2014 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Show de bola... é isso mesmo...a gente vai conhecendo a planta enquanto ela cresce.
Por esse motivo fiz uma plantação de sementes diversas a cerca de um ano..
algumas germinaram outras não e a partir daí eu me apresentei e pedi se ela tava a fim de me ajudar...rsrs
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil