FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Problemas com Pitangueira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2014 1:27 pm    Assunto: Problemas com Pitangueira Responder com citação

Olá amigos,

tenho uma pitangueira de 24 anos e a 4 estou trabalhando ela p/ bonsai, porém tenho tido um problema recorrente de uma doença que não sei identificar e como tratar. Já procurei por pragas visíveis em toda a planta, mas não encontrei nada, o único sintoma são deformidades em algumas folhas (não são todas) que vem a cair com o tempo. Segue imagem p/ visualização e possível identificação.

Desde já agradeço.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2014 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá há ao menos duas (ou mais) possibilidades para este enrugamento de folhas. A primeira pode ser problema de nutrição... A segunda seriam pequenos insetos que se alojam no verso das folhas sugando a seiva, como a parte de cima segue se desenvolvendo acaba causando as rugas...Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Set 11, 2014 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

Com relação a insetos, já verifiquei folha por folha e nada, tudo limpo. Com relação a nutrição eu tenho colocado adubo com regularidade. Intercalo entre 04.14.08 e FO e TM.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Set 16, 2014 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Opa desculpe a demora no retorno, estava viajando... Bom a nutrição então não seria o problema. Aliás pelo aspecto geral das folhas também deduzi... Sobre os insetos ainda tem uma chance. Existem alguns que somente atuam à noite. No ano passado tive uma ataque de lagartas noturnas numas oliveiras. Eu estava viajando e minha filha visou que tinha algumas folhas comidas. Ele olhava todos os dias e não encontrava nada, mas todo dia o estrago aumentava. Quando retornei mais da metade das folhas já estavam comidas. Foi quando, à noite, fui dar uma incerta e encontrei dezenas de pequenas lagartas em plena refeição... então dá uma olhada. Outra coisa também que pode ocorrer em brotos tenros como este é se pegaram uma insolação repentina (algo assim: brotaram em dias chuvosos e no dia seguinte o sol saiu rachando...daí dá uma sapecada que se reflete em enrugamento quando a folha cresce....Bom acho que é so a'te aí que posso ajudar...rsrsrs
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
erico.bettoni
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/04/14
Idade: 44
Mensagens: 158
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Set 16, 2014 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Apenas citando os casos que já aconteceram comigo...

Quando não era conchonilha ou fungo era excesso de adubação.
Com excesso de adubo tive em duas plantas: Acer e Ipê.
E geralmente acontece nos brotos novos, que absorvem mais nutrientes que as folhas mais velhas.
_________________
Minhas Plantas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Set 17, 2014 8:30 am    Assunto: Responder com citação

Olá Élio,

Vou dar uma verificada durante a noite pra ver se há algo de diferente. De qualquer maneira vou aplicar algum remédio p/ evitar maiores transtornos. Essa planta já tem 24 anos, foi plantada pelo meu velho, mas não com o objetivo de ser um bonsai, porém ele queria se desfazer dela por não estar mais frutificando. Não ia jogar fora ia plantar em alguma praça pra ver se ela revigorava. Claro que ao saber da intenção pedi ela pra mim, porém cm o conhecimento era ínfimo na época, fiz muitas besteiras cm podas erradas e outros, só acertei no tratamento, ou melhor na preparação para fazer o primeiro transplante que foi de um tambor desses de 200 litros para a bacia que está agora. Já estou trabalhando nela a mais de 4 anos.

Infelizmente mesmo com todos os cuidados e adubações ela nunca voltou a frutificar.

Agora ela já começa a ter uma aparência melhor mais parecida com um bonsai, claro que ainda muito longe do trabalho finalizado.

Erico, acredito que excesso de adubação não seja o caso, pois agora no inverno diminuo a adubação, fazendo em média a cada 30 dias.

Obrigado aos amigos pelas orientações.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Set 17, 2014 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá, a opinião do Erico ref excesso de adubação pdoe ter fundamento. Mesmo adubação a cada 30 dias do inverno, se já vem com adubação intensa, e dependendo da quantidade, pode ser bastante. Eu por exemplo, durante o inverno suspendo totalmente a adubação por cerca de 3 meses...
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Set 17, 2014 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos, acho que deve ser algum inseto noturno mesmo, pois apareceram algumas folhas roídas. Quanto a adubação, qual o mais indicado p/ incentivar floração e frutificação?
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Set 17, 2014 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Para floração e frutificação use adubos ricos em fósforo e potássio. Mais fósforo do que potássio e pouco ou nada nitrogênio que induz ao crescimento. Se estiver usando torta de mamona, por exemplo, não precisa outra fonte de nitrogênio. A farinha de osso tem o potássio. Então somente teria que adicionar fósforo. Existem fosfatos a venda em casas agropecuárias ou mesmo floriculturas. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Set 26, 2014 8:57 am    Assunto: Responder com citação

Nesse caso seria indicado o 04 (Nitrogênio) - 14 (Fósforo) - 08 (Potássio)?
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
erico.bettoni
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/04/14
Idade: 44
Mensagens: 158
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Set 26, 2014 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Pode ser este sim.
Quando a planta está saudável eu prefiro o fosway que é muito mais eficiente e é absorvido pelas folhas.

http://www.idealbonsai.com.br/fertilizante-fosway-60ml-p289
_________________
Minhas Plantas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil