FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Deshojo - Procedimento
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Argentino



Registrado: 14/09/14
Idade: 42
Mensagens: 27
Localização: Lençóis Paulista-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2014 7:08 am    Assunto: Deshojo - Procedimento Responder com citação

Bom dia pessoal!

Estou precisando de uma ajuda. Eu tenho esse acer (fotos abaixo) apesar do clima da minha região, centro oeste Paulista, ser quente ele está indo bem... Até agora eu deixei ele crescer livre, eu li que para diminuir o tamanho do entre-nó é preciso cortar os galhos mais grossos e deixar os mais fraquinhos, pois esses tem o entre-nó menor. Isso está correto? Se sim, minha dúvida é quando eu posso fazer isso?? Quando eu posso fazer a desfolha??
Ah! vcs acham que se eu colocar em uma mamadeira no chão ele engrossa bem mais rápido?

Abraço e obrigado



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2014 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael, está correto quanto a questão dos brotos menores terem entrenós mais curtos e podem ser melhor aproveitados. Porém esta questão, bem como a questão da desfolha somente deve ser usada quando o amigo começar a estilizar a planta. Se por enquanto queres que a planta cresça mais, então nada de podas e nada de desfolhas. a redução de folhas deve ser uma das etapas finais na elaboração de um bonsai pois se não perde em crescimento. Bem como se podar galhos vigorosos agora, o desenvolvimento será freado.
A desfolha para redução do tamanho de folha ser faria por volta do mês de dezembro/janeiro. Quanto as podas mais fortes o ideal é fazer no final do inverno, quando a planta está sem folhas que cairão no outono, e um pouco antes de iniciar a brotação. Se quiser fazer mudas de estacas desta espécie pode cortar as pontas dos galhos lá no mês de maio, quando já deverá ter caído as folhas e estaquiar em areia grossa pura. preferencialmente estaquinhas finas da ponta e de comprimento de 10 a 15 cm, enterrando cerca de 1/3 da estaca. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Argentino



Registrado: 14/09/14
Idade: 42
Mensagens: 27
Localização: Lençóis Paulista-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2014 8:53 am    Assunto: Responder com citação

SEKI - Elio Luis Secchi escreveu:
Rafael, está correto quanto a questão dos brotos menores terem entrenós mais curtos e podem ser melhor aproveitados. Porém esta questão, bem como a questão da desfolha somente deve ser usada quando o amigo começar a estilizar a planta. Se por enquanto queres que a planta cresça mais, então nada de podas e nada de desfolhas. a redução de folhas deve ser uma das etapas finais na elaboração de um bonsai pois se não perde em crescimento. Bem como se podar galhos vigorosos agora, o desenvolvimento será freado.
A desfolha para redução do tamanho de folha ser faria por volta do mês de dezembro/janeiro. Quanto as podas mais fortes o ideal é fazer no final do inverno, quando a planta está sem folhas que cairão no outono, e um pouco antes de iniciar a brotação. Se quiser fazer mudas de estacas desta espécie pode cortar as pontas dos galhos lá no mês de maio, quando já deverá ter caído as folhas e estaquiar em areia grossa pura. preferencialmente estaquinhas finas da ponta e de comprimento de 10 a 15 cm, enterrando cerca de 1/3 da estaca. Abraço


Élio, muito obrigado pela atenção!
Com relação a plantar no chão, o Sr. acha que compensa? se sim qual o lugar mais apropriado, quase embaixo de uma copa de uma arvore, pegando pouco sol apenas na parte da manhã ou no sol pleno??
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Nov 26, 2014 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Sim para engrossar o melhor lugar é no chão mesmo. E sendo no chão pode plantar a pleno sol isso vai ajudar ainda mais no crescimento e engrossamento da planta. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil