FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Utilização de vasos grandes
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Matheus Falcão
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/02/13
Idade: 30
Mensagens: 162
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2014 4:32 pm    Assunto: Utilização de vasos grandes Responder com citação

Pessoal, há algum tempo eu prometi traduzir uma matéria sobre a utilização de vasos grandes. Acabei enrolando e me esqueci. Voltei a traduzir e posto agora a primeira parte. Coloco no fórum central para mais pessoas visualizarem. Algumas coisas que não possuem tradução literal eu tentei adaptar para ficar de fácil entendimento, mas qualquer dúvida podem perguntar.

Utilização de vasos grandes
É bem sabido dentro da comunidade do bonsai que plantas jovens precisam crescer para que se desenvolvam troncos com as características necessárias para o uso como bonsai. Acelerando o crescimento de árvores jovens ajudamos a construir troncos grossos e uma boa distribuição de raízes (nebari) antes de plantar a árvore em um vaso de bonsai para o refinamento. O método mais simples e comumente usado para engrossar o tronco é plantar a árvore no chão por alguns anos. Crescimento irrestrito de raízes em uma grande área de solo ajuda a promover o crescimento forte e vigoroso da arte aérea, que por sua vez, engrossa o tronco.
Há situações nas quais o crescimento no chão não pode ser prolongado por algumas razões. Nem sempre há espaço disponível e algumas espécies precisam de proteção contra geada durante o inverno, ainda há a necessidade de se poder mover a planta de sua posição de verão.
A solução mais simples aparentemente seria desenvolver a plante em um vaso. Embora a velocidade de crescimento seja reduzida em comparação com o crescimento no chão, bons resultados ainda podem ser alcançados dessa maneira. No entanto, o tamanho do vaso utilizado para o crescimento tem uma grande influência, que determina a velocidade a que a árvore cresce.
Vasos pequenos:
Uma planta “cheia de raízes” é aquela que as raízes preencheram o vaso até um ponto em que há pouco ou nenhum solo para o crescimento de novas raízes, ela vai sobreviver e emitir novas folhas na primavera, mas quase não desenvolverá novos brotos.
Essa falta de crescimento irá fazer com que o desenvolvimento e engrossamento do tronco não existam. A situação pode ser remediada ou impedida garantindo-se que a planta está em um vaso com espaço suficiente para estender suas raízes (é claro que um bonsai desenvolvido terá suas raízes podadas e, assim, pode ser mantido em um pequeno vaso enquanto tiver solo novo introduzido).
Vasos grandes:
O medo de o crescimento ser diminuído em vasos pequenos leva muitos bonsaistas a utilizar vasos grandes e a aconselhar seu uso. Eu já vi e ouvi muitas vezes entusiastas bem intencionados aconselharem que se plante uma planta jovem no maior vaso possível para “acelerar o crescimento”. Infelizmente, plantar uma árvore em um vaso muito grande é tão prejudicial ao crescimento vigoroso como utilizar um vaso pequeno e deixar a planta “cheia de raízes”. É preciso entender que plantar a árvore em um vaso grande não é o mesmo que plantá-la no chão.
O que se segue é um excerto de um tópico do fórum “The Bonsai Site” e é a melhor explicação sobre questões relacionadas ao uso de vasos pequenos e vasos grandes que eu já vi. O produtor de plantas Brent Walston do “Evergreen Gardenworks” explica algumas das razões para se reenvasar regularmente ao invés de utilizar vasos grandes:
“Voltando à física por um momento. A água irá escoar de um vaso até que o menor nível de saturação do solo (que pode ser suportado) seja alcançado. Nesse ponto, a drenagem para e essa camada saturada permanece saturada, sem drenar mais água. A altura dessa camada de solo depende da natureza de sua mistura. Um solo mais grosso terá uma camada de solo saturado menor do que aquela de uma mistura de solo mais fino. O total de água retida é menor para uma mistura de solo mais grosso.
A água pode ser removida dessa camada saturada. Ela pode ser removida pela evaporação (a água será puxada para cima conforme a água da superfície evapora) ou pode ser retirada do solo pela absorção pelas raízes (aumentada pela transpiração foliar).
Se a planta não está com suas raízes bem estabelecidas, não poderá remover muita água pela transpiração. Isso deixa muita água nos níveis mais baixos do solo. A curto prazo isso não é um grande problema.
Entretanto, e aqui é onde o problema reside, se o pote é tão grande que a camada saturada não pode ser removida pela colonização normal das raízes, em seguida, começam os problemas.”

link da matéria original: http://www.bonsai4me.com/Basics/Basics%20Bonsai%20Myths%20Overpotting.htm
_________________
Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil