FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Metsumi, Mekaki e hanuki. O que significa?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bruno matorizen
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/11/10
Idade: 27
Mensagens: 200
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2015 2:22 pm    Assunto: Metsumi, Mekaki e hanuki. O que significa? Responder com citação

Estava lendo sobre pinheiro negro e achei esse quadro de ações com a época do ano.

Metsumi - Novembro
Mekiri - Fevereiro
Mekaki - Março
Hanuki - Maio

Mas afinal, o que significa "Hanuki", "Mekaki", "mekiri", "metsumi"?
Procurei no google mas continuei não entendendo...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2015 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Resumido:
Metsumi - poda parcial das velas.
Mekiri - Retirada total das velas mais algumas agulhas antes da vela.
Mekaki - Retirada dos brotos desnecessários a estrutura, normalmente os que crescem para cima e para baixo.
Hanuki - Retirada das agulhas velhas. Este procedimento no Japão é feito somente no período que para nós compreende maio. Mas segundo o Mestre Hidaka, no Brasil podemos retirar as agulhas velhas sempre que necessário. Claro que o procedimento mais rigoroso seria em maio.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bruno matorizen
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/11/10
Idade: 27
Mensagens: 200
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2015 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado novamente. Eu já matei pinheiro negro por falta desse conhecimento.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JONES MACHADO



Registrado: 04/06/14
Mensagens: 49
Localização: Pelotas-RS

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2015 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, aproveitando o gancho da resposta, gostaria de saber qual seria a diferença entre o pinus e o pinheiro negro, acho as duas árvores muito parecidas e não encontrei livros falando a respeito. Será que no livro do Mestre Hidaka posso encontrar mais informações sobre o pinheiro negro ou ele comenta apenas os procedimentos?
Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2015 4:10 pm    Assunto: Responder com citação

ai tá uma coisa que não entendo, pq todo mundo diz que mata o Pinheiro negro por não fazer esse procedimento, afinal, esses procedimentos não seriam apenas para transforma-lo em um bonsai, o fato de não fazer não levaria apenas a crescer desordenado em vez de morrer? qual o motivo da morte quando não se segue esses procedimento então?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bruno matorizen
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/11/10
Idade: 27
Mensagens: 200
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2015 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olha, minha primeira planta foi um ulmus e nunca deixei morrer. A segunda foi um pinheiro negro. Sofreu na minha mão e morreu. Chegou cheio dos brotos e eu fui cortando e elas coisas. Estraguei o mame.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 22, 2015 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Uma coisa de cada vez então. O que nós conhecemos como pinus são as espécies usadas para reflorestamento. O pinus elliotti, é o mais usado, mas também tem outras variedades, o Taede também é bastante difundido, e outros: gregii, kesiya, e por aí vai.... O Pinheiro Negro também é uma variedade de pinus, ou seja é o pinus thumbergii. A grande diferença que o torna melhor para bonsai é o tamanho reduzido das agulhas em relação a outros, com isso se consegue uma maior compactação de folhagem num espaço bem menor o que facilita a miniaturização. Nem vou entrar em outros detalhes...
A outra questão sobre o fato de matar Pinheiro Negro, de fato não é por fazer ou não os procedimentos pois se deixar o PN crescer livremente sem nenhuma intervenção ele vai se desenvolver como outro qualquer. Mas intervenções erradas e fora de época podem levar sim o PN a se enfraquecer, definhar e até morrer. Outra coisa é a poda de galhos sem deixar acículas ativas que pode levar a secar o galho e se fizer com todos os galhos a morte é inevitável. Pode inclusive plantar ele no chão e deixar crescer livremente onde se transformará numa árvore, com exigências mínimas de cuidados.
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2015 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Eu queria entender a brotação do PN, eu nunca soube fazer os procedimentos, hoje entendo como são feitos mas não sei pra que servem, rsrs
Acho q quando entender isso é que vou saber realmente como fazer certinho, por exemplo as velas são os brotos ou os brotos saem de onde se retiram as agulhas velhas? Ou ta tudo errado? kkkk
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2015 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, este lance de entender perfeitamente os ciclos do PN eu começo ficar convencido de que somente depois de conseguir formar um desde pequeno até bem formado, ou seja, uns 8 a 10 anos ...rsrsrsrs E olha que estou falando de mim mesmo que já acompanho os PNs há uns 5 anos e ainda estou cambaleando...kkkkkk Bom, sobre as velas de fato é a nova brotação que sai nas extremidades de todos os galhos. As velas são os novos brotos das quais sairão as novas agulhas do crescimento anual. A poda das velas é necessária para não alongar demais e distanciar a brotação do objetivo que é a compactação da folhagem perto do tronco...
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2015 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que até aqui onde vc explicou já entendi, rsrs realmente é complicado né, já li o livro da vida do Hidaka com várias dicas um monte de vezes e fico confuso ainda, kkkkk
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil