FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

desfolha de acer
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/09/12
Idade: 45
Mensagens: 125
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Out 19, 2015 8:41 pm    Assunto: desfolha de acer Responder com citação

Olá,

adquiri um acer palmatum recentenmente, planta bruta, praticamente sem intervenções mas com um bom calibre (8cm de tronco)

gostaria de saber se posso fazer uma desfolha total dos galhos para poder começar a estudar o rumo da planta?

pelo o que andei lendo e pesquisando i que não e a época adequada para intervenções mais drásticas, por isso pensei na desfolha, e depois, na época adequada, começar o refinamento da planta...

o que acham?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2015 12:49 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Clayton!

Acho super adequada sua postura. dependendo da saúde dele, dá pra fazer duas "desfolhas" por ano. Coloquei entre aspas porque levo em conta quando as folhas caem naturalmente.

A próxima é boa de ser feita no verão, se não me engano.

Agora eu estudaria a planta do jeito que ela veio agora, sobretudo a questão de se adaptar ao novo ambiente pois sei que em Sorocaba o calor é bem considerável e uso muito as folhas para uma idéia de saúde das mesmas.

Uma dica apenas.

Abraços amigo, boa sorte.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Out 24, 2015 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

A desfolha no caso do acer teria duas razões de serem feitas. A primeira uma tentativa de diminuir o tamanho das folhas. A segunda razão seria a que cita o João sobre a desfolha no início do verão e a razão principal para se fazer isso é para que as folhas cheguem no outono sem estar "queimadas"em demasia o que melhora o aspecto delas quando começarem a adquirir as cores amarelo/avermelhadas. Como a planta ainda está sem refinamento, não vejo muita razão de fazer pois não se trata de nenhuma das duas razões. reduzir folha de planta ainda não formada, não tem razão de se fazer, bem como melhorar aspecto de folha no outono de planta que não está formada, também não há razão, em tese. Por outro lado se você quiser fazer algum refinamento do tipo retirar galhos desnecessários, brotações fora do desenho desejado, etc... pode fazer agora mesmo sem problema. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2015 12:49 am    Assunto: galhos longos Responder com citação

Elio Podemos cortar Os galhos que Estiverem alongados Ainda em Novembro?
Fazer estacas talvez?

o meu ta parecendo um paliteiro... kkkk

perguntei aqui pois vai judar os colegas tb.
abrcs
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil