FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Folhas secando nas pontas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2016 1:37 pm    Assunto: Folhas secando nas pontas Responder com citação

Colegas, como vão?

Tenho percebido que várias de minhas plantas têm folhas que secam nas pontas, ficando com um aspecto um pouco amarelado. Pesquisando na Internet, há vários diagnósticos: falta ou excesso de nitrogênio, desequilíbrio de PH, baixa umidade do ar, etc. O que vocês recomendam fazer?

Abraço a todos!
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 12:16 pm    Assunto: Responder com citação

Richard, realmente pode ser tudo isto que você comentou. Citaria ainda falta de cobre, falta da quantidade adequada de água na rega, e recentemente até fungo fiquei sabendo que pode dar este aspecto.

Para fechar o diagnóstico é legal fazer algumas perguntas do tipo: Somente uma planta apresenta isto? Faz muito tempo que não troco o substrato da mesma? Fica em muito/pouco sol. Além da foto, que quanto mais detalhes e proximidade, melhor!

Abraços.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

João, tudo bem?

Obrigado pela resposta, que lança uma luz para responder o problema. Várias de minhas plantas apresentam o sintoma, inclusive de espécies diferentes (romã e azaleia). No ano passado, perdi duas azaleias desse jeito: floresceram intensamente ao longo de todo verão e, depois, as folhas começaram a secar nas pontas e os bonsais morreram (levou algum tempo).

Obrigado pela ajuda!
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2016 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Richard, meu amigo.

Não acho que seja falta de Nitrogênio por afetar mais de 2 plantas em substratos diferentes... Em relação as azaleas, elas ficavam no sol direto? o tamanho do vaso delas?

Tenta postar as fotos para a galera ver.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2016 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João!

Elas pegavam umas 4 horas de sol direto. Moro em prédio e dependo da luz que incide sobre a sacada. Seguem algumas imagens dar uma visão sobre a condição dos bonsais (um deles ainda estava bom na época). O outro (do qual não tenho fotografia) estava num vaso bem maior de plástico.

Abraço!




_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Richard, uma vez conversei com um vendedor de uma floricultura que me disse que estas azaléas pequenas, quase sem substrato, em formato de arvoretas/"bonsai" já vem debilitadas. Elas recebem muito hormônio para florir. Já tentei obtê-las e também não tive sucesso.
A minha em particular, quase não tinha raízes (depois que morreu, fui verificar).
Evita borrifar água, salvo em dias em que o tempo está muito seco e quente.
Não consegui identificar, a causa da sua. Talvez um amigo mais experiente possa nos ajudar neste caso.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2016 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João!

Você pode estar certo. Comprei essa azaléa de presente para minha esposa (pensei: melhor um proto bonsai que rosas que morrerão em dois dias) numa floricultura comum. A planta durou um ano e meio, com quase todos os cuidados requeridos: transplante e adubei na primavera e outono (torta de mamona, farinha de osso e cinza de madeira), "só" falhei com o substrato, composto apenas de terra vegetal (eu não sabia fazer nada na época).
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo Andre



Registrado: 09/04/16
Idade: 44
Mensagens: 19
Localização: Rondonópolis-MT

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2016 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Richard sou iniciante na arte do Bonsai e aqui no fórum, mas já cultivo Rosa do Deserto a mais ou menos um ano.

Tive esse problema com minhas Rosas, no meu caso foi eu ter plantado elas apenas no substrato que eu comprei, não misturei ela com terra ou com outro tipo de composto.

Por se tratar de um composto puro muito concentrado, acho que foi o que causou o mesmo problema seu.

Depois que diminui a proporção desse substrato e comecei a usar ele misturado com outros compostos tive resultado positivo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Seg Maio 02, 2016 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo, tudo bem?

Acho que você está certo quanto ao substrato. Vou tentar balancear melhor. Valeu!
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil