FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Olmo pedindo socorro
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
toffanetto



Registrado: 03/04/06
Mensagens: 42
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Abr 13, 2006 8:23 pm    Assunto: Olmo pedindo socorro Responder com citação

Carissimos senhores,

Sou bonsaista iniciante, muito inesperiente, tenho plantas simples como ficus, buxinho e azaleia. Porém minha cunhada possui um olmo e o mesmo está prescisando de ajuda, e eu acho que não sou competente para salvá-lo.

Logo peço socorro a vocês para elucidar o meu caminho.


" O que não nos mata, nos torna fortes "
_________________
" O que não nos mata nos torna Fortes" (Nietzsche)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Abr 13, 2006 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Toffaneto,


bom ver alguém de Bh por aqui. Depois precisamos nos encontrar, tem mais colegas se encontrando, uma vez, mas querendo ficar mensalmente.

Acho que irá ajudar se você descrever o que acontece com ele ou colocar uma foto. Assim os colegas poderão ajudar melhor.

Abraço e t+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qui Abr 13, 2006 9:44 pm    Assunto: Re: Olmo pedindo socorro Responder com citação

Olá Toffanetto,

Amigo primeiramente seja bem vindo ao Forum, será muito bom ter voce por aqui. Quando entrar novamente no Forum peço que veja suas divisões, seria interessante que sua pergunta fosse colocada no SOu Principiante ou no Forum Minha Arvore Sua Opniao. Seria mais rapidamente respondida assim. Quanto a planta tambem acredito como o Darkaso, precisamos de mais informações, ou como ele disse ate mesmo uma foto. T+ amigo.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
toffanetto



Registrado: 03/04/06
Mensagens: 42
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Abr 13, 2006 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Fico muito feliz em saber que bonsaistas estão se encontrando em BH, gostaria muito de participar dos encontros.

Voltando ao olmo, ele perdeu as folhas do ramo principal e parece que o tronco principal secou. e brotou na lateral.

Realmente não sei o que fazer.

Obrigado pela atenção.


[/img]
_________________
" O que não nos mata nos torna Fortes" (Nietzsche)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Abr 13, 2006 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Toffaneto,


quando formos nos encontrar te aviso com certeza.


Dê uma descascada em um dos galhos da parte seca, pode ser do ápice. Se ainda estiver verde pode ser pela proximidade do inverno. Caso já tenham secado não há muito o que fazer. Mas pode ser tentado descobrir o que causou isto. Aí seria bom saber se a árvore pega sol pleno ou parcial (se parcial em qual período), a rega é de quanto em quanto tempo, se ficou algum período sem rega (devido férias por exemplo), foi feita adubação com quê e quando foi a última. Vale a pena dar uma olhada no substrato para ver se não tem sinal de fungos no fundo do vaso. Tem uma abertura no nebari da planta dê uma olhada se não tem fungo aí. Se der dê também uma busca por nematóides nas raízes, são barrigas que dão na raíz causado por um tipo parecendo minhocas.

Quando for postar fotos dê uma editada no microsoft office picture manager, tem uma parte onde se pode editar a foto, cortar ou redimensionar para menos pixels, assim ela fica menor, deste tamanho fica ruim para ver no fórum que tem uma janela pequena e fica pesado.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
toffanetto



Registrado: 03/04/06
Mensagens: 42
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Abr 13, 2006 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso,

Muito Obrigado, vou tentar saber respostas da minha cunhada sobre o tratamento dado al OLMO que ela chama de Joshua. E verificar o substrato a procura de fungos.

Fico aguardando o convite.

Grande abraço.
_________________
" O que não nos mata nos torna Fortes" (Nietzsche)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
toffanetto



Registrado: 03/04/06
Mensagens: 42
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

Desculpe pelo tamanho das fotos, é a primeira vêz que eu coloco fotos neste fórum.

Raspei um pouco a planta perto do ápice e ela estava seca, o mesmo aconteceu em partes mais baixas.
Ela está bastante seca.

Ela toma sol parcial de 8:00 a 13:00.

Não consegui saber se ela passou um tempo sem regas, o que eu sei é que ela ficou muito tempo neste vaso e não recebeu adubação constante.

Não tenho nem idéia de onde começar.


Novamente obrigado.
_________________
" O que não nos mata nos torna Fortes" (Nietzsche)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 12:04 pm    Assunto: olmo Responder com citação

Toffanetto, seria excelente começar retirando esse arame, que a meu ver está estrangulando o galho. Depois, como voce verificou que a parte superior a esses galhos com nova brotação estão secos, corte-os fora, reiniciando a arvore com essa nova brotação. Seria interessante retirar a planta do vaso em que se encontra, passar para um escorredor, eliminando o máximo possível de terra acumulada nas raízes. Um escorredor permitirá uma boa aeração nas raízes, desde que voce coloque novo substrato(pedriscos, terra granulada e/ou caco de telha), sem adubar, por enquanto.
Se não quiser eliminar a parte de madeira morta, descasque completamente e faça um trabalho de lixar a madeira, passando sobre ela um pouco de calda sulfocaustica. Ao passar a planta para um escorredor, elimine todo esse "matinho" que vemos no solo de sua planta.
Isso seria um bom começo. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
toffanetto



Registrado: 03/04/06
Mensagens: 42
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado,

Eu queria colocar em um escorredor mesmo, mas estava com muita dúvida, ela me parece tão fragil que eu estava com receio de manipular.

Mas agora vou replantá-la em um escorredor e tentar dar um trabalho nos galos secos.

Valeu mesmo.

quanto à calda sulfocaustica, como eu consigo, tem uma receita ou compro pronto?

Obrigado.
_________________
" O que não nos mata nos torna Fortes" (Nietzsche)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Toffanetto

Concordo com o que referiu o amigo Nickyfury, esse arame não parece estar ai fazer nada...excepto estrangular o ultimo fio de vida que lhe resta.

A julgar pela aparência do "matinho", assim tão sadio, estou em querer que se trata de apodrecimento de raizes causado talvez por uma rega em excesso.
Raspou em vários pontos, mesmo em baixo? tente noutros locais, pode ser que encontre um local com vida, não tem nada a perder.
Se não houver então faça como diz o Nickyfury, um transplante de Emergencia para ver se consegue enraizar esses ramos porque se ela estive morta, isso que vê ai nada mais é que os rebentos a utilizaram a energia existente no tronco, acabando essa energia, morre Confused.

Boa sorte

Cptos

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
toffanetto



Registrado: 03/04/06
Mensagens: 42
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

Raspei o tronco principal, mais em baixo, na altura dos galhos novos, e ela esta verdinho, com boa aparência.

Vou tentar o transplante e ver o que vai dar.

Novamente Muito Obrigado.
_________________
" O que não nos mata nos torna Fortes" (Nietzsche)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

toffanetto,... no meio de muitas opiniões eu tambem postro a minha, com intuito de ajudar o amigo.
as plantas que estão debilitadas a principio precisam de um substrato neutro, sem adubo e com ótima drenagem..... eu diria para vc colocar sua planta na AREIA PURA. seria interessante evitar o vento e manter um clima estavel, de preferencia um pouco úmido,... creio q vc conseguiria isso com uma mini estufa de plastico em volta da planta, é uma planta muito resistente, e se ela tiver uma chance de se recompor,... pode ter serteza que ela ficara melhor....


boa sorte!!!!!!!
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 7:25 pm    Assunto: olmo Responder com citação

Rodrigo, é louvável querermos ajudar um colega, quando ele precisa. No entanto, seu conselho para que coloque a planta imersa em areia não é uma boa idéia. A areia presta-se bastante para pinheiros e juniperos. Talvez até ajude em estaquias. Mas no presente caso, o colega teria melhores resultados se usasse um composto de terra granulada, caco de telha ou de tijolinho e pedrisco. Isto permite uma melhor areação nas raízes, além de reter a umidade apenas necessária para a manutenção do sistema radicular da planta.
A areia, em contrapartida, iria acentuar a umidade, o que talvez não auxiliasse a pronta recuperação, vez que como o colega não sabe se a planta foi atacada por fungos, acaros ou qualquer outra bactéria, a umidade excessiva poderia acarretar a morte prematura da planta.
O mesmo se dá com a colocação da planta em estufa, seja feita com plastico ou com qualquer outro material. Isso aumenta a umidade na parte aerea, que pelo que vemos nas fotos, apresenta uma brotação forte e intensa, sinal de que parte da planta tem saúde suficiente para um pronto restabelecimento.
O escorredor, por ser furadinho, auxiliará a areação das raízes. Agora, o colega poderá, após fazer o transplante colocar a planta em uma proteção sombreada, como a copa de uma árvore maior, p.ex., ou até mesmo fazer uso de sombrite, pelo menos na primeira semana. Após a segunda semana, é aconselhável repor a planta sob o sol pleno, quando então iniciará o processo de rebrote.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Dom Abr 23, 2006 10:07 am    Assunto: Re: olmo Responder com citação

sua ideia é ótima nickyfury., ta correto!!!! o que eu disse eu aplico com sucesso,... assim que o que vc disse vc aplica com sucesso tb..
temos ideias diferentes.... isso é bom!!!!!!
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
toffanetto



Registrado: 03/04/06
Mensagens: 42
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Maio 01, 2006 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado novamente pela atenção.

grande abraço.
_________________
" O que não nos mata nos torna Fortes" (Nietzsche)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil