FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PENSANDO SOBRE A ARTE BONSAI
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Abr 23, 2006 10:53 pm    Assunto: PENSANDO SOBRE A ARTE BONSAI Responder com citação

Tenho pensado sobre a Arte Bonsai ao perceber as discussões sobre regras, técnicas e conceitos. O que é certo? O que é errado? Quando saber a diferença? Pela minha lenta evolução nesta Arte Bonsai deveria ser o último a fazer colocações sobre o assunto mas, acredito que estou caminhando desta maneira e, penso que poderei melhorar muito se persistir. As pessoas perdem-se em saber da tecnicidade e não vêem a sua volta o que acontece. Perdem "o momento"! Estão fixadas em regras. Me permiti e não lamento, em momento algum, evoluir desta maneira. Aprendendo um pouco do bonsai e um pouco de mim mesmo e, desta forma, me permití abrir horizontes diferentes dentro desta nossa Arte Bonsai e ver o outro. Perde-se a oportunidade de se ver mais longe de outra maneira. É bom que se tenha em mente que, a rigidez do perfeito jamais superará a maravilha do natural.
Sempre disse aos meus alunos:
- Se a sua árvore agrada aos seus olhos então esta é a sua árvore. Este é o seu bonsai!
Irei continuar dizendo isto. Não posso travar o encantamento das pessoas pela Natureza, exigindo a dureza de regras e conceitos, estaria sendo egoísta. Devemos deixá-las descobrir o que a Natureza oferece, aprender com vagar, assim como a Natureza caminha, lentamente. Usufruir desta troca de fluídos que acontece entre nós e a árvore; claro, quando permitimos.

A evolução de cada um para horizontes mais altos depende do seu interesse em atingir determinado ponto. Não podemos impor isto aos outros. Aí entram as regras. Obedeça então, se este é o seu interesse, aos parâmetros definidos por este seu objetivo: as regras. Mas não se esqueça de se permitir um toque de naturalidade dentro da rigidez das regras. Neste momento você terá mais oportunidade de atingir algum ponto que deseje chegar.

Tenho uma pequena serissa que é, das plantas que tenho, a que mais gosto. Nenhuma crítica vai tirar de mim o encantamento que tenho por esta árvore. Nenhum conceito me fará mudá-la. Nenhum mestre me convencerá que estou errado. Aprendi respeitá-la.

Não estou dizendo com estas palavras que as regras não devem ser seguidas apenas, coloco os "meus conceitos" para que não tiremos a oportunidade de muitas pessoas participarem desta nossa Arte Bonsai. Não devemos ter uma atitude radical pois, todas as atitudes muito "radicais" vistas no mundo acabam mal. Seja conceituando o próprio homem como: este é melhor que aquele, por que é branco; aquele é melhor que o outro, porque fala 5 idiomas; este outro é melhor porque é católico, o outro judeu. É só vermos as notícias. Nada muito radical é bom, nem na Arte Bonsai.

De toda forma, aqueles que buscam evoluir e querem fazer uma Arte Bonsai bastante acadêmica, devem seguir os conceitos definidos para sua satisfação e crescimento interior mas, não devem e não podem criticar àquele que não segue o seu modo de pensar ou tem dificuldade para fazê-lo. Acredito que as pessoas com pensamentos muito radicais tem mais dificuldade de evoluir para o natural ou para a liberdade criativa pois, de certa forma, não se permitem enxergar nada além disto. Em uma comunidade bonsaísta devemos estar todos juntos, cada um caminhando com a Arte Bonsai que lhe agrada. Nunca se esqueçam de que a evolução contraria os radicais mas, mesmo assim, despontam artistas que nada, nem regras nem conceitos, segurarão. É bom que se atente para isto!

Sempre dizemos que nossa árvore tem uma frente, eu mesmo digo isto mas, intimamente, não concordo. Ficarei realmente feliz quando uma árvore puder ser mostrada de qualquer lado porque, aí sim, terei uma árvore: NATURAL. Uma árvore bonsai, como dizem os chineses.

Todos poderão pensar, pelas minhas colocações, que estou sendo radical para o outro lado, da criação livre mas, se observarem um pouco mais verão da minha admiração por aquele que tem em seus trabalhos os princípios das regras aplicadas. Fato: meu convite para o Valdir Hobus, para ser demonstrador em meu Evento, foi feito baseado na minha observação dos seus trabalhos: técnicos. Valorizo, de forma extrema, o bonsaísta que consegue mostrar em seu trabalho as informações técnicas desta Arte Bonsai assim como, valorizo o esforço dos que começam a caminhar. Minha medida de valor, nos dois casos, é a mesma.

Quero deixar a todos a possibilidade de percepção de um trabalho realizado dentro do nível em que, este trabalho, está posicionado. Quando criticamos uma criança, em qualquer trabalho artístico, podemos estar acabando com a possibilidade de um futuro artista. Podemos dizer que com o adulto é diferente. Não sei. A sensibilidade de cada um é diferente para uma mesma situação.
Temos que ter o discernimento para ver um bom trabalho, independentemente da maneira como o conceituamos. Isto se chama isenção de análise.

Faz 17 anos que convivo com a Arte Bonsai sem pressa alguma. Tenho aprendido muito sobre as pessoas em função da Arte Bonsai e agora, estou aprendendo, com as mesmas pessoas, um pouco mais sobre esta Arte.
Isto é bom!
Viva a Arte Bonsai!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
flaviano storani
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/07/04
Mensagens: 162
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 1:34 am    Assunto: Responder com citação

Grande Mário, sábias são suas palavras, acima de tudo há o coração o amor por nossas plantas...
Parabéns amigo, belo texto Very Happy Very Happy Very Happy .
Abraços.
Flaviano
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 2:31 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mario,

Muito boa as colocações amigo. Acho que conseguiu colocar em palavras o que muitos sentem e nao conseguiam se expressar. Prabens amigo. Obrigado.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cnarita
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 579

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 8:15 am    Assunto: Responder com citação

Mário,

Você devia responder lá no Tópico sobre as Regras do Bonsai!

Gostei de suas palavras! Também penso como você! Gosto do Bonsai e não sou acadêmico! Faço meus Bonsai de forma bem simplista e natural! Faço como um Hobby e não me prendo as regras!

Conheço a maioria das regras mas queria movimentar mais o Fórum com perguntas polêmicas... Gostaria de saber da opinião de todos... Aprender ouvindo outros... Sempre há um ponto de vista diferente... Gosto de analisar e estudar a diversidade de correntes...

Queria que o Bonsai fosse acessível a maioria das pessoas com técnicas e regras simples de modo que fosse fácil aprender e cultivar!



De qualquer modo, muito obrigado,


Cnarita
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 8:33 am    Assunto: Responder com citação

Meu prezado amigo Mário,

Sempre o admitrei pela sua grande participação na difusão do bonsai brasileiro. Suas palavras refletem a grande preocupação que você tem, sobretudo, com os iniciantes.

Respeito todas as suas colocações, embora tenha também uma opinião um pouco diferente da sua, o que é natural.

Se buscar a perfeição, embora sabendo que nunca a alcançarei, é ser radical, então terei o maior orgulho de sê-lo;

Se tentar ensinar o pouco que aprendemos, após muitos anos de tropeços, proporcionando aos nossos amigos menos providos de informações a possibilidade de não cometerem os mesmos erros que cometemos, for radicalismo. então me sentirei gratificado pelo esforço;

Se alguém nos coloca uma determinada planta no fórum e nos pede opiniões e a fazemos com sinceridade, comos se aquela planta nos pertencesse, se isto também é radicalismo, ficarei ainda mais realizado.

Não devemos, entretanto, confundir CRÍTICAS com ANÁLISE CRÍTICA. A crítica por si só, gera recentimentos. A análise, por sua vez, é feita com base na visão de quem a analisa e objetiva corrigir, melhorar.

Quanto às regras, elas existem para nos ajudar. Quer seja no bonsai, quer seja em outras áreas, como já foi muito bem dito pelo VAldir Vhobus. No bonsai, principalmente, não necessitam ser seguidas ao pé da letra mas também não devemos sair por aí quebrando tudo que é regra em nome da modernidade, da arte livre. Aí, mais uma vez, concordo com o Valdir: deveríamos então dar um novo nome à essa nova arte, com origem no Brasil. Algum termo que sintetizasse, por exemplo: planta + vaso + liberdade de expressão.

No ano passado, por exemplo, inscrevi uma planta minha, um Pau-mulato, no I Concurso Brasileiro de Bonsai. Esse Pau-mulato possui dois galhos grossos cruzando-se ao redor do tronco, ou seja: o galho da direita faz uma curva por trás do tronco e vai para direita enquanto que o galho da esquerda faz uma curva pela frente do tronco e vai para esquerda. Não fui eu quem deu esse movimento, foi a natureza. Acho-a uma das mais lindas que possuo, ningúém também tira isto de mim. Pedi ao nosso amigo Charles, a quem muito agradeço, que fizesse uma análise crítica sincera sobre a mesma e só então pude ver os pontos negativos que a planta possui.

Mas, repito, não somos todos iguais. Há aqueles que buscam aperfeiçoar seus trabalhos, seguindo os grandes mestres; há aqueles qye preferem criar suas próprias regras; há aqueles que se contentam com pouco; há aqueles que nunca estão satisfeitos.

O importante, independente disso tudo, é que sejamos felizes com aquilo que fazemos. A escolha é de cada um.

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]


Editado pela última vez por Sergivaldo em Qua Abr 26, 2006 8:36 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Caro Cnarita, não pretendi responder a sua questão e sim, apresentar a minha posição em relação a Arte Bonsai: simplista. Acredito que seu tópico deve ser respondido com as devidas regras e conceitos. Será um tópico de ajuda para todos nós. MUITO IMPORTANTE, NECESSÁRIO.. Para uns, aprender conceitos e regras; para outros, reavivar estas condições. É muito importante!
Grande abraço.

Cnarita escreveu:
Mário,

Você devia responder lá no Tópico sobre as Regras do Bonsai!

Gostei de suas palavras! Também penso como você! Gosto do Bonsai e não sou acadêmico! Faço meus Bonsai de forma bem simplista e natural! Faço como um Hobby e não me prendo as regras!

Conheço a maioria das regras mas queria movimentar mais o Fórum com perguntas polêmicas... Gostaria de saber da opinião de todos... Aprender ouvindo outros... Sempre há um ponto de vista diferente... Gosto de analisar e estudar a diversidade de correntes...

Queria que o Bonsai fosse acessível a maioria das pessoas com técnicas e regras simples de modo que fosse fácil aprender e cultivar!



De qualquer modo, muito obrigado,


Cnarita

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 10:04 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Meu prezado amigo Mário,

Sempre o admitrei pela sua grande participação na difusão do bonsai brasileiro. Suas palavras refletem a grande preocupação que você tem, sobretudo, com os iniciantes.


Sergivaldo

É verdade, Sergivaldo, tenho esta preocupação, com os principiantes, mesmo porque falo em defesa de causa própria, me incluo entre eles. Parece demagogia? Não! Não estou sendo demagógico, se você observar as minhas colocações, em todos estes anos, não mudei minha maneira de pensar. Procuro, realmente trazer as pessoas para a Arte Bonsai, mostrando além da planta, as pessoas.
Abaixo trecho da Filosofia do Bonsai, texto que que escrevi neste Fórum.
Citação:
Quando Chi Kuen Ki ( Nome fictício ) resolveu levar seus bonsai para o Japão não estava pensando em levar uma planta e sim uma lembrança de seu País, algo que lembrasse de onde veio, dos parentes, dos amigos, das pessoas... uma recordação. O bonsai estava em segundo plano. Era o caminho, não o destino.


Sergivaldo
Citação:
Se buscar a perfeição, embora sabendo que nunca a alcançarei, é ser radical, então terei o maior orgulho de sê-lo;


Meu bom amigo, não precisamos ser radicais para buscar a perfeição, devemos almejá-la; pensamos de maneira idêntica sobre isto como você pode ver, falo em A Filosofia do Bonsai:
Citação:
A busca da perfeição na Arte Bonsai

A perfeição é um objetivo de todos nós: queremos e devemos buscá-la. Jamais chegaremos lá mas a persistência em querer alcançá-la vai alargando os nossos horizontes e nos obrigando a crescer, porque dentro da perfeição estão contidos os melhores sentimentos, as melhores virtudes: amizade, tolerância, compreensão, dedicação, amor....
Podemos ver então que no caminho da busca da perfeição é que estão as nossas ferramentas de crescimento.


Sergivaldo
Citação:
Se tentar ensinar o pouco que aprendemos, após muitos anos de tropeços, proporcionando aos nossos amigos menos desprovidos de informações a possibilidade de não cometerem os mesmos erros que cometemos, for radicalismo. então me sentirei gratificado pelo esforço;

Se alguém nos coloca uma determinada planta no fórum e nos pede opiniões e a fazemos com sinceridade, comos se aquela planta nos pertencesse, se isto também é radicalismo, ficarei ainda mais realizado.

Não devemos, entretanto, confundir CRÍTICAS com ANÁLISE CRÍTICA. A crítica por si só, gera recentimentos. A análise, por sua vez, é feita com base na visão de quem a analisa e objetiva corrigir, melhorar.


Sergivaldo, você tem razão e verá que concordo com você pois, quando criei o Fórum MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO, comungava de todos os sentimentos que você expôs acima. Minha intensão era a de dar oportunidade a que muitos amigos pudessem ter ajuda técnica, lastreada nas regras e conceitos para que melhorassem o seu trabalho.
Talvez tenha usado a expressão "radical" de maneira errada, luto bastante com as palavras e, às vezes, não acerto adequadamente a colocação. Apenas tentei mostrar que embora percebendo de uma maneira a Arte Bonsai, aceito o trabalho de outro e mais, procuro entendê-lo. Talvez esteja aí o meu crescimento, preciso me permitir esta atitude!

Sergivaldo
Citação:
Quanto às regras, elas existem para nos ajudar. Quer seja no bonsai, quer seja em outras áreas, como já foi muito bem dito pelo Valdir Hobus. No bonsai, principalmente, não necessitam ser seguidas ao pé da letra mas também não devemos sair por aí quebrando tudo que é regra em nome da modernidade, da arte livre. Aí, mais uma vez, concordo com o Valdir: deveríamos então dar um novo nome à essa nova arte, com origem no Brasil. Algum termo que sintetizasse, por exemplo: planta + vaso + liberdade de expressão.


Gostaria de completar este trecho com um nome que define a expressão:
planta+vaso+liberdade de espressão = MASAHIKO KIMURA
Criticado por sua ousadia está, hoje, acima de todos os mestres japoneses pois realizou e ousou realizar "fora dos conceitos e das regras".

Sergivaldo
Citação:
Mas, repito, não somos todos iguais. Há aqueles que buscam aperfeiçoar seus trabalhos, seguindo os grandes mestres; há aqueles qye preferem criar suas próprias regras; há aqueles que se contentam com pouco; há aqueles que nunca estão satisfeitos.

O importante, independente disso tudo, é que sejamos felizes com aquilo que fazemos. A escolha é de cada um.


É verdade, Sergivaldo, a escolha é de cada um. Você disse tudo agora!
Devemos respeitar estas decisões e, pode ter certeza, todos estaremos fazendo BONSAI. Admiro, profundamente, o trabalho do Valdir, respeito o posicionamento que ele tem mas, não posso mudar minha maneira de ser.
O importante é que não posso ficar sem a ajuda de vocês neste espaço porque são vocês que fazem a diferença, que criam as expectativas, que trazem o conhecimento. Sempre busquei o melhor para informar os meus amigos e o meu melhor são vocês na realidade.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

Flaviano, tomara que eu possa corresponder com a sensação com que consegui transmitir uma idéia.
Grande abraço.

flaviano storani escreveu:
Grande Mário, sábias são suas palavras, acima de tudo há o coração o amor por nossas plantas...
Parabéns amigo, belo texto Very Happy Very Happy Very Happy .
Abraços.
Flaviano

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Illex, que bom quando algumas palavras chegam até um destino.

Illex escreveu:
Olá Mario,

Muito boa as colocações amigo. Acho que conseguiu colocar em palavras o que muitos sentem e nao conseguiam se expressar. Parabéns amigo. Obrigado.

Abraços:

Illex

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

De certa forma não posso deixar de concordar com as várias opiniões acima referidas.
Penso que a questão será, porque motivo estou a fazer Bonsai ?Wink
Ai a meu ver está o cerne da questão.
Pessoalmente prefiro encarar sem regras rigidas, mas com regras minimas, "o meio termo", dentro do que me for possivel, ...Oops curiosamente até este "meio termo" é uma regra Asiática Very Happy Very Happy.

Com regras minimas, para que possa ter satisfação de algo que fui eu que transformei, fruto do meu trabalho, mesmo que bonito só para mim.
De certa forma penso que o conceito "natural", em Bonsai só exista no sentido figurativo, a não ser que ela seja posta no vaso e não haja mais intervenção humana, não é verdade.

Acho que o importante mesmo, é que ele seja bonito para nós com ou sem regras.
Agora se é para eventos Exposições/Concursos, ai deve ser como mandam a regras, mas tambem como refere o Sr. Mário Leal, com o toque pessoal do artista (o cunho pessoal).

A arte.... Rolling Eyes a arte.... Rolling Eyes o conceito de arte é muito subjectivo, só podendo comparar com Pintura, que é a minha 1.ª e grande paixão de todas as artes.
Toda a gente pode aprender de igual forma, utilizar os mesmos processos, que o mais provavel é resultado sair diferente, até outros animais que não o homem, o fazem e mesmo assim ser considerado arte.

Primeiro é preciso ir beber a fontes longinquas e académicas, ( legado dos grandes artistas) quando já se adquiriu o conhecimento necessário e domina a técnica, então o aluno deve largas á sua criatividade, patente em todos nós, só que neste caso terá sido em muito refinada.

Assim terá acontecido com Kimura e muitos outros, todos podem aprender mas só alguns estão destinados a sê-lo, a isso chama-se "dom"
e isso é um "estigma" dos grandes Mestres, desde Leonardo Da Vinci, Miguel Angelo, Van Gogh, Renoir e etc.
Cada um deles á sua maneira em determinada altura, quebraram as regras todas...mas com um pequeno senão, sabiam/dominavam as regras...era o seu cunho pessoal pretendiam.

Por isso continuo que primeiro o Bonsaista deve-se questionar porque o faz e então proceder da forma como lhe parecer mais correcta.
Tenho a opinião que o Bonsai é/será para agradar primeiro ao seu Autor, e só depois aos outros, considero tambem ser de grande importancia a Analise Critica, mesmo que divergente, pois só dessa forma se alarga os horizontes, sejam eles quais forem.

Espero que não me interpretem mal, é a minha opinião e deve ser levada em conta como tal, infelizmente tambem luto bastante com as palavras, e por vezes as escolha Confused

[ ]s Wink

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 8:29 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Querido amigo Mário Leal,

Dá para entender, agora um pouco mais, porque fazemos tantos amigos aqui neste forum, porque também todos sempre se intitulam simples principiantes e isso tenho certeza que nunca vai mudar, cada um é como é e isso é maravilhoso!!!!!
Saber das diversas opiniões, conhecer um pouco mais cada um, seus pensamentos, suas expectativas, seus anceios, seus objetivos, ajuda em muito a respeitarmos um pouco mais as divergências e tentar com isso nos "achar" neste meio em que cada um, da sua maneira, recria a arte.
Muito bom e pode ter certeza, pelo menos de minha parte, que estou me "encontrando" um pouco mais a cada dia, crescendo com cada crítica, fazendo novos amigos com cada opinião.
Não posso deixar também de dizer de coração, que tudo isso é que dá vida a esse maravilhoso espaço, que acaba se estendendo mais a cada encontro, a cada presente trocado, a cada mão amiga que nos ampara quando precisamos.
Quanto ao seu objetivo e preocupação com os principiantes em geral, tenha certeza que "do lado de cá" a idéia chega com muita clareza, posso dizer em nome dos meus amigos daqui, que as vezes relutam um pouco com a "tal da net", mas que deixam bem claro nas idéias que trocamos em nossos encontros.
Creio também que posso dizer que hoje, para mim, é o começo de uma nova fase: a de principiante ll, agora com um pouco mais de "auto crítica" e muito mais vontade de "acertar".

Coloco aqui, uma frase do Peter D. Adams, com a qual me identifiquei muito:
"A tradicional arte do direcionamento exige um estudo intenso, que, paradoxalmente, cria uma verdadeira energia criativa, o que, para mim, é de valor inestimável"

Por fim posso dizer que "cresci" um pouco mais, com todas estas reflexões e demonstrações de paixão pela arte que cada um escolhe na vida.

Abraços a todos amigos deste fórum.
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro Antonio Castro, tenha certeza de que temos em alta conta a sua opinião como a de todos. A cada posicionamento, levanta-se nova questão e, a cada nova questão,...uma luz!


Antonio Castro escreveu:
Olá a todos

De certa forma não posso deixar de concordar com as várias opiniões acima referidas.
Penso que a questão será, porque motivo estou a fazer Bonsai ?Wink
Ai a meu ver está o cerne da questão.
Pessoalmente prefiro encarar sem regras rigidas, mas com regras minimas, "o meio termo", dentro do que me for possivel, ...Oops curiosamente até este "meio termo" é uma regra Asiática
.........
..........
...........

Espero que não me interpretem mal, é a minha opinião e deve ser levada em conta como tal, infelizmente tambem luto bastante com as palavras, e por vezes as escolha Confused

[ ]s Wink

Castro

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal


Editado pela última vez por Mário A G Leal em Qua Abr 26, 2006 1:23 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 10:12 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

Cláudio, realmente, tenho preocupação com quem se inicia na Arte Bonsai. Tenho a preocupação de que os interessados tenham os mínimos conceitos para um bonito bonsai. Assim é que ensino a meus alunos regras básicas para que ele tenham mais facilidade no desenvolvimento de suas árvores. Assim como se ensina o be-a-bá aos que começam a se alfabetizar.
- Buscando sempre uma árvore saudável.
- Encontrando uma árvore que já tenha um boa estrutura de tronco inicial: nebari
- Que procure cavar a base do tronco um pouco abaixo do solo pois poderá descobrir nebaris maravilhosos.
- Um mínimo movimento de tronco.
- Que nos primeiros 2/3 do tronco não se deve deixar um galho apontado para o expectador da mesma.
- Que dos galhos primários não devem sair galhos secundários direcionados para baixo, para o solo. Isto elimina o movimento da árvore.
- Que não se deve ter galhos posicionados, em um mesmo movimento, um em frente ao outro. Saindo ou não do mesmo ponto.
- Que não devemos deixar galhos nascendo nas forquilhas de outros.
- Que pode a parte aérea com muito cuidado pois, depois de cortado, não cola!
- Que gire a sua planta em vários eixos tentando enxergar o que de melhor a planta tem para oferecer. Qual a sua (dela:árvore) melhor posição. Depois sim, buscarmos dentro de nós a arte para trabalhá-la. Temos que ter a humildade de ver o que a Natureza nos oferece e depois ousarmos como criadores.
- Que tome muita atenção com a água, nas suas quantidades, de acordo com a espécie. Bastante atenção. Muita atenção! Água é quase tudo.
- Que nas podas de raízes, elimine uma boa quantidade de folhas. Auxilia a planta em sua recuperação. Que as coloque, após isto, em local sombreado e sem vento, preferencialmente.
- Que faça as podas, aéreas e de raízes no tempo certo.
- Que use enraizador para recuperação de raízes.
- Que use adubo ou fertilizantes para fortalecê-las. Aprenda a fazer isto corretamente. Dê preferência aos adubos orgânicos. Mas que não use, adubo ou fertilizante quando recém podadas (raízes) ou doentes.
- Que procure verificar o estado da planta com relação a infestações de pragas ou doenças. Informo que uma planta saudável é menos propícia a doenças pois é forte. A hora de molhar é propícia a esta atividade.
- Que os estilos principais são: Vertical geométrico, vertical informal, inclinado, semi-cascata e cascata e que, os outros, são de certa forma, variantes destes aqui citados.
- Falo sobre a minha dificuldade em guardar os nomes em japonês mas, oriento-os a que se informem
- Comento sobre jin e shari, dizendo para não usarem em plantas nativas como a jaboticaba e pitanga, etc...
- Comento sobre a formação natural de cada árvore.
- Que tenha PACIÊNCIA. Regra esta, que em meu curso, se repete por 27 vezes ou, deveria se repetir quando dá tempo.

Existe uma ansiedade muito grande em trabalhos grandiosos sem os devidos e necessários primeiros passos. É como querer escrever um romance sem ter aprendido a ler.

Razão esta a da minha preocupação com os iniciantes.

Grande abraço.


Claudio Fellini escreveu:
Querido amigo Mário Leal,


Quanto ao seu objetivo e preocupação com os principiantes em geral, tenha certeza que "do lado de cá" a idéia chega com muita clareza, posso dizer em nome dos meus amigos daqui, que as vezes relutam um pouco com a "tal da net", mas que deixam bem claro nas idéias que trocamos em nossos encontros.
Creio também que posso dizer que hoje, para mim, é o começo de uma nova fase: a de principiante ll, agora com um pouco mais de "auto crítica" e muito mais vontade de "acertar".

Coloco aqui, uma frase do Peter D. Adams, com a qual me identifiquei muito:
"A tradicional arte do direcionamento exige um estudo intenso, que, paradoxalmente, cria uma verdadeira energia criativa, o que, para mim, é de valor inestimável"

Por fim posso dizer que "cresci" um pouco mais, com todas estas reflexões e demonstrações de paixão pela arte que cada um escolhe na vida.

Abraços a todos amigos deste fórum.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Prezados amigos !!!!! Laughing Laughing Laughing

Lí com muita atençao tudo que foi postado até aki sobre o tema e como minha formação é pedagogia... me lembrei de um mestre em EDUCAÇÃO que dizia:

"O DOMÍNIO DE UMA PROFISSÃO NÃO EXCLUI SEU APERFEIÇOAMENTO, AO CONTRÁRIO, SÓ SERÁ MESTRE QUEM CONTINUAR APRENDENDO" Quem disse foi Pierre Furter.

Sempre guardei esta frase e tento utilizá-la no meu quotidiano e creio que se enquadra nesta proveitosa discussão.

Temos que saber minimamente as regras, mas podemos fazê-la mutante em nossas plantinhas mas buscando sempre o aperfeiçoamento, buscarmos sempre o mais natural, sem perder as chamadas "normas".

Temos que aceitar as críticas desde que venham com sugestões e temos cada vez mais do que nunca incentivar quem se inicia na arte.

Será que confundi muito ?

Abraços cheios de vontade de aprender sempre..

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Ter Abr 25, 2006 10:05 am    Assunto: Responder com citação

... lendo, relendo, refletindo neste tópico...

parei no teclado...

OBRIGADO A TODOS...
MÁRIO, OBRIGADO SEMPRE!!!

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil