FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pitangueira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Chris Roger Pires



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 38
Localização: Gioânia-GO

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2005 12:55 pm    Assunto: pitangueira Responder com citação

Ola pessoal to com um problema com minhas pitangueiras elas estão apresentando um tipo de bolha nas folhas elas tem a textura de isopor
o que pode ser algem ja teve este tipo de problema?
uma delas da flor direto ja teve tres floradas mas não deu frutos por quê?
_________________
Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2005 8:42 pm    Assunto: Re: pitangueira Responder com citação

Chris, este problema que você tem ou teve não sei dizer qual é. Andei fazendo algumas pesquisas e não encontrei nada a respeito pois, também tive nas minhas. quem sabe algum amigo venha nos socorrer.
Com respeito a falta de frutificação acredito que possa ser falta de adubação mais acentuada. A planta fica sem forças para desenvolver os frutos.

Chris Roger Pires escreveu:
Ola pessoal to com um problema com minhas pitangueiras elas estão apresentando um tipo de bolha nas folhas elas tem a textura de isopor
o que pode ser algem ja teve este tipo de problema?
uma delas da flor direto ja teve tres floradas mas não deu frutos por quê?

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2005 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

olá....

Isso aconteceu do mesmo jeito com as minhas, a unica coisa que fiz foi desfolhar as folhas que estavam com essas bolhas.
Agora essa questao dos frutos... queria que alguem resolvesse, pois eu tambem tenho uma pitangueira que a 2 anos seguidos da flores e ainda nao apareceu nenhum fruto.
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2005 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Chris,

Pela descrição as suas pitangueiras estão com cochonilha.
Exitem vários meios eliminá-los:
- fazer uma desfolha total
- tirá-las com cotonete embebido em álccol misturado com água 50%
- aplicar inseticida
- aplicar calda de fumo

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2005 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Cecilia...

isso nao é cochonilia nao...
É uma bolha que nasce na folha mesmo, nao tem como tirar, a nao ser que ranque a folha...
Vou ver se arrumo uma foto da folha pra voce ver detalhadamente.
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2005 2:18 pm    Assunto: Praga específica Responder com citação

Cissa, realmente, não é coxonilha. Como disse também tive em minhas pitangas algo semelhante e não consegui encontrar informação a respeito. Estou aguardando alguém que tenha encontrado resposta sobre o assunto.

Cissa escreveu:
Oi Chris,

Pela descrição as suas pitangueiras estão com cochonilha.
Exitem vários meios eliminá-los:
- fazer uma desfolha total
- tirá-las com cotonete embebido em álccol misturado com água 50%
- aplicar inseticida
- aplicar calda de fumo

Abração
Cecilia

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2005 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mario e Chris,

é isso que dá ler com pressa, hehehehe
É o seguinte, o que a pitangueira tem perecem ser galhas, veja o textinho abaixo para entender melhor:

"Galhas, também conhecidas como cecídeas são causadas por bactérias, fungos, ácaros, vermes ou insetos, que são chamados galhadores ou cecidógenos.
De forma resumida, pode-se dizer que as galhas são uma deformação no tecido da planta causada pela ação desses organismos, que, como já vimos, podem ser os mais diversos. Para entender melhor, vejamos o exemplo de um inseto galhador. A fêmea bota seus ovos sobre a planta - ou no interior do tecido, dependendo da espécie - e os abandona. Dos ovos, algum tempo depois, nascem as larvas e, a partir de então, tem início o processo de formação das galhas.
A larva do inseto dirige-se para alguma região da planta onde poderá se desenvolver. O local escolhido pela larva é chamado meristema, a parte do tecido da planta que ainda pode crescer - em geral, as folhas, mesmo depois de totalmente desenvolvidas, conservam pequenas áreas que possibilitam a formação de galhas. E como isso acontece?
Quando a larva começa a se alimentar, a galha vai crescendo. Mas não pense que ela cresce à medida que o futuro inseto vai engordando. O que acontece é que, para se alimentar do amido presente na planta, a larva lança sobre ele uma enzima que vai torná-lo pronto para a sua digestão. Daí, a substância liberada pela larva estimula as células da planta a se multiplicarem, produzindo aquele caroço ou verruga, a galha!"

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2005 3:31 pm    Assunto: Valeu Cissa! Responder com citação

Excelente, já havia procurado, com certeza, nos lugares errados. Menos um problema de pesquisa. Agora, qual a solução? Arrancar as folhas seria o caso?
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2005 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Mario,

acredito que o ideal seja a desfolha e aplicação de inseticida para o caso de o causador da galha for um inseto.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Chris Roger Pires



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 38
Localização: Gioânia-GO

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Ói pessoal agradeço as respostas rapidas .
Cissa ,eu ja tinha observado que dentro dessas bolhas haviam pquenas larvas ,e em uma das minhas plantas realizei uma desfolha total e agora aguardo os rsultados nas outras eu coloquei uma dose maior de adubo ,farinha de osso e torta de mamona, e tambem aguardo resultados posteriormente enviarei noticias.
Grato
_________________
Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Cissa escreveu:
Olá Mario e Chris,

é isso que dá ler com pressa, hehehehe
É o seguinte, o que a pitangueira tem perecem ser galhas, veja o textinho abaixo para entender melhor:

"Galhas, também conhecidas como cecídeas são causadas por bactérias, fungos, ácaros, vermes ou insetos, que são chamados galhadores ou cecidógenos.
De forma resumida, pode-se dizer que as galhas são uma deformação no tecido da planta causada pela ação desses organismos, que, como já vimos, podem ser os mais diversos. Para entender melhor, vejamos o exemplo de um inseto galhador. A fêmea bota seus ovos sobre a planta - ou no interior do tecido, dependendo da espécie - e os abandona. Dos ovos, algum tempo depois, nascem as larvas e, a partir de então, tem início o processo de formação das galhas.
A larva do inseto dirige-se para alguma região da planta onde poderá se desenvolver. O local escolhido pela larva é chamado meristema, a parte do tecido da planta que ainda pode crescer - em geral, as folhas, mesmo depois de totalmente desenvolvidas, conservam pequenas áreas que possibilitam a formação de galhas. E como isso acontece?
Quando a larva começa a se alimentar, a galha vai crescendo. Mas não pense que ela cresce à medida que o futuro inseto vai engordando. O que acontece é que, para se alimentar do amido presente na planta, a larva lança sobre ele uma enzima que vai torná-lo pronto para a sua digestão. Daí, a substância liberada pela larva estimula as células da planta a se multiplicarem, produzindo aquele caroço ou verruga, a galha!"

Abração
Cecilia


Olá Cissa,

É vivendo e aprendendo...

Já havia visto um treco desse tipo mas nunca que eu ia descobrir que se tratava de "galhas"... Laughing Laughing Laughing





Valeu pelas informações!!!!

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2005 2:57 am    Assunto: Responder com citação

Wink Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marileda



Registrado: 11/08/04
Mensagens: 27
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2005 4:18 pm    Assunto: cecílias... Responder com citação

galhas ou cecílias... Cissa, se fosse eu não deixava!!! Vão pulverizar vc!!!! Laughing
Essas "cecílias" atacaram meu Liquidambar...
Pulverizei com anti Ácaros... necas!!!
Como trata estas "cissas"????
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2005 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Leda,

a quanto tempo!!!! Wink
Quando você vem novamente a Sampa????

O uso de acaricida só faz efeito se o causador da galha for ácaros.
Como o Chris fez, abra algumas dessas bolhas para ver se não tem larvas. Se tiver, aplique inseticida.
Por uma ou outra causa, eu desfolharia a planta.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil