FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Vasos de madeira somente as fotos por inquanto....
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Giovani de Souza Andrade



Registrado: 29/12/05
Mensagens: 28
Localização: Curitiba / Paraná

MensagemEnviada: Qua Jul 12, 2006 3:59 pm    Assunto: Vasos de madeira somente as fotos por inquanto.... Responder com citação

Olá amigos,

Depois de sentir as dificuldades principalmente financeiras de se comprar um bom vaso para bonsai, resolvi pesquisar e buscar soluções.
Então parti primeiro para buscar em cerâmicas locais que aqui ao redor de Curitiba imaginando que fosse fácil de se fazer vasos a baixo custo infelizmente não tive sucesso, a segunda tentativa foi de comprar vasos cerâmicos pronto de argila somente queimada eles não me agradaram quanto ao quesito apresentação e resistência, eles tb. não apresentam muitas opções.
Então me veio uma idéia de construir meu próprio vaso, visto que eu meu local de trabalho tenho uma série de ferramentas que poderiam me ajudar e vendo outras formas fui amadurecendo a minha, depois de incansáveis testes cheguei a estes modelos e condições muito satisfatórias de apresentação e resistência.
Nas fotos a seguir não estão definitivamente pronto, ainda falta a última camada de impermeabilização e ponto de resistência mecânica e tb. o ponto de textura para pintura se necessário achar. Eles foram feitos a partir de roda-pés de casa modelos prontos.
Bem amigos se acharam interessante por favor postem alguma coisa a respeito terei o maior prazer em responde-los, isto ainda não é uma matéria sobre os vasos. Ainda não consegui prepara-lá porque não possuo máquina digital, tão logo consiga a minha estarei preparando uma matéria completa de como se fazer estes vasos. Tenho mais uns 7 ou 8 neste estágio que vou postar na matéria futura.


1º. Vaso - 35,5x23x7 medida ext. 32,5x20x6,5 medida int.
esta faltando a fonto vista de cima neste vaso.


2º. Vaso - 31x20,5x7,5 medidas ext 28,4x18x6,9 medidas int.


2º. Vaso visto de cima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RodrigoFraga



Registrado: 22/05/06
Idade: 39
Mensagens: 85
Localização: Viamão - RS

MensagemEnviada: Qui Jul 13, 2006 12:55 am    Assunto: Responder com citação

Gostei dessa ideia!

Mas vc usou algum torno mecanico pra moldar a madeira, ou compro rodapés? aqui tem uns rodapés bem altos e nesse estilo foi a primeira impressão q tive de aparencia!
Vc esta impermeabilizando com q material?
gostei desses vasos acho q fica mais facil do q os de cimento para se fazer!

parabens!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Giovani de Souza Andrade



Registrado: 29/12/05
Mensagens: 28
Localização: Curitiba / Paraná

MensagemEnviada: Qui Jul 13, 2006 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo (Digó) escreveu:
Gostei dessa ideia!

Mas vc usou algum torno mecanico pra moldar a madeira, ou compro rodapés? aqui tem uns rodapés bem altos e nesse estilo foi a primeira impressão q tive de aparencia!
Vc esta impermeabilizando com q material?
gostei desses vasos acho q fica mais facil do q os de cimento para se fazer!

parabens!


Aí amigo Digó,

Fico feliz por ter gostado, são fáceis de fazer porem requer uma série de etapas para confecção, são feitos a partir de rodapés prontos existem milhares deles para qualquer gosto, ou pode desenvolver o seu se quiser, ainda não consegui fazer a matéria como quero apresenta-lá, mas se quiser tentar alguma coisa vai aí um resumo de como fazer... lembrando só o resumo, pois requer uma série de cuidados para que fique perfeito.
1º. corta a madeira nos tamanhos do vaso
2º. cola-se os lados
3º. o fundo é de metal ( para não seder )
4º o impermeabilizante existem muitas opções o que estou usando chama-se Igol (tem que ser de base asfáltica)
5º. Os vasos acima estão feitos até esta fase, ainda falta uma camada protetora final e que de condições para pintura.

OBs. tenho um vaso que fiz de teste o 1º. deles esta muito bem quanto a impermeabilização só que ele não esta com pintura de acabamento ele esta nesta fase igual a estes porém o fundo fiz de MDF e sedeu um pouco criou barriga rsrsrs más esta perfeito nas laterais, dai que me motivou a fazer muitos testes e chegar a estes modelos.
Para quem quer economizar vale a pena.
Quanto aos roda-pés ou vistas de porta tb. da certo, qualquer marcenaria ou madereira tem as vezes eles tem muitas descartadas por defeito e consegue-se comprar bem barato ou até de graça. Vale tentar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Qui Jul 13, 2006 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

Muito boa sua idéia. E tem a vantagem de ficar leve, em relação aos de cimento.
Você já pensou em fazer vasos redondos no torno, em peça única?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fabio Cristiano
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/06
Mensagens: 484
Localização: Campo Limpo Paulista- SP

MensagemEnviada: Qui Jul 13, 2006 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Cara!!!!

Muito bom esse seu vaso!!!

Parabéns!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Abraços,,

Fábio Cristiano
_________________
BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
leo.rs
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/05/06
Mensagens: 127
Localização: Caçapava do Sul - RS

MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2006 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei da parência do vaso, mas tem um problema na madeira:

Se a madeira não for impermeabilizada por dentro apodrece ou cria fungos, e se for não cria as condições de retenção de humidade ideais, por isso que se usa a cerâmica.

De qualquer forma, espera a opinião de foristas mais experientes pois já vi a utilização de caixas de madeira como sementeira.


(Mas que teu vaso ficou bonito, ah, isso ficou!) Wink

Abraço

Léo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2006 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

Giovani,


realmente o vaso é uma beleza. Parabéns. Acho que pode ser que dure um ano apenas, ou pelo menos tem que olhar se ainda vai resistir mais um. Apenas tem que ficar de olho.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2006 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Se for bem impermeabilizado dura uma vida.
Ninguém aqui nunca ouviu falar no Titanic, ele era de madeira, feito pra tomar chuva, e ficava na água. Se não fosse o acidente...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Murilo,


bem colocado, mas será que fazer o verniz marítimo só é o bastante?


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
crhistianvedder



Registrado: 27/08/05
Idade: 41
Mensagens: 66
Localização: Bel�m - Par�

MensagemEnviada: Qui Jul 20, 2006 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Quanto à madeira, se for maçaranduba, eh super resistente a agua, inclusive fica mais forte quando recebe água.
Tem um outro tipo de madeira tb, que se coloca dentro de aquários para acidificar a água, mas não lembro agora o nome ...

Minha única dúvida é quanto a toxicidade do selante e se ele pode influenciar no substrato quando entrar em contato com a água (solvente universal) e prejudicar as plantas.
_________________
Crhistian Vedder
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Edvaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/06/06
Mensagens: 155
Localização: Itapecerica da Serra - SP

MensagemEnviada: Qui Jul 20, 2006 7:34 pm    Assunto: Rapaz Responder com citação

Giovani

Ficou bom demais meu amigo se morasse ai perto ia incomendar um com vc, e camera digital faz um falta enorme mesmo, mas é isso ai acho que vai durar muito dependendo da madeira utilizada tem madeiras que são muito resistentes a peróba por exemplo, bem um abraço e até amanhã no msn

Att Edvaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jul 20, 2006 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Giovani,

Quero parabenizá-lo pela idéia. Não tenho certeza em relação a durabilidade ou se afeta a planta, pelo material impermeabilizante. Outra dúvida é em relação a parte interna do vaso, sabemos que um vaso de cimento ou argila não deve receber pintura ou vitrificação nesta região. Como ficaria em relação a madeira?

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Sex Jul 21, 2006 8:01 am    Assunto: Responder com citação

Gostei muito da sua idéia, sábado passado eu estava em um estúdio fotografico e me deparei com umas molduras para quadro que também dariam para fazer os vasos de madeira, mas uma pena que sejam mais caros.

Um abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Giovani de Souza Andrade



Registrado: 29/12/05
Mensagens: 28
Localização: Curitiba / Paraná

MensagemEnviada: Sex Jul 21, 2006 11:56 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Murilo,

obrigado, sabe que estive pensando que não conseguira fazer um vaso redondo de madeira, nem me pasou pela cabeça em tornea-lo, obrigado pela dica.
Quanto a impermeabilização o que pensei foi o seguinte:
1º. pensei no problema em se confeccionar um vaso de madeira tudo que poderia ser contra a cultivar um bonsai nele, depois comecei a testar soluções, vai aí alguns questionamentos que me fiz e que alguns amigos foristas aq. tb. imaginaram:
Qualquer tipo de madeira e aço ou qualquer outro metal, mesmo estando cortada e seca ela sempre estará trabalhando ( dilata e retrai ) o aço a mesma coisa, visto que os vasos estariam em condições extremas de exposição pensei em buscar um impermeabilizante que penetrasse na madeira de tal forma que trabalhasse junto com ela mesmo sabendo que estou falando de miléssimos de milimetros e tb. criasse um envolvimento tal que não deixaria a água penetrar, fiz alguns testes e cheguei a conclusão que o igol... e outros a base alfáltica resolveriam este problema, quanto ao produto atacar a árvore ainda não tenho certeza, um dos testes que fiz foi o seguinte: antes de plantar a árvore deixei o vaso completo com terra durante aprox. 2 meses molhando e deixando secar, com isso imaginei que todos os resíduos tóxicos do produto saíssem.

Dificuldades até aq. encontradas:
Conforme o Claudio questionou quanto a vitrificação interna não tenho solução realmente a idéia é que não absorva nada de água para não atacar o vaso, porem quando a rugosidade interna é boa a madeira é serrada e fica com pequena superfície aderente e porosa.

Os primeiros dois vasos que fiz me bati bastante pra fazer, depois peguei o jeito, ainda estou torcendo pelo sucesso deles, se alguem de Curitiba ou qualquer região se interessar mais neles e quiser fazer uma visita estarei disponível e por favor continuem questionando e opinando só assim poderei realizar este projeto até poder provar a mim mesmo que é possível . ( não tenho certeza ainda Embarassed Embarassed Embarassed ) , mas com a ajuda dos amigos aqui quem sabe ???? Very Happy Very Happy Very Happy

Obrigado a todos que opinaram até aqui e que visitaram este tópico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 27/08/06
Mensagens: 377
Localização: Limeira - S.P. -

MensagemEnviada: Ter Jan 23, 2007 8:11 am    Assunto: Responder com citação

Giovani


Em primeiro lugar, meus parabéns pelos vasos. Ficaram muito bonito.
Diante dos comentarios feitos pelos amigos foristas, principalmente quanto ao tempo de vida do vaso e quanto à problemas que o impermeabilizante possa acarretar à planta, tive uma idéia que poderá resolver isto.

Você já pensou em usar estes vasos de madeira como se fossem uma capa para vasos de cimento / argila /, mais "feinhos", simples?

Estes teus vasos dariam um "acabamento" especial à qualquer tipo de bonsai, e teriam uma vida bem mais longa, pois não teriam contato direto com o substrato e a água, e as plantas não correriam o risco de serem intoxicadas pelo impermeabilizante.

Á grosso modo, como existem capas para livros, cadernos, Bíblias, porque não se usar uma "capa" para os vasos de Bonsai?

Espero ter ajudado em algo.

Um abraço, e novamente parabéns pelo trabalho.

Natalino Sampaio
_________________
"Tudo passa"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil