FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Uvaia!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Júlio César de Souza



Registrado: 13/08/04
Mensagens: 8
Localização: Jaraguá do Sul-SC

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2005 11:22 am    Assunto: Uvaia! Responder com citação

Olá,

Em uma indústria de minha cidade, existe uma árvore com uns 3.5m de altura e que me informaram que é um pé de uvaia. Dizem que é comum aqui na região, porém só a conheci agora. Seu fruto é bem amarelinho quando maduro e possui um cheiro muito bom. Dizem que é muito ácido. Não esperimentei. Como sou principiante nesta arte, gostaria de saber se é uma boa escolha começar com esta espécie e quais os cuidados e procedimentos. Também preciso saber se é mesmo um pé de uvaia, talvez alquém tenha alguma foto para que possa comparar. Gostei muito do formato da árvore e suas folhas são pequenas.
Um abraço.
_________________
Júlio César.
"Aquilo que você pode fazer, ou sonha que pode, comece a fazer; a audácia tem em si gênio, poder e magia.(GOETHE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2005 11:39 am    Assunto: Responder com citação

http://s4.flogao.com.br/31/01/05/4399277.jpg

Nome Científico: Eugenia Uvalha

Morfologia: Arvore Frutífera de até 4 metros de altura, apresenta folhas elíptcas, com a característica de se manterem verdes o ano inteiro, atingindo até 8 cm.

Fenologia: Floresce nos meses de abril a agosto, sendo que os frutos estão maduros de setembro a novembro.

Eu tenho algumas mudas de uvaia, mas estao pequenas ainda, nunca deram frutos.
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2005 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Julio, o Baduuuu foi rápido no gatilho...

Baduuuu, quanto tempo tem as mudas? Não se esqueça, que se foram formadas por semente, naturalmente, levam bem mais tempo para gerar frutos.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2005 3:40 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Felipe...

Eu já pensei nisso...
Mas eu tenho algumas de sementes mas tenho uma bem grande, que já deve ter uns 4 ou 5 anos, e estou a prepara-la ainda. Ela esta com uns 50 cm e estou vendo o que faço com ela ainda.
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2005 3:07 pm    Assunto: Eu de novo Responder com citação

Olha não sei se é a mesma planta mas la vai eu tenho e a minha ja floriu mas deu uma chuva na época e nada de frutos(arrancou todas as flores) Nome cientifico Eugenia Pyriformis-Pseudomyrcianthes pyriformis(Cambess)-Eugenia Foliosa-Eugenia Turbinata-Eugenia dumiculosa Todos os nomes cientificos referen-se a mesma planta
Altura de 6-13m tronco reto de 30 a 50 cm casca fissurada e descasmante flores brancas e solitárias. a fruta quando a planta toma sol é deliciosa (é que nem mixirica ou é doce ou é azeda)
Pertence a familia das Myrtaceaes( pitanga jabuticaba cambui araçá goiaba cereja do rio grande grumixama gabiroba etc....) eu cuido da minha como cuido da pitanga só a poda de raiz que eu corto só 1/3 mas é facil de cuidar e fica bem natural como miniatura! Twisted Evil
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 2:19 am    Assunto: Re: Eu de novo Responder com citação

mago_encolhedor_de_planta escreveu:
Olha não sei se é a mesma planta mas la vai eu tenho e a minha ja floriu mas deu uma chuva na época e nada de frutos(arrancou todas as flores) Nome cientifico Eugenia Pyriformis-Pseudomyrcianthes pyriformis(Cambess)-Eugenia Foliosa-Eugenia Turbinata-Eugenia dumiculosa Todos os nomes cientificos referen-se a mesma planta
Altura de 6-13m tronco reto de 30 a 50 cm casca fissurada e descasmante flores brancas e solitárias. a fruta quando a planta toma sol é deliciosa (é que nem mixirica ou é doce ou é azeda)
Pertence a familia das Myrtaceaes( pitanga jabuticaba cambui araçá goiaba cereja do rio grande grumixama gabiroba etc....) eu cuido da minha como cuido da pitanga só a poda de raiz que eu corto só 1/3 mas é facil de cuidar e fica bem natural como miniatura! Twisted Evil


Amigo Mago,


Andei pesquisando e são os nomes cientificos mesmo da Uvaia. Possuo somente dois pés desta árvore, ainda sao muito novos, entao nao posso lhe dizer a respeito dos frutos nao sei dizer o porque, pelo que sei você usa uma adubação rigorosa de suas plantas certo? Entao acredito que nao seja isso, vou pesquisar mais e volto a falar.

Abraços:


Illex


Acredito que seje a Uvaia mesmo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Aqui no nordeste a Uvaia é conhecida como Ubaia. Pelo que sei, existe diversas variedades. No nosso caso (Ne), temos a Ubaia-azeda, com folhas bastante coriáceas e obovadas, e a Ubaia-doce, com folhas maiores, oblongas e menos áspera que a anterior.

Cultivo como bonsai a Ubaia-azeda por ter folhas menores e produzir frutos mais precocemente.

Abaixo, um bonsai de Ubaia-azeda, da minha coleção:




Detalhe do fruto da Ubaia-azeda:



Detalhe das folhas e flores:



Algumas informações adicionais poderão ser encontradas na minha HP:

http://www.nativosdonordeste.z6.com.br/guia_de_especie/especies_nativas/ubaia-azeda.htm


Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Júlio César de Souza



Registrado: 13/08/04
Mensagens: 8
Localização: Jaraguá do Sul-SC

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 11:34 am    Assunto: Uavia Responder com citação

Sergivaldo,

Infelizmente não conseguí visualisar os seus arquivos. Poderias fazer a gentileza de os reenviar?



Sergivaldo escreveu:
Olá Pessoal,

Aqui no nordeste a Uvaia é conhecida como Ubaia. Pelo que sei, existe diversas variedades. No nosso caso (Ne), temos a Ubaia-azeda, com folhas bastante coriáceas e obovadas, e a Ubaia-doce, com folhas maiores, oblongas e menos áspera que a anterior.

Cultivo como bonsai a Ubaia-azeda por ter folhas menores e produzir frutos mais precocemente.

Abaixo, um bonsai de Ubaia-azeda, da minha coleção:




Detalhe do fruto da Ubaia-azeda:



Detalhe das folhas e flores:



Algumas informações adicionais poderão ser encontradas na minha HP:

http://www.nativosdonordeste.z6.com.br/guia_de_especie/especies_nativas/ubaia-azeda.htm


Um abração,

Sergivaldo

_________________
Júlio César.
"Aquilo que você pode fazer, ou sonha que pode, comece a fazer; a audácia tem em si gênio, poder e magia.(GOETHE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, como vai?

Maravilha de frutífera...
Nada de sementes para distribuição por enquanto??

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 1:36 pm    Assunto: tira-teima Responder com citação

Uvaia é uma coisa e Ubaia (ubjai-ibajai-ivai-pessego selvagem-pessego do mato é outra)
Uvaia é reta cresce reto quenem bambu fica com até 13m a semente é lisa com +ou- 2cm da normalmente 3 sementes por fruta
Ubaia é tortuosa cresce no maximo até 6m semente aspera de até 3cm e não mais de duas sementes por fruto.
o aspecto das folhas e frutos (externamente) é bem parecido a brotação tambem.
As fotos do seu site são sem duvida de ubaia azeda.
mas mudando de assunto eu to começando a concordar com o povo que vc é ótimo pra estilizar suas plantas eu presciso de umas dicas pra minha primavera pois é velha pra dedeu e eu vi o trabalho que vc fez na sua a minha tem o diametro de 12cm e altura de 20cm eu consegui por yamadori de uma floreira da prefeitura, a planta tava tomada por cupim e com o nucleo do tronco totalmente podre, manda as dicas de shari kan que vc fez na sua (aquela da foto do forum) a minha ta bem saudavel mas da pra melhorar a aparencia! Twisted Evil
[/i]
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 3:46 pm    Assunto: Re: tira-teima Responder com citação

mago_encolhedor_de_planta escreveu:
Uvaia é uma coisa e Ubaia (ubjai-ibajai-ivai-pessego selvagem-pessego do mato é outra)
Uvaia é reta cresce reto quenem bambu fica com até 13m a semente é lisa com +ou- 2cm da normalmente 3 sementes por fruta
Ubaia é tortuosa cresce no maximo até 6m semente aspera de até 3cm e não mais de duas sementes por fruto.
o aspecto das folhas e frutos (externamente) é bem parecido a brotação tambem.
As fotos do seu site são sem duvida de ubaia azeda.
mas mudando de assunto eu to começando a concordar com o povo que vc é ótimo pra estilizar suas plantas eu presciso de umas dicas pra minha primavera pois é velha pra dedeu e eu vi o trabalho que vc fez na sua a minha tem o diametro de 12cm e altura de 20cm eu consegui por yamadori de uma floreira da prefeitura, a planta tava tomada por cupim e com o nucleo do tronco totalmente podre, manda as dicas de shari kan que vc fez na sua (aquela da foto do forum) a minha ta bem saudavel mas da pra melhorar a aparencia! Twisted Evil
[/i]



Mago,

É possível que na região onde você more exista uma planta com o nome de Ubaia e que seja diferente de Uvaia.

Aqui, no nordeste, chamamos de Ubaia-doce à Eugenia uvalha. Não encontrei nenhuma referência que considere a Ubaia como sendo pêssego-do-mato, ubajaí ou ivaí.

No livro do Henri Lorenzi (pág. 263, vol I) cita esta espécie como Hexachlamys edulis (pêssego-do-mato, pessegueiro-do-mato, ivaí, ubajaí, cereja-do-rio-grande, cerejeira-do-rio-grande, com características um pouco diferentes da Ubaia ou Uvalha.

No livro "Plantas do Nordeste, Especialmente do Ceará" (Prof. Renato Braga), pág. 467, ele cita:

" UBAIA. - Eugenia Uvalha (sic) Camb., da família das Mirtáceas.

Arbusto. Folhas opostas, lanceoladas, glabras, 2-4 cm. de comprimento por 1 de largura. Flores alvas, pétalas, solitárias. Baga pequena, piriforme, de casca amarelo-avermelhada ou alaranjada, com 1-2 sementes grandes, cobertas por polpa aquosa, doce e um tanto ácida, comestível.
Nos tabuleiros da região litorânea. Quase todo o Brasil. Conhecida ainda por Uvaia, Uvalha.
Corr. de ybá-aia, fruto azedo, na lição de Batista Caetano (8,184)."


Abaixo, um link com algumas informações sobre a Ubaia:

http://umbuzeiro.cnip.org.br/db/medic/taxa/495.shtml

Coloco essas informações pois tenho grande interesse nessa espécie, que pesquiso há alguns anos, e qualquer novidade será muito bem vinda.

Em relação à primavera, apenas esculpi todo o "miolo da planta" com o auxílio de alicates e formões. Não o fiz de uma única vez, mas gradativamente até atingir o estágio atual.

Seria interessante postar um nóvo tópico e colocar uma foto da sua planta para opinarmos.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
Sergivaldo, como vai?

Maravilha de frutífera...
Nada de sementes para distribuição por enquanto??

Abraços.


Fala Felipe, meu velho!!! Laughing Laughing Laughing

Por enquanto não tenho sementes da Ubaia mas, assim que as tiver, disponibilizarei aqui no fórum.

Creio que em meados de junho elas estarão produzindo frutos.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

OK Sergivaldo, beleza... é o que eu imaginava, mais alguns meses...

Realmente seria interessante o Mago postar essa foto. Acredito que tem muita gente aqui no fórum que ainda não viu a sua e vai se realizar com o novo tópico e com a foto do Mago.

Abração aos 2!
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 11:37 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Sergivaldo,


Gostaria de saber se esta é mai uma espécie coletada por voce diretamente do cerrado??? Se, sim, explique o metodo, se possivel. Obrigado desde já!


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 7:04 am    Assunto: Responder com citação

Grande Sergivaldo... tudo bem?

Muito bonita sua ubaia! Aqui conheço por uvaia, mas não estou certo de ser a mesma variedade.
Interesante que voce cultiva não apenas nativas brasileiras, mas principalmente nativas regionais.
E talvez por uma felicidade do clima, elas têm as folhas pequenas e bem firmes. Parecem ser bem resistentes ao calor e pragas.

Mais uma prá entrar na minha lista de "futuros bonsai"... Very Happy

Abração,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil