FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Uvaia!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

posso estar errado mais pelo que sei a ubaia(Eugenia Uvalha) é diferente de uvaia(Eugenia pyriformis) a uvaia tem folha finas e compridas e o tronco liso quando é nova e quando mais velha seu tronco solta casca + ou - o mesmo processo da jabuticabeira.



me corrijam se tiver errado.
_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

Charles escreveu:
Grande Sergivaldo... tudo bem?

Muito bonita sua ubaia! Aqui conheço por uvaia, mas não estou certo de ser a mesma variedade.
Interesante que voce cultiva não apenas nativas brasileiras, mas principalmente nativas regionais.
E talvez por uma felicidade do clima, elas têm as folhas pequenas e bem firmes. Parecem ser bem resistentes ao calor e pragas.

Mais uma prá entrar na minha lista de "futuros bonsai"... Very Happy

Abração,
Charles


Olá Charles,

Essa espécie possui as folhas pequenas, bem firmes e são muito resistentes ao calor. Vai anotando pois a lista está crescendo.

De fato, minhas preferidas são as espécies nativas do nordeste. Descobri, há alguns anos, que nossa flora possui uma grande variedade de plantas que são excelentes para serem cultivadas como bonsai e, sobretudo, resistem muito mais ao nosso clima (claro!). Daí prá frente, tenho dedicado todo o meu trabalho a essas espécies, com raríssimas excessões.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

andre escreveu:
posso estar errado mais pelo que sei a ubaia(Eugenia Uvalha) é diferente de uvaia(Eugenia pyriformis) a uvaia tem folha finas e compridas e o tronco liso quando é nova e quando mais velha seu tronco solta casca + ou - o mesmo processo da jabuticabeira.



me corrijam se tiver errado.


Fala André,

É claro que a Eugenia pyriformis é diferente da Eugenia uvalha.
Apesar de pertencerem ao mesmo gênero (Eugenia), são espécies distintas.

Espécies diferentes podem ter os mesmos nomes populares., depende da região. Fazendo uma analogia: não há diferença entre jerimum e abóbora.

Alguns exemplos coletados no "Catálogo de ÁRvores do Brasil" (IBAMA):

UVAIA:
Eugenia arrabidea Berg (PR)
Eugenia campestris Vell (PR)
Eugenia pyriformis Cambess. (Região Sul)
Myrceugenia sp. (Região Sudeste)
Pseudomyrcianthes adamantium (Cambess) (PR)

UVALHA
Eugenia pyriformis Cambess. (Região Sul)

UVALHA DO CAMPO
Eugenia pyriformis Cambess. (Região Sul)

UBAIA
Eugenia campestris DC (SC)
Eugenia sp. (ES, DF, Região Nordeste).


Abraços,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Illex escreveu:
Amigo Sergivaldo,


Gostaria de saber se esta é mai uma espécie coletada por voce diretamente do cerrado??? Se, sim, explique o metodo, se possivel. Obrigado desde já!


Abraços:


Illex


Fala Illex,

Esta é uma das espécies que coleto no Nordeste.

O método é bem simples: consiste é cavar um anel em volta da planta escolhida e retirar a planta, de forma que esta permaneça com o torrão. Depois é só aguardar a recuperação da planta e começar a educá-la para se tornar um bonsai.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

foi isso que eu quis esclarecer é que a uvaia que se tem no sul (inclusive eu tenho um exemplar) é diferente da ubaia aqui do nordete
"cito as especeies que cultivamos como bonsai"
_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:


Fala Illex,

Esta é uma das espécies que coleto no Nordeste.

O método é bem simples: consiste é cavar um anel em volta da planta escolhida e retirar a planta, de forma que esta permaneça com o torrão. Depois é só aguardar a recuperação da planta e começar a educá-la para se tornar um bonsai.

Um abração,

Sergivaldo



Amigo Sergivaldo,

Elas nao possuem raizes muito profundas é essa a minha duvida, pois aqui tambem é rico em plantas do Cerrado, porem sempre q as retiro elas morrem, gostaria de saber mais, se puder me ajudar agradeço e muito. Obrigado desde já!


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Illex,

Pelo que entendi, as plantas que você retira da natureza morrem, mesmo não tendo raízes profundas. É isto?

Dificilmente perco uma planta que possui muitas raízes. Aliás, depois de escolher a planta, a primeira coisa a verificar é se existem raízes suficientes para alimentar a planta após sua retirada. Plantas que possuem uma pivotante muito profunda, com poucas raízes de alimentação, eu não retiro.

Para verificar se há raízes suficientes, utilizo uma pazinha de jardinagem e vou escavando cuidadosamente, na base da planta, até descobrí-las;

Confirmada a existência dessas raízes, faço uma poda radical, para reduzir o volume da planta e dar o primeiro passo na formação da estrutura do futuro bonsai;

Depois, cavo em volta da planta, formando uma vala circular, até uma profundidade que seja suficiente (+ ou - 50 cm) para retirar um torrão com bastante raízes;

Quando o torrão é sacado da terra, faço uma redução do mesmo e diminuo o tamanho das raízes mais grossas;

Envolvo o torrão com um pano ou plástico e o amarro para a viagem.

Ao chegar em casa, retiro parte do solo; dou uma ajeitada nas raízes; faço mais uns retoques nos galhos; coloco a planta numa bacia perfurada, com um substrato granulado; rego bastante com um hormônio enraizador e depois coloco a planta num local protegido do sol.

IMPORTANTE: Os melhores resultados são obtidos quando feitos no início do período chuvoso (Nordeste) ou início da Primavera.

Só uma pequena observação: não coleto plantas no Cerrado, mas nos tabuleiros nordestinos.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil