FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

bonsai vindo de sementes não produz?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
whiteknight



Registrado: 01/02/05
Mensagens: 32
Localização: Brasília- DF

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 8:45 am    Assunto: bonsai vindo de sementes não produz? Responder com citação

Olá,
Estava lendo o tópico 'Meu primeiro bonsai...' do "Minha árvore e sua opinião" e pelo que entendi (bonsai de) jaboticabeira vindo de semente não produzfrutos...isso acontece com qualquer bonsai vindo de semente?? E alguém sabe dizer o porque disso??
[ ]'s
_________________
ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 11:19 am    Assunto: Re: bonsai vindo de sementes não produz? Responder com citação

Whitknight, é um fato que ocorre com algumas espécies, a jabuticaba é uma delas até prova em contrário. As hibridas produzirão! A razão do porque isto acontece não sei dizer corretamente mas penso que pode ocorrer o seguinte: (Pura divagação!)

A planta pode precisar de uma quantidade de algum tipo de nutriente que não consegue ser produzido com uma pequena quantidade de raízes; algum tipo de processamento interno que não metaboliza estes nutrientes, na quantidade ideal, necessários à planta para o desenvolvimento de frutos. Quem sabe?



whiteknight escreveu:
Olá,
Estava lendo o tópico 'Meu primeiro bonsai...' do "Minha árvore e sua opinião" e pelo que entendi (bonsai de) jaboticabeira vindo de semente não produzfrutos...isso acontece com qualquer bonsai vindo de semente?? E alguém sabe dizer o porque disso??
[ ]'s

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 11:21 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigo,

Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos.

O que sabemos é que um bonsai criado a partir de uma alporquia ou estaquia irá produzir muito mais rapidamente seus frutos. Daí a recomendação.

As jabuticabeiras demoram muito tempo para iniciar a produzir frutos, cerca de 18 anos (J. Sabará). As híbridas produzem mais precocemente.

Há muitas frutíferas cultivadas como bonsai, a partir de sementes, que produzem normalmente. Ex.: romã, pitanga, ubaia, etc.

Apenas para lembrar: a paciência para quem cultiva bonsai a partir de sementes deve ser muito maior.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 11:48 am    Assunto: Jabuticaba Responder com citação

Sergivaldo, preciso ver para acreditar. Até hoje não encontrei nenhuma jabuticabeira de semente, como bonsai, produzindo. Nem com 50 anos, como a de um senhor, japonês, aqui de Ribeirão Preto, reclamava pois viu em uma exposição uma árvore que levei cheia de frutos (híbrida)


Sergivaldo escreveu:
Olá amigo,

Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos.

O que sabemos é que um bonsai criado a partir de uma alporquia ou estaquia irá produzir muito mais rapidamente seus frutos. Daí a recomendação.

As jabuticabeiras demoram muito tempo para iniciar a produzir frutos, cerca de 18 anos (J. Sabará). As híbridas produzem mais precocemente.

Há muitas frutíferas cultivadas como bonsai, a partir de sementes, que produzem normalmente. Ex.: romã, pitanga, ubaia, etc.

Apenas para lembrar: a paciência para quem cultiva bonsai a partir de sementes deve ser muito maior.

Um abração,

Sergivaldo

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Mário!!!

"Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos. "

Pois é amigo, penso que na natureza as jabuticabeiras nascem a partir de sementes e, depois de muitos anos, produzem seus frutos. Se eu pegar uma dessas plantas (yamadori) e trabalhá-las como bonsai, posso dizer que a planta se originou de sementes? Esse é meu raciocínio.

Agora, prefiro não esperar mais de cinqüenta anos para ver uma jabuticabeira, cultivada a partir de sementes, produzir frutos.
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing ===> O melhor é compra nos viveiros, naqueles latões de 20 litros!!!

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 12:14 pm    Assunto: Semente Responder com citação

Sergivaldo, é que estamos falando especificamente de plantas cultivadas a partir de semente. As jabuticabeiras normais, claro, foram plantadas de semente e produzem. Tenho 4, normais, que plantei há 27 anos e que começaram a produzir com 14 anos. Não é esta a questão.
É o fato de elas não produzirem quando mantidas pequenas desde que nascem. Esta a dúvida intrigante!


Sergivaldo escreveu:
Grande Mário!!!

"Nunca cultivei jabuticabeira a partir de sementes mas não creio que estas não produzirão frutos. "

Pois é amigo, penso que na natureza as jabuticabeiras nascem a partir de sementes e, depois de muitos anos, produzem seus frutos. Se eu pegar uma dessas plantas (yamadori) e trabalhá-las como bonsai, posso dizer que a planta se originou de sementes? Esse é meu raciocínio.

Agora, prefiro não esperar mais de cinqüenta anos para ver uma jabuticabeira, cultivada a partir de sementes, produzir frutos.
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing ===> O melhor é compra nos viveiros, naqueles latões de 20 litros!!!

Um abração,

Sergivaldo

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil