FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Trabalhos de cimento feitos por mim.
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Jul 26, 2006 8:18 pm    Assunto: Trabalhos de cimento feitos por mim. Responder com citação

Olá foristas,

Quero compartilhar com todos uma atividade que venho tentando desenvolver há uns quatro anos. Devido ao alto preço de materiais tipo pedras e vasos para bonsai, resolvi investir na criação de algo alternativo. Devo dizer que algumas peças já foram testadas, embora todas ainda estão em fase de evolução. Espero que neste tópico haja uma interação de informações para a melhoria da qualidade deste tipo de trabalho.

Primeiro eu separo o material a ser usado: Cimento e argila. Esta última deverá ser muito bem peneirada. Uso para isto uma malha bem fina como se vê na foto. A proporção dos materiais é de 1-1.




Em seguida adiciono água, até formar uma pasta bem homogênea.




Despejo a mistura sobre várias folhas de jornal. Isto para diminuir gradativamente a umidade do composto. É fundamental para o trabalho de modelagem. Arrumo jornal para o apoio da peça, pelo mesmo motivo de "chupar" o excesso de água.




Em seguida dou forma ao que desejo, neste caso uma "rocha" e um pequeno vaso. A rocha, faço a mão com um formato ao meu gosto. O vaso, faço também a mão, porém com formato mais geométrico. No caso ovalado. Reparem como faço o furo de drenagem.




Deixo a pedra secando e prossigo dando formato na borda do vaso. Tudo a mão, como se vê.




Quando o vaso estiver mais rígido. Coloco-o de base para cima e com cimento formo os pés, vejam.




Depois de 24 horas secando, as peças estão assim.




As pedras permanecem de lado. O vaso começa um processo de acabamento, primeiro com uma lixa bem grossa para o formato, depois com uma bem fina para a textura.




Em seguida dou uma pintura. Para as pedras uso betume sobre o cimento. Para os vaso, uso tinta cerâmica e betume.




Depois de seco, passo um impermeabilizante. Dou uma mão nas pedras e na parte interna do vaso. Isto mantém a porosidade necessária. Para a parte externa do vaso, vou dando várias mãos até formar um aspecto vitrificado.




É isso, o impermeabilizante por dentro do vaso é questionável. Contudo, segundo o fabricante aumenta muito a resistência do material.

Como falei, desejo abrir um questionamento em relação ao material e a técnica de modelagem utilizada.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Jul 26, 2006 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Cláudio!!!

Só tenho mesmo é que te agradecer por compartilhar conosco tuas experiências. Sem dúvida alguma, ficaram muito bonitas. PARABÉNS!!!

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Jul 26, 2006 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio,


realmente a matéria ficou muito boa. Bem completa e está bem detalhada. Qual impermeabilizante você usou?

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Jul 26, 2006 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Sergivaldo,
Eu é que agradeço por ter este espaço com grandes nomes do bonsai interagindo de forma tão construtiva. No que depender de mim, estarei compartilhando sempre que possível.


Darkaso,
Tenho usado o Hidronorth, pois percebo que ele acaba corrigindo o principal defeito das ligas de cimento, que é o desgaste. Além de dar um belo acabamento.
Em uma primeira mão ele nem afeta a aspereza do material. Com várias passadas, ele dá um toque envernizado bonito, sendo que muito mais resistente.

Um grande abraço,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
PINO



Registrado: 08/04/05
Idade: 45
Mensagens: 77
Localização: PORTO ALEGRE/RS

MensagemEnviada: Qui Jul 27, 2006 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

olá claudio,
me diga que argila tu utiliza?
gostei muito do trabalho
_________________
ABRAÇOS,
PINO
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fabio Cristiano
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/06
Mensagens: 484
Localização: Campo Limpo Paulista- SP

MensagemEnviada: Qui Jul 27, 2006 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio,,,

Parabéns pela matéria,, ficou bem completa!!!!

Bom, vou dar uma dica pra vcs quanto ao impermeabilizante, pois antes de me formar em Educação Física, trabalhei 12 anos com tintas!!!!

Os materias depois de impermeabilizados, é recomendável o uso após mínimo de 72 horas.

Claudio,
O Hidronorth que vc usou vc sabe se é base solvente ou água???
Os impermeabilizantes base água são mais em conta e com o mesmo acabamento,
Ah!!! Ia me esquecendo se vcs quiserem, tbem existe o mesmo impermeabilizante em acabamento fosco, tbem dá um trabalho envelhecido bem legal!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Espero ter ajudado!!!

Abraços,,

Fábio Cristiano
_________________
BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Jul 27, 2006 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio,


boa ajuda sim, com certeza dá pra variar mais com os vasos.



T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Cristiano
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/06
Mensagens: 484
Localização: Campo Limpo Paulista- SP

MensagemEnviada: Qui Jul 27, 2006 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, tbem esqueci de falar....

Se alguem gostar de muito brilho, existe impermeabilizantes mais brilhante que o hidronorth, tem um chamado Telhacor Pedras que ele tem em torno de 90% de cristais e os demais tem entre 60 e 70 %.Isso faz que vc tenha que dar menos demãos e o acabamento fica perfeito. Wink

Abraços,,

Fábio Cristiano
_________________
BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Jul 28, 2006 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Pino,

Eu costumo usar argila de quiosques de plantas, é chamada de argila de roseira. Uso também outras com várias tonalidades, que vão do vermelho vivo ao beje bem claro. Sei que existem diferenças entre elas, talvez até em relação a propriedades mecânicas. Uso também terra preta e terra de embolso, elas possuem texturas muito interessantes para acabamento. Já usei areia lavada e fiquei com as mãos em carne viva. Acrescentando gesso a qualquer um desses materiais junto com o cimento, consegue-se uma secagem muito rápida.

Usar uma variedade de materiais me deu por hora apenas diferenças a nível estético. Por exemplo, nenhuma "rocha" ou vaso quebrou ou se desgastou nestes anos. Porém digo que um estudo mais técnico deve ser feito para prevermos resultados a longo prazo.

Darkaso e fábio,

Essa abordagem feita pelo Fábio é muito interessante. Considero o impermeabilizante fundamental para o acabamento e para melhorar a resistência do composto. Esta variedade fosca e mais brilhosa abre uma gama de possibilidades para se trabalhar.

Fiquei na dúvida em relação as diferenças entre base solvente ou água. Existindo realmente essa diferença, qual seria mais indicada para este tipo de trabalho?

É isso. Abraços a todos,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Cristiano
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/06
Mensagens: 484
Localização: Campo Limpo Paulista- SP

MensagemEnviada: Sex Jul 28, 2006 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio,,,,



As duas são de ótimas procedencias, mas os d base água são menos prejudiciais as plantas, isso é após 72 horas, Mas se vc aguardar esse período, não te´ra problemas com nenhuma delas, basta vc decidir qual delas usar: fosco, brilhante ou com mais brilho!!!


Abraços,,,

Fábio Cristiano
_________________
BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jul 29, 2006 7:51 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Fábio,

Essa era uma grande dúvida que eu tinha. Sempre me perguntavam qual seria o efeito dos impermeabilizantes sobre a saúde das plantas e eu não sabia responder.

Aproveitando sua experiência com tintas, o que você sabe sobre o betume? Eu tenho usado para escurecer e dar um aspécto envelhecido nas peças.

Abraços,

Cláudio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Jul 29, 2006 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio,


betume não é como um piche?


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Cristiano
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/03/06
Mensagens: 484
Localização: Campo Limpo Paulista- SP

MensagemEnviada: Sáb Jul 29, 2006 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio,,,

Betume é um pigmento base solvente que vc pode usar sem problemas para dar a coloração.

Agora, se vc quiser economizar tempo, vc pode estar usando esmalte sintético preto direto no impermeabilizante base solvente para usar direto na peça. o acabamento vai ser mais uniforme do que o betume, pois com betume dá pra vc tirar algum excesso que queira e variar tbem a sua pintura. Um acabamento que fica bem legal tbem, é vc usar esmalte sintético vermelho goya, ele dá uma um acabamento parecido com mogno!!!!

Vc pode tbem optar por outros tipos de pinturas que fica mais em conta e ecologicamente. Pode usar látex acrilico para pintar, usando qualquer tonalidade e para impermeabilizar, use Verniz Acrilico. Todos os dois são base água e o acabamento ficará de 1ª qualidade tbem assim como o seu!!! Very Happy Very Happy

Qualquer duvida é só perguntar!!!

Ah, onde vc comprou a argila???

Abraços,,

Fábio Cristiano
_________________
BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jul 29, 2006 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Valeu Fábio, acho que betume dá um acabamento muito legal, pois podemos variar a intensidade da pigmentação.

Suas dicas são muito boas e passíveis de serem testadas, assim que utilizá-las, mostrarei o resultado.

Você sabe dar acabamento marmorizado?

Darkaso, acho que betume tem a ver com piche sim. Creio que ouvi em algum lugar.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Jul 29, 2006 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio,

Desculpe, a argila compro em quiosques de plantas. Peneiro tudo com malha bem fina e uso.

Abraços, Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil