FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Romã.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Juliana V. Rocha



Registrado: 04/02/05
Mensagens: 14
Localização: Itaboraí - RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 4:46 pm    Assunto: Bonsai de Romã. Responder com citação

Olá.
Acabei de ganhar um Bonsai de Romã.
Ele tem sete meses só, será que nessa primavera ele já vai dar flor e frutinha?
E estou com várias dúvidas quanto a luminosidade e água a princípio, já sei que no final do inverno vou ter que me preocupar com a poda tb.
Não sei as características dessa espécie, alguém pode me ajudar?
Ah, e esse mestre daqui de Niterói? Ratto, se não me engano. Não consegui encontrar o perfil, alguém poderia me dar o e-mail dele?
Sábado ou domingo devo colocar a foto dele aqui (pode?) para ficar mais fácil de vcs me ajudarem.
Um abraço,
_________________
Juliana V. Rocha
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
TC
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/10/04
Mensagens: 164
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

oi
o ratto posta mais no forum da bonsai brasil la vc pode pega o e-mail dele
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Juliana, como vai?

A Romã cresce e floresce muito rápido.
Aqui uma dica do site do Administrador desse fórum:

Família: Punicaceae

Romã anã

Origem: Ásia Ocidental, Oriental e região do Mediterrâneo.

Características: Árvore de folhas semicaducas, de cor verde brilhante e delgadas. Em climas quentes, sem um inverno rigoroso, se mantém sempre verdes. Floresce no final da primavera princípio do verão, desenvolvendo flores laranjadas, que darão origem aos pequenos frutos da mesma cor e que carregam muitas sementes. É conhecida no Egito há 2.500 aC e também é mencionada várias vezes no velho testamento.

Ambiente: Gosta de lugares quentes e necessita de muita luz. Em climas frios tem que ser protegidas das geadas, porém o frio moderado do inverno é importante para que possa efetuar sua parada estacional e perder algumas folhas.

Rega: Necessita de rega abundante nos períodos de crescimento. No inverno, quando caem suas folhas, a rega deve ser mais moderada.

Adubo: Durante o período de crescimento e frutificação, a cada duas semanas (primavera e outono). Nunca adube uma árvore doente ou recém transplantada.

Transplante: A cada um ou dois anos. O transplante deve realizar-se ao final do inverno, antes de iniciar a brotação, procurando cortar 1/3 parte das raízes.

Poda: Para se conseguir uma boa ramificação, podamos os brotos novos quando têm de seis a sete pares de folhas, cortando logo acima do primeiro ou segundo par. Para conservar as flores não se deve cortar os brotos novos após o início de novembro. Somente depois da floração faz-se a poda dos brotos para conservar sua forma. Os galhos mais grossos podem perfeitamente ser podados no inverno.

Limpeza: Eliminar as folhas amarelas e algumas flores dos galhos muito carregados. Se a árvore der frutos é importante colhê-los antes que caiam por si mesmos, para não fatigar a árvore. Após a brotação da primavera é preciso fazer a limpeza dos pequenos ramos que não brotaram ou que tenham secado durante o inverno.

Aramação: Em qualquer momento, menos na época de floração.

Dicas: Não se deve deixar muitos frutos em um só galho, pois a tendência é este galho secar no ano seguinte. Para florescer abundantemente, a árvore necessita de exposição a pleno sol.

Você encontra caracteristicas de várias espécies no Site dele:

http://www.atelierdobonsai.com.br/arvore.html




Qualquer que seja a dúvida, não deixe de postar, existem muitos colegas e mestres aqui que estão sempre nos ajudando.



Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 04, 2005 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Outra coisa,

Sobre o Claudio Ratto, vá até a procura de membros aqui do fórum e procure pelo nome completo, envie uma MP à ele, que com certeza ele responde, pois é uma pessoa muito simples e bacana. Acho que assim fica mais simpático do que escrever um eMail diretamente.
Ele costumava frequentar um horto grande que acho que fica perto da sua casa... Agriflora Nippon, conheçe? O pessoal por lá é bacana e tem muita variedade.


Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Juliana V. Rocha



Registrado: 04/02/05
Mensagens: 14
Localização: Itaboraí - RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, pessoal...
Obrigada pelas respostas.
Meu Bonsai tem apenas 5 meses, será que nessa primavera ele já vai florescer?
E tem problema ficar trocando de lugar para pegar sol e chuva?
Li que é melhor dar água de chuva, é verdade?
Amanhã eu tento postar a foto dele para vcs me dizerem se está precisando de poda?
Acho que vou procurar o Ratto ou ir na Agriflora Nippon, pois estou com medo de podar... coisa de pricipiante... hihihi
Um abraço a todos,
_________________
Juliana V. Rocha
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Juliana V. Rocha



Registrado: 04/02/05
Mensagens: 14
Localização: Itaboraí - RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 5:41 pm    Assunto: Foto Responder com citação

Oi, pessoal...
Aqui está a foto do meu Bonsai de Romã.
O que vocês acham?
Tá precisando de poda?
E a terra?
Vocês que entendem do assunto, ganhei um bom exemplar, ou vou ter trabalho?



Um abraço,
_________________
Juliana V. Rocha
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Juliana,


Na minha opinião, espere o inverno faça a poda necessária e coloque ela no escorredor (engorda).
Pode ter certeza de que ela vai responder bem e se desenvolver com mais força.
Se for mini romã, já era para estar florido. Se for romã comum, aguarde mais um tempinho.
Outra coisa, você colocou dentro de casa somente para tirar a foto, não foi?
Olha, eu acho que ele tem bem mais de 7 meses...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 6:20 pm    Assunto: Re: Foto Responder com citação

Amiga Juliana,

Tambem aconselho voce a tirar um pouco deste musgo ai que esta no pé da romã (essa coisinha verde, parecendo uma graminha miniatura), pois em grande quantidade ele irá dificultar um pouco na hora de molhar a platna até sair pelos furos o vaso, poruqe ele retem muita umidade, nao deixano a agua passar muito bem por ele, agora nao sei se do outro lado esta assim, se nao entao nao precisa, mais se sim tire so um pouco. T+ ver!!!


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Juliana V. Rocha



Registrado: 04/02/05
Mensagens: 14
Localização: Itaboraí - RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 6:20 pm    Assunto: Oi Responder com citação

Oi...
Termo novo no meu mundo... Colocar no escorredor (engorda)?
What it is?
Essa foto foi tirada na varanda, ela tem ficado no quintal dos fundos para pegar sol da manhã, pois o Mario me disse que essa espécie deve pegar em torno de 4 h de sol por dia, depois de meio dia eu a coloco na sombra.
Mas daqui há 1 ano eu devo me mudar para apartamento, mas já andei lendo algumas coisas sobre ambiente fechado.
Sério? Mais de 7 meses? Vou pedir para meu noivo ir perguntar de novo no comprador.
Obrigada.
Um abraço,
_________________
Juliana V. Rocha
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 6:38 pm    Assunto: Re: Oi Responder com citação

Juliana V. Rocha escreveu:
Oi...
Termo novo no meu mundo... Colocar no escorredor (engorda)?
What it is?
Essa foto foi tirada na varanda, ela tem ficado no quintal dos fundos para pegar sol da manhã, pois o Mario me disse que essa espécie deve pegar em torno de 4 h de sol por dia, depois de meio dia eu a coloco na sombra.
Mas daqui há 1 ano eu devo me mudar para apartamento, mas já andei lendo algumas coisas sobre ambiente fechado.
Sério? Mais de 7 meses? Vou pedir para meu noivo ir perguntar de novo no comprador.
Obrigada.
Um abraço,



Amiga Juliana,

Engorda é um termo utilizado por nós para identificar um estágio de encorpamento do Bonsai (engrossamento de tronco, densificação da copa, definição do estilo mais rapidamente, e uma serie de outros beneficios), para isso colocamos a planta em um escorredor de macarrão daqueles de plástico (ver foto), onde ela ficará repousando durante um bom tempo. É como se fosse uma pousada para a planta, onde ela ficará mais gorda e saudável. Após as raizes começarem a sair pelos furos de drenagem do escorredor iremos coloca-la em uma bacia um pouco maior de plástico com esterco (utilizo bovino mesmo) e tambem um pouco de areia (so para dar drenagem), e colocamos o escorredor sobre este composto afundando-o somente um pouco e deixamos ela novamente de repouso, este metodo é chamado de mamadeira. Se voce ver que será preciso utiliza-lo tudo bem, se nao, o escorredor ja basta, é apenas uma estensão do metodo do escorredor. Espero ter ajudado ai logo abaixo vai o site onde se encontra a planta, é um Pinheiro Negro Japones (Kuro Matsu) pertencente ao Sr. Hidaka de Atibaia-SP, ele que desenvolveu este método, t+ ver!!!


http://public.fotki.com/FrostG/bonsai/mamadeira.html



Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
TC
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/10/04
Mensagens: 164
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Dom Fev 06, 2005 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

oi
oi vc não precisa afundar o escorredor o ideal é só larga sobre o substrato,claro que ele vai afunda um pouco com as regas, o substrato da bacia pode ser 50% de terra vegetal e 50% de esterco de gado curtido, pelo que sei ja é centenaria no japão, mas não é muito divulgada.

http://www.niponbonsai.com.br/imagens/hida0205.jpg

aqui tem um video

http://wm.globo.com/webmedia/windows.asx?usuario=tvgjornalismo&tipo=ondemand&path=/video/globonews/2003/0714/viabonsai_16x10_high.wmv&ext.asx.wmv&ext.asx

e um passo a passo

http://www.bonsaiclub.com.br/dicas/mamadeira.html

no escorredor use um substrato com boa branagem ( pedriscos e caco de telha)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Juliana V. Rocha



Registrado: 04/02/05
Mensagens: 14
Localização: Itaboraí - RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 8:37 am    Assunto: Responder com citação

Oi, pessoal...
Vocês acham que nesse inverno eu já devo fazer a poda e colocar no escorredor e depois na mamadeira?
Ah, outra coisa, que não ficou clara, onde fica apoiado o escorredor?
E quanto tempo é aconselhado para minha planta ficar na mamadeira?
Obrigada pelas respostas e pelo vídeo.
Um abraço,
_________________
Juliana V. Rocha
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 10:31 am    Assunto: Responder com citação

pelo que eu entendi, vc replanta a romãzeira no escorredor de macarrão com um substrato (terra) que permita uma boa drenagem, e coloca esse escorredor de macarrão com a planta, em cima de uma bacia com terra e esterco de vaca curtido (se nao tiver esterco de vaca, pode usar húmus de minhoca misturado com cascalho na proporção de uma parte de cascalho e 3 de húmus, é o que eu uso, se alguem com mais experiencia ler isso me corrija se eu estiver fazendo besteira) bom é isso que tenho pra resonder, espero ter ajudado

abraços e qualquer outra duvida só perguntar!!!
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
TC
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/10/04
Mensagens: 164
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 10:52 am    Assunto: Responder com citação

oi Very Happy
eu acho que vc não precisa poda a roma apenas passe a roma para o escorredor,com um substrato com boa drenagem.quando as raizes sairem pelo fundo do escooredor coloque na mamadeira
o escorredor é apenas largado em cima da mamadeira(bacia)
no seu caso aconselho a usar só terra vegetal(usar esterco pode causa mau cheiro)
vc pode deixar quanto quize, deixe até ela fica cm um tronco legal, no começo naõ faça podas, depois que o tronco ja tiver como vc quize, começe a poda para dar forma

espero ter ajudado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 10:53 am    Assunto: Re: Foto Responder com citação

Juliana V. Rocha escreveu:
Oi, pessoal...
Aqui está a foto do meu Bonsai de Romã.
O que vocês acham?
Tá precisando de poda?
E a terra?
Vocês que entendem do assunto, ganhei um bom exemplar, ou vou ter trabalho?



Um abraço,


Olá Juliana,

Concordo com tudo que o pessoal falou, embora tenha uma opinião um pouco mais radical quando o assunto é escolha de um pré-bonsai.

Teóricamente, toda muda poderá ser transformada em bonsai, só que algumas levarão um tempo bem maior que outras até poderem ser chamadas de bonsai, como é o caso da sua romanzeira.

Sem ofensas, acho que você deve colocá-la num vaso fundo de jardinagem e cultivá-lo como ornamental. Assim poderá apreciar a beleza dos frutos e efetuar, periódicamente, podas de limpeza e formação de copa. Se, com o tempo, a planta não adquirir o formato satisfatório para um bonsai, pelo menos servirá para embelezar seu jardim.

Aproveite sua visita ao Ratto e adquira algumas mudas de Tataré (Pithecollobium tortum), uma espécie bem mais fácil de ser trabalhada como bonsai (aceita bem às podas, cresce rápido e forma densas camadas, desenvolve muito bem as raízes e é fácil de ser aramada). Com certeza ele indicará uma muda com bom potencial para bonsai.

Um abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil