FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

sobre a mamadeira ou engorda
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 6:11 pm    Assunto: sobre a mamadeira ou engorda Responder com citação

eu postei uma foto da minha romã e o pessoal falou em por na mamadeira ai eu andei lendo aqui e a epoca boa para a transplantaçao da romã seria na primavera.. no caso da mamadeira eu posso fazer em qualquer epoca???

grato! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Gago,

Acho que até seria possível, pois praticamente você não iria mexer no torrão, ou iria? Se for desmanchar o torrão, na minha opinião, espere o inverno ao menos.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

o torrao seria aquele monte de terra "grudado" na raiz??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

isso, o torrão é o monte de terra sim, se for transplantar tome muito cuidado para não quebrar o torrrão, pois se quebrar irá acabar por arrancar algumas raízes.
abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

e se tirar esse torrao a base de agua corrente??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Gago, realmente para isso, não é a época adequada e talvez nem o melhor método.
Não quer dizer que obrigatoriamente a planta vá morrer, mas existe um risco.
Normalamente esse não é o procedimento. Só se faz isso em último caso. mesmo quando a terra vem em substrato ruim (barro puro) o certo é ir trocando devagar... + ou - 30% por reenvasamento ou poda. Isso para não correr o risco.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 7:01 am    Assunto: Responder com citação

opaaa entao acho que sem querer mandei uma dentro hehehe
ela veio em barro ai olhei praquilo e olhei pra terra que iria por achei que nao tinha nada a ve por aquilo, tentei tirar com aqueles pauzinho de comer mais nao consegui pq estava muito duro e nem apertando fluiu pois fiquei com medo de arrebentar alguma raiz
ai como "ideia brilhante" pus debaixo de agua corrente no tanque
ate entao nao sabia se era o melhor ou nao, mais o fiz e tomará que ela se desenvolva tranquila
torçam por mim !!! hehehe é o 1º bonsai que tento fazer mais pra frente eu posto o resultado desse episodio Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Oi Gago, tudo bem?

Pelo seu ultimo post entendi que voce retirou todo o torrão original com água, é isso?
E voce replantou no escorredor sem podar as raízes?
Usou substrato com boa drenagem no escorredor? Isso é importante porque as raízes se desenvolvem bem melhor.
Voce só deve colocar o escorredor sobre a mamadeira depois que as novas raízes começarem a sair pelo furos do escorredor.

Caso voce colocasse na mamadeira, mantendo o torrão duro original, as raizes iriam se desenvolver muito na mamadeira e pouco no escorredor, dificultando o transplante para o vaso de bonsai.
Ao contrário, com substrato de boa aeração no escorredor, as raizes também saem pelas laterais. Ao sairem, sua pontas secam e estimulam novas raizes capilares no escorredor, o que é ótimo para o momento do replantio no vaso definitivo, pequeno e baixo.

Boa sorte,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 6:36 am    Assunto: Responder com citação

opaaa charles nao sei se entendi muito bem, mais se eu plantar sem o torrao as raizes iam se mais pros lados e se fosse com o torrao elas iriam para baixo?? é issu?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 7:46 am    Assunto: Responder com citação

Oi Gago...

Funciona mais ou menos assim....

1- As raizes num substrato bem aerado e no escorredor nascem prá todos os lados, saem pelos furos laterais e os de baixo.
2- As que saem por baixo encontram o substrato da mamadeira e vão se desenvolver muito nele, acelerando bastante o desenvolvimento da planta.
3- As que saem pelas laterias do escorredor, secam ao saírem e estimulam novos enraizamento no substrato do escorredor.
Isto é muito importante porque será este enraizamento que permitirá no futuro o replantio num vaso raso de bonsai !!!

Caso voce mantenha no escorredor um "torrão duro" e não um substrato aerado, praticamente não haverá enraizamento neste ambiente. Poucas raízes sairão pelos furos laterais do escorredor.
Por outro lado, quando as raízes inferiores encontrarem o substrato da mamadeira, seu desenvolvimento será tão ou mais intenso que no exemplo anterior.
Quando a planta estiver desenvolvida para ser colocada num vaso de bonsai, poderá não haver raizes suficientes no torrão, dificultando ou mesmo impedindo o replantio.

Resumindo.... ao se usar escorredor, seu substrato deve ser bem aerado.

Tá mais claro agora?.. ou consegui complicar mais ainda???... Laughing

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Juliana V. Rocha



Registrado: 04/02/05
Mensagens: 14
Localização: Itaboraí - RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Galera,
resumindo, o que eu coloco junto com o torrão dentro do escorredor?

Um abraço,
_________________
Juliana V. Rocha
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Juliana,

Simplificando sua dúvida. O ideal é desmachar o torrão (material compactado, pode ser argila, que normalmente esta aderido as raízes em especial na parte central da base da planta), utilizando jato d'água para não danificar as raízes. Substituindo esse material original por outro mais aerado, ou seja utilizar pedriscos, terra preta, substrato agrícola (vendido em casas de agropecuária), areia de rio lavada. Ou qualquer material que seja mais fácil e disponível a seu uso.

espero ter ajudado

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

powwww valeuuu agora sim entendi!!! entao no caso eu fiz o certo em tirar o torrao com a agua corrente, o que eu nao tinha entendido era esse lance de quando tira o torrao a raiz sai pelo lado, e eu tinha entendido que issu era ruim, mais agora ficou mais claro

obrigado aeeeee pessoal nao sei o que seria das minhas plantinhas sem voces hehehehehe Cool
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

heaueahueahuae galera me desculpem mais eu estava lendo o topico novamente e vi que houve um erro .. no começo eu falei da romã se ela poderia ir para a mamadeira agora, mais o que eu pus na mamadeira e estava falando com voces é uma serissa que peguei uma mudinha ela esta bem nova e pus no escorredor agora é so aguardar as raizes sairem

me desculpe ai é que depois eu fui falando e esqueci de citar que era a serissa a romã eu vou esperar o outono para por na mamadeira Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil