FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Replantio de Calliandra Selloi
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Set 13, 2006 3:24 pm    Assunto: Replantio de Calliandra Selloi Responder com citação

Oi pessoal,

Fiz ontem o replantio desta calliandra, que foi obtida por yamadori feito há cerca de 9 anos. Esta planta fazia parte de uma cerca viva da casa-sede do antigo Bonsai-kai, em Atibaia e tinha perto de 2,5m de altura.
Uma parte do torrão original (totalmente argiloso), bem próximo ao nebari, nunca havia sido retirada desde então.
Toda a estrutura deste bonsai vem sendo desenvolvida à partir do pequeno tronco que se subdivide em 3. Originalmente aquele "tridente" se projetava a mais de 1m antes de formar a copa da planta.

Planta no vaso anterior


Massa de raízes, após 2 anos neste vaso


Eliminação total do antigo substrato, poda e lavagem de raízes e inicio da poda das raízes sob o tronco, para aperfeiçoamento do nebari


Concluída a poda de raízes para melhoria do nebari. Aquela "coisinha amarela" no extremo de uma das raízes mais longa parece uma poda, mas é uma folha de um trabalho anterior, que grudou nas raízes... Rolling Eyes


Acomodação do novo substrato entre as raízes. A planta já havia sido amarrada ao vaso para se manter na posição até o novo enraizamento. Este hashi curtinho é bom prá trabalhar com plantas de copa baixa! Rolling Eyes


Rega do substrato com Superthrive diluído na água. Esta mesma solução de rega será usada por 7 dias, devido à grande retirada de raízes


Replantio concluído.


A planta será mantida em meia-sombra por uma semana.
No final do ano, com o enraizamento restabelecido, pretendo retirar a aramação da planta e prosseguir o trabalho de melhoria da estrutura.

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Qua Set 13, 2006 4:17 pm    Assunto: Responder com citação

Linda planta!

Parabéns!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
leo.rs
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/05/06
Mensagens: 127
Localização: Caçapava do Sul - RS

MensagemEnviada: Qua Set 13, 2006 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

O que são aquelas partículas escuras do substrato novo?

Parecem cascas de árvore moídas.

Gostei da aparência do teu substrato, parece bem "leve".

A qualidade da planta dispensa comentários, né? Wink

Abraço

Léo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Set 13, 2006 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,


bela matéria. O nebari ainda demora um pouquinho mas vai ficar muito bom. Para o replantio não podou nada de galhos, isto é comum de você fazer ou apenas com calindras que são bem resistentes?

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Set 13, 2006 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

Ótima demonstração, muito bem explicada. Uma coisa me impressiona nas raízes de suas plantas, é essa densidade de capilares. Você deixa pequenos pedaços de raízes grossas e partindo deles uma imensidade de pequenas raízes de alimentação, não é a toa a qualidade aérea apresentada. A que se deve isto, seria o substrato ou algum enraizador?

Parabéns pela demonstração.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Set 14, 2006 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal...

Marquitus... obrigado...valeu Wink

Leo... as partículas pretas são carvão e as marrons mais finas são casca de pinus. Além disso tem pedriscos, cacos de telha e muito pouca terra garnulada... acho que menos de 10%. Com estes compostos o substrato fica bem areado, estimulando um bom enraizamento, além de facilitar muito o futuro trabalho de replantio.

Darkaso... quando eu faço trabalho de estrutura antes do replantio, eu elimino 100% das folhas. Nesta planta a aramação era relativamente recente, portanto, não mexi na estrutura desta vez. Mesmo assim, devido a poda intensa de raízes e, independente da resistência da calliandra, ontem eu fiz uma poda leve, eliminando todas as ponteiras finas de cada galho. Com isso reduzo a exigência das raízes recém podadas... Wink Ainda assim, é normal as folhas remanescentes acusarem o golpe e, muitas delas, amarelam e caem. Um cuidado adicional deve-se ao substrato que uso, que oferece ótima drenagem e aeração de raízes, mas seca mais rápido, motivo pelo qual vou manter a planta em meia sombra por uma semana no mínimo.

Claudio... agradeço seus comentários!.. Wink ... sobre o enraizamento apresentado, eu creditaria principalmente ao substrato, seguido da insolação e adubação. Excetuando os períodos de replantio, eu não uso enraizadores.

Abraços,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Serginho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/02/05
Idade: 47
Mensagens: 164
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qui Set 14, 2006 1:00 pm    Assunto: Responder com citação

Como sempre mais um belo exemplar... Shocked Meu amigo charles não me canso de olhar seus tópicos, pois cada vez que vejo sempre aprendo mais e mais. Vc mudou a frente da planta? gostei muito da primeira frente, é a minha preferida, mas a segunda tbm ficou muito boa.

Muito legal seu substrato, uso um bem paracido só que com um pouco mais de matéria orgânica, pois aqui no nordeste o sol é meio cruel. Very Happy Belo trabalho de aramação e excelente nebari da planta, o que só vem a confirmar sua dedicação e trabalho em torno desta arte.

Abraços
Sérgio Barbosa.
_________________
Estagiário de aprendiz de bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Set 15, 2006 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Sérgio...

Suas palavras são motivadoras... Very Happy .. muito legal...
Na verdade, quando fotografei, nem me preocupei com a planta ou sua frente... mas sim o processo de replantio. Também prefiro a frente da 1a. foto! Wink
Também concordo que seu substrato deva ter mais matéria orgânica... e ajustes como este valem para cada região do Brasil...
Aramação é um trabalho que curto bastante... mas o nebari... reconheço que tenho uns bons anos ainda pela frente... Rolling Eyes Rolling Eyes

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sáb Set 16, 2006 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

Meu bom GAROTO !!!!! Wink Wink Wink

Bela explanação a sua !!!!!! Fiquei maravilhada pelo seu poder de síntese com qualidade...

A planta já era linda e agora ficou mais bela ainda.....

Quer dizer que você a "descabelou" um pouquinho ????

Quer dizer que você utiliza carvão em todo o substrato ????
Pensei que fosse apenas para azaléa.....

Continue postando fotos do desenvolvimento de sua calliandra.

Quando vejo qualquer postagem sua, corro em abri-la porque com certeza estarei aprendendo.

Abraços
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Set 16, 2006 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Ótima planta e ótimo trabalho...

Faz poucos dias estavamos discutindo em outro tópico sobre lavagem ou não de raízes no transplante, e esse tópico veio bem a calhar como exemplo... acho importante aqui utilizar a teoria que eu chamo de "Teoria NickFury", que é aquela que nada esconde do mais novato:
Lavar raízes de plantas como essa, com essa estrutura, ok. Funciona bem. Foi aplicado ainda Superthrive, o que vai garantir um ótimo enraízamento.

Outro ponto é o substrato usado... ótimo em aeração, ótimo por não compactare rapidamente, porém, nem em sonho esquecer de regar 1 dia sequer, porque depois nem Superthrive resolve. Aqui na região em que eu moro, recentemente troquei todo esse tipo de substrato... não aguentava nem 2 horas no sol pleno. Tinha que ser regado 4 vezes ao dia no verão.


Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 11:24 am    Assunto: Responder com citação

Oi Ângela...
Agradeço seus comentários menina!.. sempre gentis... Rolling Eyes Laughing Laughing

Sim, eu descabelei um pouco aquela menina, mas pela poda de raíz que fiz, ela poderá perder o que sobrou de folhas, e depois rebrotar...
Sobre o carvão, tenho usado um pouco em todo substrato que preparo. Não que me sejam visíveis ainda suas vantagens, mas li muito a respeito de ser positivo seu uso, desde na absorção de eventuais elementos tóxicos, até no controle de desenvolvimento de bactérias nocivas. Então... tenho usado, algo entre 5 e 10%... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Oi Felipe...

Concordo totalmente e achei bem oportunas suas colocações Rolling Eyes Wink
Se, por um lado, é possível lavar as raízes, por outro lado, não pretendo estimular e, menos ainda, recomendar que se faça isto! Rolling Eyes

Como voce falou, ao uso de enraizadores, tipo de subsatrato, clima da região, deve-se somar uma série de outros aspectos como o tipo da planta, tamanho e profundidade do vaso, estado e saúde do enraizamento antes da poda, local da planta, insolaçao, etc.. etc.. etc...

Diria que, havendo qualquer dúvida, a recomedação seria exatamente no sentido de fazer podas menos intensas e usar substratos com maior poder de retenção de água... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 12:05 pm    Assunto: Responder com citação

OK Charles, só mesmo alguém com seu nível para mostrar isso aí na prática.
Fora isso, que beleza de caliandra... se você tiver fotos de alguns estágios dessa planta pode me enviar? Acho sempre esse o melhor material de estudo.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 9:54 am    Assunto: Responder com citação

Oi Felipe...

Ultimamente tenho me esforçado prá fotografar os estágios de alguns trabalhos, mas confesso qua fotografia não é minha praia!!! Rolling Eyes
Dessa calliandra é pouco provavel que eu tenha fotos delas nos estágios iniciais... Crying or Very sad
Pretendo, a partir de agora, registrar um pouco melhor alguns trabalhos... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 10:04 am    Assunto: Responder com citação

Legal Charles... até qu enfim encontrei alguém que como eu briga com a máquina de retrato. Smile Não tenho nada contra, mas também não é muito comigo. A única pena é que a gente perde os registros de desenvolvimento. Até 1 ano e meio eu fazia, agora deixei, mas acho legal.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qui Set 21, 2006 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

Vi alguns cortes das raízes da planta.
Vc costuma usa pasta em todos os cortes nas raizes mais grossas?

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil