FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pedras para penjing
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Set 17, 2006 6:57 pm    Assunto: Pedras para penjing Responder com citação

Caro Bergson,
Eu tinha esclarecido provisoriamente este processo de formação das pedras em algum tópico anterior mas eu mesmo não o encontrei, de modo que o melhor é abrir um outro, para que possamos, cada qual, ir acrescentando nossas experiências.
Algumas das pedras do penjing eugenia são feitas totalmente de cimento branco estrutural e areia em partes iguais, modelado no ponto em que adquire certa consistência cremosa. As primeiras experiências foram feitas com a massa que sobrava quando estava a fazer o suiban.



Na prática entretanto, achei mais prático e natural montar a composição com pedras coletadas, só juntando e assentando com cimento e areia. Nesta pedra abaixo ainda sem acabamento dá para ver a função do cimento. Tratam-se de duas pedras coladas. Trabalhe encima de algum plástico para não ter problemas depois de soltar as pedras da superfície onde estiver trabalhando. No caso forei o suiban para trabalhar sentindo bem o conjunto.



Depois de algumas horas antes do cimento secar completamente, comecei a pintar o cimento branco com tinta acrílica. Neste ponto a tinta vai entranhando no cimento o que garante que no futuro não vai descascar ou soltar.
Compre algumas cores como, marrom, siena, preto, branco, amarelo ocre e um terra queimada avermelhado. Com estas cores dá para conseguir achar qualquer tom de pedra.
Por fim nestas pedras que utilizei haviam partes de quartzo com um brilho semi mate tal como o de um vidro fosco. Para conseguir o efeito utilizei verniz cristal misturado com hidróxido de aluminio (mas pode ser qualquer carga, tipo gesso, gesso crê, carbonato de cálcio, que nada mas é que giz branco em pó, alvaiade, etc). O verniz é totalmente brilhante e transparente. Ao misturar alguma carga ele fica mais acetinado dando um efeito meio casca de ovo (que moído dá também uma boa carga). Se ficar muito branco suje com um pouco, pouco mesmo, de tinta acrílica. Mas a rigor estes eram os matérias que tinha em mãos. Conseguindo algum verniz fosco ou acetinado creio que fica mais fácil pois a maioria das pedras não é brilhante.
Inclusive um colega que trabalha com restauro me alertou que o verniz cristal com a ação do sol poderia amarelar e estou para fazer umas experiências com verniz paraloide. Mais para frente quando fizer estes testes postarei aqui mesmo. De qualquer modo o trabalho já tem um bom tempo e até agora esta inalterado.
Depois poste aqui seus resultados ou duvidas ok.
Espero que tenha ajudado.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Set 17, 2006 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Duprat,

Novamente agradeço sua ajuda, será imensamente útil.

Colocarei aqui o que fiz no III Encontro Nordestino de Bonsai, pois creio que é uma forma de agregar conhecimentos.

Irei montar uma peça utilizando sua orientação e terei o cuidado de resgistrar passo-a-passo meus acertos e principalmente meus erros.

Segue aqui uma foto da estrutura do trabalho, durante a semana colocarei as etapas que foram necessárias.



Trabalho pronto, apenas para comparação.


_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Set 17, 2006 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,


você se referiu em fazer uma pedra com cimento aerado. Esse procedimento poderia ser colocado aqui, pois daria pra aproveitar o suibam e as pedras fietas em casa.

Bergson,


esta formação fica um pouco porosa? Parece que está retendo um pouco a água.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 11:37 am    Assunto: Responder com citação

Dakaso,

A intenção é esta, pois como as plantas utilizadas são diminutas é necessário manter a umidade, por isto utilizei na massa sulfato de alumínio que faz com que o composto fique relativamente leve e poroso.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Caro Bergson,
Gostei muito do seu trabalho. Estou indo trabalhar mas a noite comento com calma. Me diga só uma coisa. Qual é a composição da massa que usou para modelar as pedras?
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

Usei: 01 parte de cimento + 01 de areia fina (bem peneirada) e acrescentei um pouco de sulfato de alumínio (para proprocionar leveza e porosidade ao material).

Estou diminuindo a resolução das fotos para as colocar no tópico.

Bom trabalho!!! Very Happy
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso.
Vou fotografar a sequencia do trabalho com cimento airado e posto aqui na ocasião ok.

Havia esquecido ... o resultado do trabalho acima em detalhe.


_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

Simplemente divino, emana uma sensação de paz que envolve.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Bergson,
Se você trabalha com cimento certamente vai gostar do efeito com tinta acrílica. Espere o cimento chegar no ponto em que não mais desmancha ao molhar, dissolva bastante a tinta com água e vá aplicando as cores. Elas vão entrar nos sulcos criados e imediatamente criar um efeito de envelhecidas. Varie as cores também. Se exagerar na tinta ou não gostar molhe com água pura e tire o excesso. Prepare também um pouco de cimento e misture as cores com ele ao invés de aplicar sobre. Assim dá para criar um efeito de camada sobre camada tingindo a própria massa.
E o seu.... está transcendente. Puro mundo magico.
Observando seu trabalho com calma achei que resultou num efeito muito bom. Sem as plantas e a terra entretanto, teria uns pitetos a comentar. Você fez um bloco coeso com a massa. Reparei nos trabalhos do Zahao, que me serviram de referência, que a colocação de pedras um pouco a frente e uma pouco atrás, criando ângulos entre elas (Vista de cima ref. A) não só sugere um jogo de várias pedras que se encaixam como cria um efeito de profundidade bem interessante na visão mais frontal (ref.B). Outro comentário que pode enriquecer suas composições diz respeito aos ângulos das pedras em relação ao suiban. No grupo maior as pedras todas ficaram com um ângulo mais próxima da vertical. Variar e deitar um pouco algumas partes, como a linha mais escura do canto direito (ref.C) me parece que seria interessante. Mas estou a comentar no sentido de abrir as possibilidades de um próximo trabalho. Eu não mexeria neste acima pois está muito bom.

_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,


realmente está com um olho clínico. Dá pra ver o que referiu no trabalho do Bergson perfeitamente. Vou aprendendo para o que possivelmente faça no fim do ano quando as mudas que escolhi estão mais ao ponto de serem colocadas no suibam.


Bergson,

as recomendações não diminíram em nada seu trabalho. Mas realmente irão ajudar a dar uma naturalidade maior.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Meus amigos Duprat e Darkaso,

A grande magia deste fórum, é a interação entre o pares.

As orientações, conselhos, dicas, sempre tem a acrescentar, é dessa forma que poderemos desenvolver nossas aptidões, melhorar nossos conceitos e dividir os acertos, pois os erros com certeza são méritos nossos.

Amanhâ estarei providenciando as tintas e começarei a testar, não sabe como fico feliz quando descubro um modo novo de realizar o que desejo.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Out 28, 2006 4:36 am    Assunto: Ulmus na montanha varrido pelo vento Responder com citação

Desenvolvimento do projeto – Ulmus na montanha.
Pessoal,
Minha idéia inicial neste projeto era fazer tudo de cimento airado com exceção da pedra de apoio da árvore. Entretanto, após fazer esta pedra principal vi que o pedaço de cimento airado que tinha era pequeno e como já tinha uma bandeja feita de cimento na proporção correta (feita para teste no processo descrito aqui no fórum – vasos de cimento), achei desnecessário ter este trabalho de colar os pedaços que tinha e esculpir. Depois na minha rua existem diversas pedras claras de excelente potencial. Preferi aproveitá-las.
A pedra de apoio tinha de encaixar bem nas raízes do Ulmus. Fiz sua modelagem provisória com massinha de modelar destas para crianças que se encontra em qualquer papelaria.



Após esta etapa fiz uma fôrma “perdida” de gesso. Uma camada fina para ser facilmente quebrada depois. Na hora de retirar a massinha foi meio difícil a princípio, mas após alguns minutos no forno caseiro a massa (cera e vaselina) amoleceu e saiu facilmente dos recantos mais difíceis. Não deixei derreter pois estava receoso de sujar o forno. Em pouco tempo ficou um “chiclete” mole fácil de retirar.





Feito o molde preenchi com cimento e areia. Uso cimento branco estrutural, mas acrescentei pigmento Xadrez para na hora de quebrar a forma não confundir a peça com o gesso da fôrma.



A peça foi pintada de branco com massa acrílica para modelar. No caso destas de para pintura que se encontra também em papelaria. Depois de seca esta massa tem uma boa absorção para a tinta a ser aplicada sobre ela. Tem de ser uma camada o mais fina possível, o suficiente para preencher os poros do cimento. Camadas grossas descascam e racham com maior facilidade - ainda mais com a ação do sol. De qualquer modo isso não é tão problemático pois estas massas acrílicas, tal como as tintas acrílicas, são usadas nas fachadas exteriores de casas e outras construções. Após esta etapa foram dadas várias camadas de tinta acrílica bem aguada com três cores; amarelo ocre marrom e preto.
Com um acabamento provisório montei a composição com as pedras coletadas. Claro o acabamento da pedra feita perseguiu ao máximo as cores e texturas das pedras que pretendia usar.



Depois preenchi tudo com cimento e areia. No detalhe dá para ver a evolução do trabalho. O cimento com areia tem uma porosidade e cor diferente da pedra. Foi pintado com tinta acrílica, também bem aguada, e alisado com a massa acrílica quando o trabalho com o próprio cimento não ficou suficientemente convincente.





Aqui um detalhe do trabalho quase terminado.



Detalhes da parte de trás ainda a meio caminho do acabamento.




Depois de finalizado



As pedras utilizadas neste caso tem partes de quartzo. Para dar o efeito do quartzo em algumas partes gosto de terminar com verniz vitral misturado com carbonato de bário (pode usar o próprio cimento branco mas ele fica um pouco mais brilhante). A mistura citada fica tal como um vidro fosco - branco translúcido. É possível acrescentar um pouco, bem pouco, de cor também nesta mistura. No caso como as pedras eram ligeiramente amareladas acrescentei amarelo.

O trabalho finalizado ficou assim



Espero que possa ajudar aos colegas do fórum. Eu particularmente me divirto bastante fazendo estas composições e tenho uma já com três anos de idade em perfeitas condições.
A confecção das pedras inteiras demanda certa habilidade, mas se tratando ligeiros encaixes entre as pedras ou de assentá-las no suiban em uma composição que contenha um lago, por exemplo, é fácil e fica quase imperceptível.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Out 28, 2006 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,


valeu compartilhar algo tão interessante conosco. Isto ajuda a resolver muitos problemas que sempre ficam quando se usa pedra verdadeira para composiçoes. Realmente você nos dá aulas a cada dia. Valeu amigo.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/05/06
Mensagens: 266
Localização: Tres de Maio,RS

MensagemEnviada: Dom Out 29, 2006 12:37 am    Assunto: Responder com citação

Duprat,

Realmente, tua arte nos revela a natureza.

Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Dom Out 29, 2006 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Caro Duprat,

Realmente será para mim por demais útil, pois sanou algumas dúvidas que ainda tinha, fiz uma tentativa mas não fiquei satisfeito, as vezes acho que somos muito exigentes, sempre desejando mais e mais minúcias e perfeição.

PS.: Parabéns pelos desenhos sobre estilos, ficaram muitos bons!!!!
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil