FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira como faço???
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 4:49 pm    Assunto: Pitangueira como faço??? Responder com citação

Oi, sou nova nesse forum, apesar de ter lido bastante sobre bonsais ainda não tive nenhum. Bom minha dúvida é a seguinte:

Tenho um muda de Pitangueira em um vaso pequeno que fica na janela do meu quarto, já tenho ela a 1 ano. Gostaria de saber como faço para transferir essa Pitangueira para um vaso de bonsai? Ela já ta grande e forte, e as raizes já começaram a sair pra fora, também já comprei um vaso especial pra bonsais só tenho medo de cortar d+ as raizes e ela não sobreviver. Tenha época para fazer isso?

Obrigada,

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Camila, como vai?

Tem como você postar uma foto desse seu exemplar?
Ficaria mais fácil para o pessoal...
Se possível, espere o inverno para fazer esse transplante.


Se você desejar, me envie seu eMail por MP, para que eu lhe envie alguns textos compilados que reservamos para ajudar o pessoal que está começando como você à sanar essas dúvidas básicas, OK?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Vou tirar uma foto dela e depois posto aqui.

Já estou te enviando o meu e-mail.

Very Happy

Camila
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2005 9:33 am    Assunto: Re: Pitangueira como faço??? Responder com citação

Camila, a época ideal seria no final do Inverno mas a pitanga, assim como outras nativas do Brasil, pode ser replantada neste período com certo cuidado que não sentirá absolutamente nada. Antes de reenvasar, elimine todas as folhas e, se não for necessário a poda de raízes pois você está transplantando para um vaso maior, melhor! Se precisar podar as raízes, elimine 20 ou 30% das mesmas e reenvase. Use um bom enraizador nas regas. Não adube de imediato espere a árvore começar a emitir folhas novas o que deve acontecer com 10 ou 15 dias se tudo estiver bem. Dependendo do clima pode demorar um pouquinho mais. Sem problema! Está tudo OK!, a planta reagiu? Então após 30 dias inicie uma adubação mais diluida que o normal ou seja, mais fraquinha de fertilizantes. Assim como a nós quando somos operados, servem "sopinhas" ralas, nossa planta deve ter a mesma atenção após a operação de extração de raízes. Tem lógica, não!

camilacs escreveu:
Oi, sou nova nesse forum, apesar de ter lido bastante sobre bonsais ainda não tive nenhum. Bom minha dúvida é a seguinte:

Tenho um muda de Pitangueira em um vaso pequeno que fica na janela do meu quarto, já tenho ela a 1 ano. Gostaria de saber como faço para transferir essa Pitangueira para um vaso de bonsai? Ela já ta grande e forte, e as raizes já começaram a sair pra fora, também já comprei um vaso especial pra bonsais só tenho medo de cortar d+ as raizes e ela não sobreviver. Tenha época para fazer isso?

Obrigada,

Camila CS

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2005 1:41 pm    Assunto: Responder com citação

Essa minha pitangueira esta em um vaso de 12 cm e com terra normal a um ano, para começar com o processo de bonsai tenho que começar pelo método Yamadori? Ou já posso passar direto para um vazo de bonsai? E o Solo Argiloso do substrato pode ser argila com terra?

Amanhã posto fotos da minha pitangueira.

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2005 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

Camila, parece que sua planta ainda é bem jovem, então acho que o ideal seria engordá-la antes.

Sobre o assunto, veja esses tópicos:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=383

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=404

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2005 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Amiga Camila,

Você irá se deliciar com a Pitangueira, é uma planta fantástica, acredit poi, possuo algumas aqui e te adianto de antemão é uma arvore ideal para se começar, aproveite sua árvore e boa sorte. T+ amiga.


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 10:34 am    Assunto: Responder com citação

[img]http://us.f3.yahoofs.com/users/4210a7eaz863071b5/befd/__tn_/1dac.jpg?ph26KECB.TYyr5dl[/img]

[img]http://us.f3.yahoofs.com/users/4210a7eaz863071b5/befd/__tn_/346e.jpg?ph26KECBnMiquVVT[/img]

Bom essa é a minha Pitangueira, o que vocês acham???

Achei muito interessante essa técnica do escorredor e da mamadeira, mas fiquei com algumas dúvidas:

Se eu botar ela no escorredor depois serei obrigada a botar ela na mamadeira, ou só faço isso se achar necessário?

Quando ela estiver no escorredor não poderei fazer a poda da folhas e galhos?

Quando ela estiver no escorredor posso deixa-la no sol como de costume?

Quanto tempo devo deixa-la no escorredoer e depois na mamadeira?

Esse solo argiloso do substrato pode ser feito de argila e terra preta?

Quanta pergunta né? Desculpa pessoal mas são tantas dúvidas... Embarassed

Agradeço por tudo,

Beijos,

Camila CS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Ai não saiu as imagens, vou botar o endereço pra ver se vocês conseguem entrar:

http://us.f3.yahoofs.com/users/4210a7eaz863071b5/befd/__sr_/1dac.jpg?phOELECBfLYao3RU

http://us.f3.yahoofs.com/users/4210a7eaz863071b5/befd/__sr_/346e.jpg?phOELECBAuhRNuA2
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 1:46 pm    Assunto: Responder com citação

Camila, já vi que você sabe como postar...
Mas acho que esse site precisa de autenticação do usuário.

Tenta fazer um cadastro e usar o IG. Esse eu sei que funciona, pois costumo usar.

http://blig.ig.com.br/index.php

A mamadeira vai acelerar o desenvolvimento da sua planta, o que na maioria das vezes é desejado...

A poda dos galhos e desfolha, até pode ser feita, bem como aramação, mas o intuito da planta na engorda e depois na mamadeira é o desenvolvimento.
Alguns colegas não costumam podar as plantas na mamadeira, só quando passam para o vaso definitivo é que procuram estilizar.

Após os dias do transplante (no meu caso uso 18 dias) necessários para recuperação da planta, ela pode e deve pegar sol, como todas as outras.

O tempo no escorredor, é até começarem a sair as raizes pelos furos, que ao entrar em contato com o ar são queimadas, processo que ajuda a desenvolver mais raízes capilares. Na mamadeira, ela deve ficar até você achar que chegou no desenvolvimento esperado.

Em relação ao substrato, existem muitas receitas e como já foi mencionado, não tem como prever... tenha em mente o seguinte: As raízes precisam respirar e de espaço para o desenvolvimento... a drenagem nesse caso é muito importante.

Camila, existem muitas opiniões diferentes e esse fórum está aqui exatamente para isso, discutir e passar experiências. Com o tempo você vai fazer suas experiências baseadas no que foi citado aqui e decidir o que dá mais certo.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Vamos tentar de novo com as fotos:





ou

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3959_2.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3959_1.jpg

espero que agora de certo.

Beijos,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

Agora sim...

Essa é a época de maior fluxo... veja a nova brotação mas baixa... acredito que será muito útil em um futuro próximo...
Esse substrato parece um pouco "socado"... na primeira oportunidade (de preferência no final do inverno), passe essa muda para o escorredor e use um substrato mais aerado, com pedriscos.

Já guardei as fotos no meu arquivo com o seu nome... é interessante acompanhar o desenvolvimento das plantas do pessoal daqui. No ano que vem vamos ver a diferença.

[]'s
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Na verdade não é substrato Embarassed é terra comum mesmo, não sabia onde plantar e como plantar então utilizei um vaso normal e terra, até agora ela tem sobrevivido Very Happy .

Tu acha então que devo esperar até o final do inverno para botar em um escorredor? Estava pensando em fazer isso agora...

Rolling Eyes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Camila, se você transplantou ela para o vaso à pouco tempo, sugiro que deva esperar. É uma espécie resistente, mas o melhor é esperar, a diferença em tempo será pequena.

Abraço
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
camilacs



Registrado: 12/02/05
Mensagens: 29
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2005 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Já faz 1 ano que ela ta nesse vaso, mas tem razão eu posso esperar até o final do inverno. Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil