FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Corrigindo calliandra
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 2:42 pm    Assunto: Corrigindo calliandra Responder com citação

Oi pessoal...

Estou colocando aqui um trabalho que estou fazendo com uma calliandra, tentando minimizar alguns problemas bem evidentes que ela apresenta. Penso que estes 3 seriam os mais evidentes:
1- péssimo nebari em um lado da base,
2- tronco vertical muito reto e sem atrativos,
3- estrutura de galhos só no topo do tronco.

Nesta foto, planta desfolhada, os 3 problemas estão bem visíveis... Rolling Eyes


Aqui foi "colada" uma pedra visando atenuar o problema do nebari neste lado... Wink


Planta novamente desfolhada...


Planta desenvasada, mostrando a massa de raízes, e com galhos aramados e abaixados, visando abaixar a massa verde e reduzir o efeito do tronco reto e sem atrativos...


Evidenciando o problema do nebari e a razão da colocação da pedra...


Raízes remanescentes da poda da massa principal...


Aqui dei algumas "mordidas" com o alicate bola, nas raízes grossas próximas ao nebari, visando estimular novos enraizamentos (nas mordidas) perto do tronco... e talvez, permitindo melhorar o nebari...


Planta no novo vaso, plantada inclinada, tentando dar um pouco de movimento ao tronco principal, além de dar mais destaque ao tronquinho secundário... Coloquei esta elevação no substrato neste momento apenas visando garantir mais umidade às raízes. Após reestabelecido o novo enraizamento, o excesso de substrato será retirado, voltando a mostrar o nebari de um lado, e a pedra do outro...


Penso que com esta aramação, abaixando os galhos, a nova massa verde cobrirá boa parte do tronco, reduzindo o efeito de "poste"... Rolling Eyes Rolling Eyes

Assim que ela estiver enfolhada, colocarei fotos para ver se aconteceu o efeito esperado... Rolling Eyes Rolling Eyes Wink

Sugestões dos colegas serão benvindas... Rolling Eyes Wink Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 4:04 pm    Assunto: Re: Corrigindo calliandra Responder com citação

Olá Charles,

Acredito que conseguirá o efeito desejado sim meu amigo. Ficou muito bom o decorrer do trabalho desde o inicio. A ideia de abaixar os galhos e inclinar o tronco foi muito boa. Estou ansioso para ver as fotos dela com folhas. Assim que estiver nos mostre amigo. T+ e parabens.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

Lindas as caliandra que você tem Charles, as caliandra que eu tenho tem as folhas diferentes das suas, cada uma folha das sua a minha tem várias microfolhas, vcoê só tem esse tipo de caliandra?

A escolha da caliandra foi por algum motivo?


Um abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jakson
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/07/06
Mensagens: 333
Localização: Barra Velha - SC

MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Charles
Mais um belo trabalho Smile
Também estou curioso para ver esta Caliandra com folhas e flores.

Abração
_________________
"Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

Fico muito impressionado com a maneira que você pega plantas "simples" e através de procedimentos corriqueiros as acaba transformando em trabalhos interessantíssimos.

Deve ser uma característica sua, talvez uma mistura de paciência e visão de futuro que acaba com produções de alto nível. Dificilmente alguém investiria tanto da maneira como ela se encontrava na primeira foto, você investiu e acabou achando um caminho, por sinal muito promissor.

Fico na curiosidade em ver a continuação desse trabalho.

Que material você usou na junção da pedra com a planta?

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Set 28, 2006 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,


também queria saber qual o truque de juntar pedra com madeira.

realmente a planta é muito promissora, mas você deu a ela uma vida nova. Quando tiver folhas ela vai ficar um bonsai muito bom.

Parabéns.
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Set 29, 2006 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal...

Illex...
Eu espero conseguir um efeito legal de redução de tronco com esse rebaixamento de galhos... vamos torcer... Rolling Eyes Rolling Eyes Assim que estiver enfolhado eu coloco novas fotos... Wink

Marquitus...
Se entendi bem, desconfio que as folhas das minhas calliandras são bem parecidas com as da sua.. Quase todas minhas calliandras são da variedade selloi, de flores rosa. Tenho uma tweedy, de flor vermelha e acabo de conseguir uma calliandra "corticosa", aquela com o tronco com veios pronunciados, cuja flor é de um branco amarelado. Tenho ainda uma muda de calliandra selloi alba, de flores brancas...
Acho a calliandra uma planta muito boa para trabalhar, e quando tive oportunidade há uns bons anos, consegui várias delas... e são as que estou mostrando aqui.. Wink

Jakson...
Mostrar fotos dela com folhas vai ser fácil... Wink .... mas com flores será mais dificil!... Eu podo minhas calliandras com muita frequência e isso praticamente elimina as florações.... Rolling Eyes Rolling Eyes

Claudio...
Agradeço seus comentários... valeu... Wink
Eu tenho vários bonsai ou pré-bonsai, que definitivamente não têm boa estética.... e acabam sendo meus laboratórios, onde tento minimizar suas falhas... Alguns resultados acabam sendo interessantes e resolvi apresentar este caso... Rolling Eyes Very Happy
Para colocar a pedra eu marquei no tronco o contorno do seu desenho e cortei a casca seguindo este contorno, visando estimular a cicatrização e formação de calo junto a pedra. Para colar a pedra usei uma cola de bonsai Masakuni, para colar galhos trincados. Em seguida, usei pasta cicatrizante em toda a linha de contorno entre casca e pedra. Wink

Darkaso...
Legal que voce tenha gostado... Também estou curioso para ver o efeito dela depois de enfolhada.. Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qui Out 05, 2006 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Charles !!!! O GAROTO !!!! Laughing Laughing Laughing

Esta é a primeira vez que entro em MATÉRIAS. Não sei o porque..... mas nunca me interessei.

Agora... viajando no forum.... vejo você postar o trabalho com esta calliandra li e reli várias vezes...

Precisa ter muita criatividade para pensar na mudança da planta apresentada e com esta aula que você nos deu, acho que não sou mais eterna aprendiz e sim FUTURA ESTUDANTE DE APRENDIZ.

Acho que só dividindo o que se sabe, consegue-se ajudar o próximo.

Pierre Furter dizia que O MESTRE ESTÁ EM ETERNO ATO DE APRENDER E DE ENSINAR SEM SUBTERFÚGIOS....

Bom ver você dividir conosco seu conhecimento.

Obrigada cheia de abraços
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Out 06, 2006 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Oi menina Ângela... tudo bem?

Eu, como voce, também não frequentava o tópico "Matérias"... Rolling Eyes Laughing
Entretanto, quando decidi apresentar este trabalho, achei que se encaixava melhor aqui do que em "Minha árvore, sua opinião"... , pelo simples fato de pretender, mais que mostrar a árvore, apresentar seus problemas e alternativas de solução... Rolling Eyes Rolling Eyes

Espero, um dia, poder apresentar este mesmo bonsai naquele outro tópico!... Wink

Além disso, acho interessante mostrar "the dark sid of the moon" dos bonsai! Wink Laughing
Mostrar o resultado final é sempre gostoso, mas apresentar o processo para se chegar a ele é muito rico... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Dom Out 15, 2006 3:15 pm    Assunto: Responder com citação

Charles, parabéns pela evolução !!!! Concordo plenamente que este modo de aprendizado é um dos melhores.... o passo a passo permite que deixemos a mente aberta e vejamos o que o olho do criador enxergou.....

È prazeiroso pra quem mostra e proveitoso pra quem vê.....

Abração e não se esqueça de mostrar a foto após brotação !!!
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2006 11:24 am    Assunto: Responder com citação

E aí GAROTO Charles ???? Very Happy Very Happy Very Happy

A planta já enfolhou ?????

Estou querendo ver sua calliandra cheinha de folhas...

Abraços
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcelo, tudo bem?
Também acho interessante partilhar trabalhos assim, pois alguns bonsai bem interessantes acabam saindo de tentativas de recuperar plantas que, a princípio, nos parecem ter pouco futuro!
Esta é uma das que tinha dificuldade em visualizar algo... e partilhei minha tentativa!... Rolling Eyes Wink


Oi menina Angela...
Esta calliandra, felizmente, vai bem... Very Happy
Ela está ainda desenvolvendo as novas brotações, mas precisa ainda de um tempo para eu dizer que está enfolhada...
Os novos galhos estão longos e vou deixar crescerem livres e quero que o enraizamento esteja bem firme antes de reiniciar trabalho com ela.

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elaine Cambauva



Registrado: 04/01/07
Mensagens: 28
Localização: Tupã/SP

MensagemEnviada: Qui Jan 11, 2007 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

Primeiramente, parabéns pelo trabalho com esta planta, que mostrou-se muito promissora. Também fiquei ansiosa pra ver uma foto atual da Calliandra... Vou aguardar, ok?

Um abraço! Wink


Elaine Cambauva
_________________
"Nenhum vento é favorável àquele que não sabe onde vai." (Sêneca)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 15/11/05
Mensagens: 186
Localização: Assis - S.P.

MensagemEnviada: Sáb Jan 13, 2007 6:55 pm    Assunto: Trabalho Responder com citação

Charles,

Sou novato ainda, mas acho muito lindo seus trabalhos, dias destes plantei umas sementes de tamarindo, esperando um dia ficar como o seu.
Impressionante a beleza que deu a esta planta, e a aramação cara, como consegue isso com arames tão grossos em galhos tão finos, eu tenho a maior dificuldade em aramar.
Por acaso vc tem alguma técnica própria?

Abraço do curioso

Seisdedos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Jan 13, 2007 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Seisdedos,


com certeza a aramação do Charles é excelente e ele tem muita prática. Mas os arames que ele usou são de alumínio, muito melhores que os de cobre. Mas isso não retira a excelência da aramação dele. Não é qualquer um que arama tão certinho assim.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil