FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

S.O.S
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2005 10:28 pm    Assunto: S.O.S Responder com citação

Olá pessoal, preciso de ajuda Crying or Very sad
Há algum tempo escrevi pedindo ajuda para o meu Acer vermelho. Agradeço por todos os conselhos, mas ele continua com problemas!
Seus brotos não crescem, algumas folhas estão ficando amareladas, mas não caem e as folhas mais antigas estão ficando com alguns furinhos.
O estilo dele é Neagari e tem 9 anos. Pelo que tenho visto em revistas e na Internet, ele não está doente. Seu tronco e suas raízes estão sadias. Deixo-o a meia sombra e com o solo úmido, mas não encharcado. Ele pega sol a partir das 17h (horário de verão) até o sol se por e está numa sacada bem iluminada.
Coloquei adubo npk 10-10-10 que, pelo que li, é o mais indicado, a cada 15 dias.
Me disseram para podar todas as folhas para que possam brotar mais. Devo fazer isso?
Bem, não sei mais o que fazer! Confused
Agradeço por toda a ajuda que puderem me dar! Smile
Um abraço!
Liana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2005 10:13 pm    Assunto: Re: S.O.S Responder com citação

Liana, tive também este problema com o ácer então fiz o seguinte:
1. Peguei uma destas bases usadas embaixo do vaso (prato) para proteger o piso do pinga-pinga quando regamos a planta.
2. Coloquei areia grossa até próximo da borda.
3. No centro do prato, sobre a areia grossa, coloquei uma pedra para apoiar o vaso com o ácer. Evitando que ficasse em contato direto com a areia grossa e, eventualmente, com a água.
4. Enchi de água o prato.
Finalidade: devido ao forte calor as folhas se queimavam então para protegê-las, usei este artifício mantendo umidade pela evaporação.
Cuidado: Evite deixar que a água fique acima da areia grossa para não criar mosquitos.
Continue molhando sua planta normalmente. Uma coisa não tem a ver com a outra.

Acredito que você possa estar usando muito fertilizante.

Espero que melhore a aparência. Quem sabe alguém mais possa ajudar.

Liana Dolniak escreveu:
Olá pessoal, preciso de ajuda Crying or Very sad
Há algum tempo escrevi pedindo ajuda para o meu Acer vermelho. Agradeço por todos os conselhos, mas ele continua com problemas!
Seus brotos não crescem, algumas folhas estão ficando amareladas, mas não caem e as folhas mais antigas estão ficando com alguns furinhos.
O estilo dele é Neagari e tem 9 anos. Pelo que tenho visto em revistas e na Internet, ele não está doente. Seu tronco e suas raízes estão sadias. Deixo-o a meia sombra e com o solo úmido, mas não encharcado. Ele pega sol a partir das 17h (horário de verão) até o sol se por e está numa sacada bem iluminada.
Coloquei adubo npk 10-10-10 que, pelo que li, é o mais indicado, a cada 15 dias.
Me disseram para podar todas as folhas para que possam brotar mais. Devo fazer isso?
Bem, não sei mais o que fazer! Confused
Agradeço por toda a ajuda que puderem me dar! Smile
Um abraço!
Liana

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2005 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Liana,

Acho que o Mário tocou no ponto... sei lá, mas acho essa adubação meio exagerado, ainda mais se tratando do estado da planta.

[]'s
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 10:51 pm    Assunto: S.O.S. Responder com citação

Obrigada pelas dicas! Very Happy
Já vou providenciar tudo!

Mas, como devo proceder com a adubação? Devo suspendê-la ou dar um tempo maior entre as aplicações? Devo trocar por outro tipo de fertilizante?
Confused

Um abraço,

Liana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Liana, se a planta está saudável, não precisa suspender... não entendi direito, em cima você diz que ela ainda está com problemas...
Como o Mário cultiva Ácer, ele ou outro colega poderá te indicar mais especificamente o tipo e quantidade de adubo.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 11:15 pm    Assunto: Re: S.O.S. Responder com citação

Liana, você poderia usar farinha de osso e torta de mamona 50% de cada um e use 1 colher de café a cada 30 dias. Menos agressivo... melhor dizendo, menos forte.

Liana Dolniak escreveu:
Obrigada pelas dicas! Very Happy
Já vou providenciar tudo!

Mas, como devo proceder com a adubação? Devo suspendê-la ou dar um tempo maior entre as aplicações? Devo trocar por outro tipo de fertilizante?
Confused

Um abraço,

Liana

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 7:13 am    Assunto: Re: S.O.S Responder com citação

Oi Liana, tudo bem?

Suponho que seu acer vermelho seja o acer palmatum deshojo (aquele que tem as folhas com 5 pontas, como a palma da mão).
As variedades de palmatum são mesmo bem mais delicadas que os tridentes.
Alguns pontos de atenção com os palmatum:

- são bem suscetíveis a fungos e ácaros, podendo resultar no não desenvolvimento dos brotos e secamento das novas brotações, manchas nas folhas, etc....
- preferem meia sombra,
- não toleram ventos frequentes (atenção para planta na sacada!!),
- o substrato deve ser bem aerado,
- não gostam de muita água retida no substrato, portanto ele deve ser bem aerado, permitindo boa drenagem e apenas retenção de umidade,
- sol forte, vento e falta de umidade no ar provocam queima das pontas das folhas e manchas escuras,

Concordo com os colegas quanto a possivel excesso de adubação. Se continuar usando npk 10-10-10, sugiro a cada 45 dias. Também sou de opinião que adubo orgânico é mais suave e, se voce tiver, acho que a troca seria boa.

Para combater ou prevenir fungos e ácaros, pulverizar uma solução com enxofre e sulfato de cobre diluídos em água, com as recomendações do fabricante. De inicio, acho que 3 aplicações com intervalos de 3 dias. Depois disso, penso que uma aplicação a cada 20 ou 30 dias. Embalagens pequenas de enxofre de cobre Dimy são baratinhas, tem em qualquer loja de plantas e não são agressivas.

Se, apesar dos sistomas que voce fala, sua planta de parece sadia, a desfolha total pode ser feita até março e acho que neste momento uma aplicação da solução de cobre/enxofre na estrutura toda vai bem. Essa desfolha total pode ser feita 2 vezes/ano, tipo agosto e fevereiro.

Bem Liana, ainda te sugiro conseguir um acer tridente (buergerianum), apenas prá conhecer também sua beleza e constatar que, mesmo sendo também um acer, é bem mais resistente e de manutenção muito mais simples que o acer vermelho.

Boa sorte,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Dom Fev 20, 2005 3:59 pm    Assunto: S.O.S. Responder com citação

Oi pessoal! Smile
Agradeço mais uma vez pelas dicas!
Mas a coisa parece que está progredindo. Crying or Very sad
Ontem estava examinando meu Acer e percebi que em algumas partes dos galhos, junto aos brotos e embaixo das folhas aparece uma espécie de "penugem", não é parecida com uma teia, mas parece aqueles fiozinhos que se soltam de blusas de lã, branquinhos.
Já fiz o que o colega Mário me sugeriu (sobre colocar sobre um prato com areia úmida).
Já fiz a desfolha ontem, conforme a dica do Charles. Foi aí que percebi a "penugem", aí podei todas as folhas, mas não os brotos. Devo tirá-los também? Confused
Amanhã vou providenciar a solução Dimy p/ aplicá-la.
Uma pergunta: Isso pode via a ser por causa das raízes expostas?
O estilo dele é Neagari, e não sei se é normal ter o tronco verde e as raízes escuras.
Já li que existem problemas quando as raízes ou o tronco ficam pretos e que isso é por causa de vírus. Estou apreensiva que seja isso.
Será que dá para salvar o meu Acer? Crying or Very sad
Bem, um abraço a todos, e obrigada,

Liana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil