FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Uma breve explicação sobre Estacas e Alporque ((ATUALIZADO))
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Sáb Out 14, 2006 12:21 am    Assunto: Uma breve explicação sobre Estacas e Alporque ((ATUALIZADO)) Responder com citação

Resolvi postar este tópico aqui pois achei mais adequado.

Meu alvo principal será ajudar os amigos iniciantes. Quando começei no Bonsai era este tipo de leitura que eu procurava e talvez eu possa esclarecer algumas dúvidas dos amigos. Se não entenderem perguntem. Tentarei explicar com o maior prazer.

As vezes quando escrevemos em algum tópico, por mero descuido, não nos damos conta de que os amigos recém iniciados em nossa Arte não entendem alguns procedimentos os quais temos certa experiência. Tomei a liberdade hoje de trabalhar uma muda de Ligustrum e aproveitei a oportunidade e fotografei o passo a passo de alguns procedimentos - estaquia e alporquia.

Estaquia e Alporquia são métodos de propagação de espécies, assim como a sementia. Seus nomes em Japonês são respectivamente Sashiki, Toriki e Misho. Cada espécie tem um método de propagação mais apropriado, porém pode-se tentar qualquer um em qualquer espécie.

Aqui vemos a muda bruta, ainda em uma garrafa pet. Não sei quantos anos tem, mas garanto que está ai há pelo menos um ano. Confesso que tentei fazer uma cascata mas os galhos estavam duros e o Ligustrum racha fácil. Optei por alporcar o galho da esquerda e criar movimento no galho da direita. Dessa forma minha intenção é trabalhar um tronco à direita e obter uma muda nova apartir do galho esquerdo. Feito isso deixarei as plantas em escorredores e posterior mamadeira para desenvolverem-se de forma acelerada. A técnica da mamadeira é explicada com muitos detalhes em outros tópicos deste Fórum



Para aproveitar os galhos restantes das podas uma opção é a estaquia. Assim que retiro os galhos da planta inicial, começo a preparação dos mesmos. Primeiro preparo uma mini estufa. Ela irá garantir que as estacas não desidratem ao ar livre, aumentando a chance de pega. Uma alternativa que eu uso bastante são as garrafas plásticas tipo PET, pois podemos acoplar as partes determinando assim o tamanho adequado ao nosso trabalho. Corta-se a ponta e o fundo, fazemos furos de drenagem na porção inferior e acoplamos uma parte na outra, fazendo uma garrafa menor.



Colocamos o substrato na garrafa. Particularmente uso areia grossa com musgo. Isso promove boa drenagem, mantém a umidade e facilita a formação das raízes capilares.
Após colocado o substrato é hora de colocar as estacas. Estas, como disse anteriormente, necessitam de um trabalho de refino. Retiramos as folhas cortando-as pelos pecíolos (o cabinho da folha) mantendo um pequeno segmento dele. Depois cortamos a porção inferior da estaca em forma de bisel. Isso aumenta a área de contato com o solo, aumentando assim a chance de pega.
Feito isso, com o auxílio de uma vareta, fazemos pequeninas covas onde enterraremos as estacas. Evita-se dessa forma afundar a estaca no substrato causando lesão do bisel.







A última figura mostra as estacas já colocadas no substrato.
Promovemos então o fechamento da estufa.



Assim que observar a saída de brotos nas estacas é sinal de pega. Se murchar ou secar não desista... aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos.
Uma dica que pode aumentar a chance de pega é manter as estacas antes do plantio mergulhadas por alguns minutos em solução enraízante e depois manter o substrato úmido com uma solução a 0,4% desta solução nos primeiros 5 dias e depois a cada 7 dias. Pode-se comprar ou fazer em casa. Nada mais é do que vitamina B6. Aqui não utilizei pois a minha havia acabado.


Um outro método de propagação é a Alporquia. O galho da esquerda não permitiu uma cascata pela sua firmeza. Optei por não desprezá-lo.
O alporque consiste na técnica de se obter uma planta apartir de um galho com uma taxa de sucesso maior do que a estaquia.
Consiste na formação de um anel ao redor do galho definido.





Esse anel é chamado de Anel de Malpigui em Botânica. Nossa intenção aqui é bloquear a descida da seiva para as raízes sem bloquear a passagem de água para o galho. Isso estimula a formação de raízes no local. Fazemos um anel na casca do galho em toda sua extensão. Aprofundamos o estilete na casca até sentirmos uma resistência maior: vc chegou no cerne da planta. A distância do anel deve ser maios ou menos semelhante a grossura do galho a ser alporcado. Retire a casca e raspe com o estilete no sentido do galho para retirar o tecido de cicatrização da planta.
Em seguida envolva o anel com musgo e envolva o anel+musgo com um pedaço de plástico, amarrando o conjunto para não cair.




Para garantir o sucesso do alporque deixe o musgo de molho de um dia para o outro em solução de hormônio enraizador diluído. Não se esqueça de regar o alporque diariamente. Assim que as raízes se formarem vc as vera pelo plástico transparente. Geralmente as raízes são vermelhas. Espere enraizar bem e corte na porção distal do alporque. Plante em vaso de forma que o alporque fique todo coberto pelo substrato. Evite de mexer no musgo com as raízes. Deixe a nova muda em sobra e com o solo sempre úmido por cerca de 15 dias até tratá-la normalmente. Assim terá nova muda para trabalhar.

O tempo para formação das raízes depende de espécie e pode variar muito, desde 3 meses a até 18 meses. Uma particularidade é a Pitanga que cicatriza mas não emite raízes mesmo que o corte seja profundo.

Aqui o aspecto final da muda: Alporque no galho esquerdo + movimento com arame no direito + replante em vaso maior com mudança de posição.




Amigos espero ter sido claro em minha simples explicação. Espero também que sirva de auxílio a todos.
Assim que puder posto a evolução desta muda bem como o passo a passo da retirada do alporque e da pega das estacas.

Um grande abraço a todos, Marcelo.
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "


Editado pela última vez por Marcelo Giovanelli em Qui Dez 07, 2006 10:32 am; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Out 14, 2006 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo, muito bom. Você disse aí uma coisa certa... quando a pessoa está iniciando, anseia por textos bem explicativos como esse! Acho que isso é o que um fórum necessita. Quando mais gente aprendendo, e de forma certa, será mais gente no futuro para trocar experiências, serão mais mudas, mais prés e bonsai.

Partabéns pelo texto e iniciativa.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Out 14, 2006 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,


boa matéria mesmo. Bem completinho amigo. Boas dicas para direcionar os nossos trabalhos melhorar nossas plantas. Com certeza será muito útil.


Valeu.
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Sáb Out 14, 2006 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos Felipe e Darkaso:

Muito obrigado pelas palavras. Elas são o meu maior incentivo.
Como disse, quando iniciamos temos uma ansiedade enorme que aprendemos a controlar com tempo.

Um outro fator que julgo muito imoprtante é a experiência no seu sentido, a curiosidade. Gostaria que este breve resumo despertasse nos amigos o interese pela prática, colocar a mão na massa e ver o resultado....

Espero que esta explicação sirva a todos e seja útil aos amigos, novatos ou não !!!

Um grande abraço, Marcelo.
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
luiz Fernando
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/11/05
Idade: 57
Mensagens: 278
Localização: Pirassununga SP

MensagemEnviada: Sáb Out 14, 2006 9:15 pm    Assunto: . Responder com citação

Marcelo ta de Parabens, muito legal suas dicas, é assim que nossa arte o Bonsai vai expandir por todo nosso Brasil.

Um Abraço

Luiz Fernando
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Sáb Out 14, 2006 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Luis....

Muito obrigado pelas suas palavras.... são elas o meu maior incentivos...
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Kaloyo



Registrado: 31/01/06
Mensagens: 11
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Out 14, 2006 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Bom trabalho!
Foi boa a sua ideia de fotografar todos os passos complenmentando as suas palavras.
Parabéns e obrigado pela partilha de conhecimento!

_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Qui Out 19, 2006 8:32 am    Assunto: Responder com citação

Grande Marcelo, parabéns pela matéria!

Estou com uma dúvida, a vitamina é a B6 ou B1?

Pois utilizo a B1 como tinha lido em outras matérias.

Qual a diferença entre elas?

Um abraço!
Marcos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Out 19, 2006 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Grande matéria! Muito boa esta sua iniciativa de nos mostrar tão detalhadamente este procedimento. Fiquei também na dúvida sobre a vitamina utilizada, normalmente se usa a B1, seria a vitamina B6 também útil neste caso?

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Qui Out 19, 2006 4:21 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos Cláudio e Marquitus, muito obrigado pelas palavras... como tenho dito são elas o meu incentivo.....

Em breve postarei mais tópicos assim esclarecendo a mamadeira, o tão controverso alporque em Jabuticabas entre outros...

Agora até eu fiquei na dúvida... vou confirmar qual B que é.

A diferença entre as vitaminas B basicamente está na fórmula estrutural. A família ou o chamado complexo B é extenso e vital para os seres vivos. Vou dar uma checada nisso e passo a vocês depois.

Grande abraço, Marcelo.
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Qui Out 19, 2006 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

Vejam só.... ainda não encontrei a resposta sobre a vitamina B. Tenho que encontrar onde lí isso.

Durante minha busca caí neste site e acho que devemos todos ler as matérias que aqui estão.

O tópico de nº14 mostra cada coisa: enxertos, alporquia, fala sobre as auxinas (hormônios vegetais de crescimento). Enfim, para quem não tem uma boa base de Botânica vale a pena !!!!

Na Medicina, a Fisiologia é um dos tripés que sustentam o curso. É a ciência que estuda como o corpo funciona e se integra em estado de NÃO doença, ou seja, estuda como as coisas funcionam no modo normal ! Creio que na Botânica não seja diferente.

Ainda não lí todos os tópicos. Se alguém encontrar a respost por favor divulguém !!!

Grande abraço, MArcelo.


http://www.cpa.unicamp.br/sbfv/internas.php?grad01
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Sáb Out 21, 2006 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

Pssoal, conversei com o Edu daqi de São José e peço desculpas pelo erro. Realmente é a B1.

Mandei e-mail para um instituto de Fisiologia vegetal e aguardo mais esclarecimentos sobre o sistema hormonal vegetal.

Gde abraço, Marcelo.
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Sex Dez 01, 2006 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Para atualizar o tópico estarei postando na segunda próxima fotos dos resultados obtidos !!!!

Aguardem !!!!

Abração, Marcelo.
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Dez 02, 2006 11:59 am    Assunto: MATERIAS Responder com citação

MARCELO E AMIGOS,estou dissecando esta parte do forum e me surpreendendo com quantidade de informacoes , que estao contidas aqui!!! Tenho mais de vinte anos de ligacoes a plantas e jardinagem. E estou aqui aprendendo de novo! FANTASTICO!!! PS. Estas nos devendo , junto com o RILDO, novas visitas a teus mestres! QUEM E SABIO? E AQUELE QUE APRENDE COM TUDO E TODOS ! RABBI BEN ZOMA.
Voltar ao topo
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 9:02 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo, obrigado por esclarecer a dúvida, eu estava preocupado pensando que estava errado, mas no final está ok.

Valeu!

Um abraço!
Marcos
Very Happy Very Happy Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil